Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).
Variável quantitativa discreta: representa dados provenientes de contagem, ou seja, é expressa por número inteiro. Por exemplo: número de irmãos, quantidade de computadores, número de animais etc. de uma medida, ou seja, é expressa por número real (inteiro ou não). Por exemplo:massa, idade, altura, temperatura, volume.
Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer.
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas se considerar-se apenas faixas etárias (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc.), passa a ser qualitativa (ordinal).
VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS ✅ INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
O que é qualitativas ordinais?
As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc.
- Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença ou ausência... - Variável qualitativa ordinal = valores que expressam atributos, porém com algum tipo de ordem, ou grau.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Em resumo, a diferença entre as variáveis quantitativas discretas e contínuas é que as variáveis discretas têm valores finitos e limitados, enquanto as variáveis contínuas têm valores infinitos e podem ser medidos em escalas infinitamente pequenas.
Uma variável aleatória é discreta se sua imagem (ou conjunto de valores que ela assume) for um conjunto finito ou enumerável. Se a imagem for um conjunto não enumerável, dizemos que a variável aleatória é contínua.
Já variáveis como número de filhos e salário têm como possıveis respostas um número, um valor, uma quantidade, e portanto s˜ao chamadas de variáveis quantitativas.
Dados discretos: são dados numéricos, representados por números inteiros não negativos. Por exemplo, a contagem das bolas de golfe. Só pode haver um número inteiro de bolas de golfes (0,3 bolas seria impossível). Número de pessoas ou quantidade de músicas em um álbum são outros exemplos.
Qual a diferença entre variáveis nominais e ordinais?
Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)
As duas variáveis principais em um experimento científico são a variável independente e a variável dependente. Uma variável independente é definida como a variável que é alterada ou controlada em um experimento científico. Ele representa a causa ou razão de um resultado.
As variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente e expressam uma quantidade ou magnitude. Elas podem ser contínuas, quando assumem valores em um intervalo contínuo (por exemplo: 1.2, 0.5, -3.1), ou discretas, quando assumem apenas valores inteiros (por exemplo: 1, -5, 7).
Qual a diferença entre variável discreta e continua?
Discretas: quando o conjunto de resultados possíveis é finito ou enumerável. Exemplo: número de filhos, alunos numa escola etc. Contínuas: quando os valores são expressos como intervalo ou união de números reais. Exemplo: peso, massa, altura, pressão sistólica, idade, nível de açúcar no sangue etc.
São exemplos de variáveis discretas e variáveis contínuas respectivamente?
Discretas: são as variáveis que se apresentam como um número finito ou infinito contável, são valores inteiros. Exemplos: número de irmãos. Contínuas: apresentam valores em uma escala contínua. Normalmente necessitam de um instrumento para serem medidas.
Uma variável é uma característica mensurável ou atributo de interesse para estudo na população. De uma população podemos observar uma dada característica como a altura de um indivíduo da população ou ainda a cor dos olhos do indivíduo. Cada uma destas características designa-se por «variável descritiva».
Variáveis Quantitativas Contínuas: As variáveis quantitativas contínuas são aquelas que podem assumir um número infinito de valores dentro de um intervalo específico. Não há interrupções ou lacunas nos valores possíveis. Alguns exemplos comuns incluem idade, altura, temperatura e peso.
As variáveis ordinais são semelhantes às variáveis nominais porque são colocadas em grupos. No entanto, com variáveis ordinais, os grupo são ordenados por classificação. Por exemplo, você pode agrupar pessoas por nível de escolaridade (ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação).
Quais são os tipos de variáveis em uma pesquisa? De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas. Essas são as classificações mais utilizadas em pesquisas de mercado.