A estrutura da unidade ungueal compreende a placa ungueal, constituída pela proteína queratina, juntamente com as estruturas circundantes. O leito ungueal situa-se sob a unha, proporcionando sua fixação ao dedo. Já a matriz ungueal está localizada na base da unha, sendo o ponto de origem do seu crescimento.
A unidade ungueal é formada pela placa ungueal (a parte dura da unha formada pela proteína queratina) e pelas estruturas circundantes. O leito ungueal fica abaixo da unha e prende a unha ao dedo. A matriz ungueal localiza-se na base da unha sendo o local a partir de onde a unha cresce.
A lesão do leito ungueal costuma ter uma boa recuperação, com uma imobilização durante duas semanas, sendo que poucos casos necessitam de cirurgia, somente em casos que haja desvio da fractura.
Matriz ungueal: apresenta um epitélio germinativo e origina a lâmina. Leito ungueal: está localizado abaixo da lâmina ungueal, desde a lúnula até o hiponíquio. Está fortemente aderida ao leito. Lúnula: está localizada na parte proximal da lâmina ungueal e apresenta-se como uma meia-lua de coloração esbranquiçada.
O leito ungueal é a parte abaixo das unhas das mãos e dos pés. A integridade do leito ungueal é essencial para a aparência e funcionalidade das unhas, prevenindo infecções e promovendo uma cicatrização adequada em casos de trauma.
Existe sim cirurgia para aumento de leito ungueal. Para isto você deve procurar um Dermatologista cirurgiao ou Ortopedista cirurgiao que após avaliações lhe fará um prognóstico.
Os médicos aconselham que para se ter um crescimento ideal das unhas é fundamental ter uma dieta balanceada, rica em proteínas e nutrientes, como carnes, queijos, ovos e leite. Esses ingredientes de uma dieta saudável também necessitam que sejam ingeridos em quantidades e intervalos de tempo adequados.
Uma variedade de doenças pode acometer as unhas, incluindo deformidades, trauma, infecções, paroníquia, retroníquia e onicocriptose. As alterações ungueais podem ocorrer em diversas doenças sistêmicas e genéticas ou resultam de trauma.
Para a unha ser totalmente substituída, leva seis meses a mão e um ano o pé. As unhas crescem mais rápido nos jovens do que nos idosos. Os fatores que fazem com que as unhas cresçam mais lentamente são a má circulação sanguínea, falta de proteína e vitaminas na dieta e fatores mecânicos como pancada, por exemplo.
Essa é uma queixa bastante comum nos consultórios. Trata-se de uma infecção causada por fungos e um sinal muito comum da doença é a unha oca ou descolada, que ocorre quando a unha se separa do leito ungueal, deixando um espaço vazio entre eles. No entanto, nem toda unha que fica descolada ou oca tem micose.
É uma deformidade transversa com curvatura acentuada da lâmina ungueal. É frequentemente causada por onicomicose, psoríase, tumores do aparelho ungueal e sapatos mal ajustados.
Fibroma ungueal é um tumor benigno do tecido conjuntivo que se apresenta como nódulo assintomático cor da pele. A maioria tem origem na borda ungueal proximal, sendo raro seu surgimento na região da matriz. O trauma é o fator mais importante associado à etiologia das lesões.
O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente.
Onduladas: quando na superfície da unha surgem ondulações poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite. Curvadas: pode levar anos a desenvolver-se e ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.
Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.
Como ficam as unhas de quem tem problema no fígado?
Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite.
A banana é um alimento fonte de vitamina B6, por isso previne a coloração amarelada das unhas, além de ajudar no fortalecimento, uma vez que sua composição também é rica em cálcio.
Unhas fracas, bem como o aparecimento de manchas, estrias e descamações podem ser causadas por diversos fatores, tais como: falta de nutrientes, entre eles a vitamina D ³
Eles descobriram que o espaço por baixo das unhas, também chamado de região subungual, é um "importante local" para as bactérias se instalarem - as unhas abrigam as mesmas bactérias que o resto das mãos, mas em quantidade muito maior.
O trauma do complexo ungueal frequentemente apresentar-se-á em diferentes formas: hematoma subungueal, lacerações, esmagamentos e avulsão do leito ungueal. Hematomas ocorrem por causa de trauma microvascular no leito da unha, que comprime o coágulo de sangue abaixo da unha.
É chamado de onicólise, caracterizado por descolamento total ou parcial da unha da mão ou do pé e pode ser causado por uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza. Também pode ser causada por infecção por fungos, psoríase ou hipertireoidismo, ou uso de alguns medicamentos.