A rosca métrica é dimensionada por milímetros (mm), como, por exemplo, a rosca M10 significa que o diâmetro maior do parafuso é de 10 mm. Seus filetes possuem forma triangular com 60º de inclinação, crista plana e raiz arredondada.
Parafuso Adaptador Prolongador de Alumínio M14 (Rosca 14mm) For Detail é um prolongador de 9,5cm, onde aumenta o poder de ação de uma politriz na hora do polimento em locais de difícil acesso.
A rosca métrica é dimensionada por milímetros (mm), como, por exemplo, a rosca M10 significa que o diâmetro maior do parafuso é de 10 mm. Seus filetes possuem forma triangular com 60º de inclinação, crista plana e raiz arredondada.
Exemplo 1: um parafuso M8 rosca grossa (MA) possui um passo de rosca de 1,25 mm. Ou seja, entre um filete e outro há uma distância de 1,25 mm. Exemplo 2: um parafuso M16 de rosca fina (MB) possui um passo de rosca de 1,50 mm. Assim, a distância entre um filete e outro é de 1,50 mm.
Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Esse tipo de parafuso possui uma haste parcialmente roscada. Além disso, são parafusos de fácil inserção. Você pode utilizar uma chave inglesa ou chave de boca. Utilizado geralmente com uma porca, o Parafuso Sextavado Rosca Parcial é um fixador que não possui um flange.
Para obter uma medição precisa, é necessário usar um calibrador para medir a distância entre as cristas de duas roscas. Você também pode calcular o passo da rosca medindo o comprimento completo da rosca de um parafuso e contando o número total de roscas.
Elas podem ser diferenciadas pelas nomenclaturas comerciais MA e MB, que foram criadas no Brasil para facilitar a identificação da rosca, sendo que: MA = Rosca grossa. MB = Rosca fina.
As roscas triangulares são as mais comuns em parafusos, devido sua usabilidade na fabricação de máquinas e outros equipamentos. São fabricadas de acordo com três sistemas de normas: métrico (MA), americano (UNC) e inglês ou Whithworth (BSW).
A rosca NPT é do tipo cônica, desenvolvida para funcionar segundo o “princípio de arredondamento”. Ou seja, conforme a rosca NPT macho entra na conexão NPT fêmea, seu diâmetro vai ficando gradativamente maior até realizar o travamento e a completa vedação.