Descrição geral: Uva Rubi é uma variedade de uva de mesa (considerada uva fina). Seus cachos são formados por bagos grandes e carnudos com sementes, de diferentes colorações conforme suas variedades.
Rubi. De origem europeia, ela tem muita vitamina C e resveratrol, uma substância que atua na prevenção de diversas doenças – de infarto a câncer. Dessa forma, é uma boa pedida pra quem quer reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.
Solo bem drenado, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5. Rega regular, mantendo o solo úmido mas não encharcado. Evitar o excesso de água. Fertilizar no início da primavera e novamente no meio do verão com um fertilizante balanceado.
A uva Thompson, uma das mais antigas, é bastante conhecida pela casca verde e fina, ausência de sementes e pelo sabor mais doce que as demais espécies.
Merlot é mais doce, é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.
A espécie Crimson tem casca roxa-escura, formato ovalado e sabor doce e adocicado. É rica em antocianina, um composto que contribui para a prevenção de doenças cardíacas e a proteção contra o câncer.
As mais resistentes para cultivo no quintal ou jardim são as americanas, afirma. "A niágara branca, a rosada, a bordô e a Isabel Precoce apresentam um comportamento melhor para o cultivo. Não recomendamos as viníferas, como Chardonnay ou Cabernet Sauvignon, porque não são boas para comer, mas para processar.
Essa falta de frutos na parreira pode acontecer por se tratar de um tipo específico de parreira: a porta-enxerto. A porta-enxerto é utilizada para preparação do plantio de uva, com a finalidade de proteção e vigor para as parreiras que darão os frutos.
Uva verde é um dos tipos mais populares no Brasil. Entre as mais conhecidas estão Itália, que possui sementes e uma polpa mais durinha, e a Thompson, uma versão com a mesma coloração, mas sem sementes e com polpa mais docinha.
A uva vitória preta sem semente é uma variedade de uva conhecida por sua cor escura e sabor adocicado, além de ser livre de sementes. Originária dos Estados Unidos, esta uva tem uma textura carnuda e suculenta, com bagos de tamanho médio a grande agrupados em cachos generosos.
Mito. Não há problema em consumir sementes de uva, pelo contrário. O extrato presente nelas pode ser benéfico para o controle da pressão arterial, do humor e do estresse.
Uva. “Comer e tomar o suco dessa fruta também faz muito bem para a saúde. Ela possui compostos bioativos com ações antioxidante e anti-inflamatória, além de potássio. As substâncias ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial.”
Além de ser benéfico ao sono por possuir melatonina natural, o suco de uva 100% ajuda no emagrecimento. Por isso, criar o hábito de beber um copo antes de dormir contribui para a queima de gordura do corpo durante o sono.
Pesquisas do Instituto do Coração mostram que o vinho reduz os triglicerídeos, colesterol e, além disso, regula a pressão arterial. Ricardo Benetti, cardiologista e professor da Universidade Católica de Montevidéu, recomenda justamente a uva Tannat para cumprir esse propósito.
Considerando-se que o ciclo produtivo da videira pode oscilar de 90 a 130 dias, dependendo da cultivar, pode-se obter até duas safras e meia por ano, mediante a adequação das técnicas de produção. Isto possibilita a produção de uvas durante todo o ano, bem como a obtenção de produtividades maiores que 30 t.
Para quem prefere uvas mais resistentes, vale apostar nas mudas da Vitis labrusca (Isabel) ou Vitis vinifera (Niágara), que são as americanas, fáceis de cultivar em pequenos ambientes e vasos.
Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.
As frutas com alto teor calórico representam um risco para a saúde? Gutiérrez lista três frutas que têm um nível de calorias acima da média das demais. Entre elas, a nutricionista destaca o coco (Cocos nucifera), o abacate (Persea americana) e a tâmara (Phoenix dactylifera).
Também conhecida como 'Sultanina', 'Sultana' e 'Kishmish', a uva Thompson Seedless é considerada a mais importante uva naturalmente sem sementes no mundo. Além de branca e roxa, ela também tem uma variedade rosada com um sabor mais equilibrado, mas igualmente adocicada.
Juntos, ele e a vitamina C presentes nas uvas formam uma dupla imbatível nessa função. A ação antioxidante desse polifenol é capaz de prevenir o envelhecimento precoce. Na pele, ele proporciona proteção contra raios ultra violetas, eliminando os radicais livres e prevenindo doenças.