De uma forma geral, o dente com canal precisa ser primeiro reforçado com um pino interno chamado núcleo dentário, e posteriormente reconstruído. A estratégia final e reconstrução vai depender do volume de dente perdido, podendo ser usado um bloco dentário (onlay), ou uma coroa dentária de porcelana.
Limas endodônticas: preparam e alargam o canal radicular; Tamboréu: suportam as limas endodônticas; Régua milimetrada: mede as dimensões dos lugares que vão ser tratados; Cursor de silicone: marca as dimensões nas brocas odontológicas.
7- Calcador: utilizado para fechar o canal com cimento endodôntico; para fazer a obturação do canal com outros materiais, como guta-percha por exemplo.
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
Veja como é feito o Tratamento de Canal passo a passo e veja se dói !
O que coloca no dente para fazer canal?
O preenchimento dos canais (obturação) é feito com pontas de Guta, mas quando há necessidade de reforço pode-se colocar pinos de metal ou pinos plásticos. Após a completa obturação dos canais, é fundamental restaurar o formato e a cor do dente para obter um resultado natural e harmonioso.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais.
Quanto custa um canal de dente em 2023? O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.
Cirurgiões dentistas especialistas em prótese dentária experientes nunca recomendam a realização de uma restauração simples, sobre um dente que recebeu tratamento de canal. A resposta é simples: o dente fica “oco” quando tem seu canal tratado, e portanto fica mais frágil.
Em alguns casos o tratamento de canal pode sofrer contaminação sem ter alterações clínicas visíveis. Essa contaminação pode atingir o ápice da raiz, a alteração pode ser confirmada com uma radiografia. Sempre manter uma revisão com o tempo estipulado pelo seu dentista de acordo com a sua necessidade.
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo.
Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.
O dente aberto é o estado em que o dente se encontra sem alguma parte de sua estrutura. Quando está nesse estado, o dente fica mais frágil, o que pode levar a novas fraturas e também causar infecção. Estar com o dente aberto pode causar dor, além de poder gerar complicações.
O curativo funciona como uma solução provisória: Algo paliativo que, depois de alguns dias, é necessário fazer a restauração. Ele é uma espécie de selante dentário feito à base de óxido de zinco e eugenol.
Na verdade, as medidas são as mesmas, já que o procedimento é fixo e não impede a escovação. “A escovação com o curativo no dente deve ser realizada normalmente, sempre após as refeições e lembrando-se, sempre, de utilizar o fio-dental”, ressalta a dentista.
O que acontece se não fizer o tratamento de canal?
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
A endodontia é a ciência relacionada com o tratamento de canais dentários, por isso, quem procura um endodontista precisa tratar condições clínicas relacionadas com a saúde dos canais radiculares e da polpa dentária.
Passar por um tratamento de canal mal feito pode ter consequências bem ruins, que vão desde as temidas dores até a necessidade de fazer um implante. O tratamento de canal com microscópio é a forma mais segura de se fazer o procedimento, evitar o retratamento endodôntico ou até mesmo a extração do dente.