O que faz uma Sinhazinha da Fazenda em Parintins É ela também a responsável por saudar o boi e o público com simpatia e carisma, através de seu bailado. Figura obrigatória no Festival de Parintins, ela conta pontos para os concorrentes Caprichoso e Garantido.
Item 7 – Sinhazinha da Fazenda: Representa a filha do dono da fazenda no Auto tradicional do Boi-Bumbá de Parintins. Item 8 – Rainha do Folclore: Representa a diversidade das manifestações da cultura popular brasileira.
A sinhazinha, filha do dono da fazenda, é figura central na história do boi-bumbá. Durante a encenação do "auto do boi", a história que embasa o festival, um empregado da fazenda mata o boi favorito da sinhazinha para atender a um desejo da esposa grávida.
A personagem Sinhazinha remete às esposas e filhas dos donos de engenho da época colonial e a um passado permeado por violência e opressão, características que ainda hoje fazem parte da realidade de negros e indígenas no país. Não é de hoje que as questões raciais são alvo de discussão durante o Festival de Parintins.
Ela é a a filha do dono da fazenda. Representa a cultura europeia no Boi. Geralmente vem com vestido rendado, sombrinha e leque. Além de dançar, costuma acariciar o Boi e dar-lhe capim ou sal.
Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã. Essa é a definição de Cunhã-Poranga, a moça mais bela da aldeia e item 9 do 57º Festival Folclórico de Parintins.
A sinhazinha é a herdeira da fazenda em que se se desenvolve o Auto do Boi. Para satisfazer o desejo da Mãe Catirina (que quer comer a língua do boi mais vistoso), Pai Francisco mata o animal (que depois é ressuscitado pelo pajé, a pedidos do pai da sinhazinha).
Elemento indígena por excelência, a Cunhã-Poranga é uma personagem feminina que representa a mulher indígena e se coloca como uma exaltação à beleza nativa. No espetáculo, essa personagem aparece em contextos exclusivamente indígenas, podendo ser estes momentos de representações de lendas ou de rituais.
A empresária, de 32 anos, foi encontrada sem vida, na terça-feira (28/5). Através de uma nota publicada no Instagram do salão de beleza de Djidja, o Belle Femme, os familiares se manifestaram sobre os rumores.
Djidja Cardoso, empresária e ex-sinhazinha do Boi Garantido, foi encontrada morta na última terça-feira (28), dentro da própria casa, em Manaus. A principal suspeita é que ela teve uma overdose de cetamina.
A empresária Dilemar Cardoso Carlos da Silva, conhecida como Djidja e ex-sinhazinha do Boi Garantido, morreu na terça-feira (28/5) aos 32 anos, no Amazonas. Ela foi encontrada morta por volta das 6h na casa onde morava em Manaus. As circunstâncias da morte de Djidja ainda não foram reveladas.
Para os quatro ensaios técnicos dentro do curral Zeca Xibelão, a sinhazinha da fazenda do boi Caprichoso, Valentina Cid, 24 anos, buscou inspiração e referência em vestidos marcantes utilizados pela própria mãe, Karina Cid, 51 anos, durante passagem dela pelo item 7, ao longo dos anos 90.
A ex-sinhazinha do Boi Garantido foi encontrada morta dentro de casa, em Manaus no último dia 28. O laudo necroscópico apontou 'depressão cardiorrespiratória' como causa do óbito. Isto significa que o coração da vítima perdeu a eficiência no bombeamento de sangue, não satisfazendo as necessidades do corpo.
Sinhazinha é o título de um romance publicado em 1929 do escritor brasileiro Afrânio Peixoto, que retrata a vida nos sertões baianos de Caetité, palco, no século XIX, de feroz luta travada entre os familiares de Castro Alves e as famílias Moura e Pinheiro Canguçu.
A primeira sinhazinha do boi-bumbá Caprichoso, Karina Cid, é uma moça de cabelos negros cacheados e pele escura. Ela foi rainha do folclore em 1992, quando ainda se apresentavam com longos vestidos. Em 1993, Karina assume a personagem recém-criada sinhazinha da fazenda.
A Sinhazinha é descrita como uma 'princesinha da fazenda', uma figura que simboliza pureza, beleza e a ligação com a terra e as raízes culturais. A música também destaca a interação entre a Sinhazinha e o boi, que é um dos elementos centrais do Boi-Bumbá.
Ela era uma das principais personagens, a Sinhazinha, do Boi Bumbá Garantido na festa de Parintins. Outros familiares da ex-sinhazinha acusam as pessoas mais próximas a ela de praticar crimes na casa da vítima, inclusive que faziam 'rituais' com substâncias ilícitas.