O significado de liquidez se refere a uma característica dos investimentos que representa o quão fácil é transformá-lo em dinheiro. Em outras palavras, um investimento tem mais liquidez quando é mais simples e fácil resgatar os valores investidos em dinheiro.
Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos.
Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos. Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.
Em geral, um exemplo de liquidez corrente considerada saudável está acima de 1,0. Assim, considera-se a empresa capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.
Resultado maior do que 1: a empresa tem um bom nível de liquidez; Resultado igual a 1: os recursos que a companhia tem empatam com as obrigações que ela precisa pagar; Resultado menor do que 1: o negócio não tem como honrar os pagamentos no período avaliado.
Ou seja, quanto maior a liquidez, menores os riscos. No entanto, isso afeta negativamente o retorno. De outro lado, há os investimentos que não permitem o resgate antecipado. Sendo assim, eles têm liquidez baixa, porém, oferecem melhores rentabilidades.
O termo liquidez diária ou alta liquidez, refere-se à praticidade de resgate da aplicação e do rendimento. Nesse tipo de investimento, é possível resgatar o dinheiro quando quiser, dentro dos horários definidos pela instituição investidora.
O limite mínimo de liquidez utilizado pela credsystem é o caixa mínimo, que estabelece a manutenção de ativos financeiros líquidos suficientes para suportar as obrigações esperadas e inesperadas, sem o risco de incorrer em perdas significativas, decorrentes do custo de oportunidade financeira.
Ele é calculado ao se dividir o total de ativos circulantes, a exemplo de estoques e dinheiro em caixa, pelo total de passivos circulantes, que são obrigações e dívidas a serem pagas, o que é o caso de fornecedores, folhas de pagamento e impostos.
Se, por um lado, a liquidez diária representa a facilidade de resgate, a liquidez baixa é o oposto. Quanto menos líquido for o investimento, mais difícil ou demorado é resgatar o montante que foi alocado inicialmente.
O significado de liquidez se refere a uma característica dos investimentos que representa o quão fácil é transformá-lo em dinheiro. Em outras palavras, um investimento tem mais liquidez quando é mais simples e fácil resgatar os valores investidos em dinheiro.
A identificação de zonas de liquidez permite aos investidores ter uma noção das possíveis tendências e movimentos de preços no mercado. Para identificar zonas de liquidez, é necessário combinar a análise de volume com a procura de níveis de suporte e resistência.
A liquidez é um índice que mostra a capacidade de converter ativos e dinheiro, evitando as perdas, ou a velocidade em que os ativos podem ser convertidos em recursos.
Normalmente, os ativos que apresentam uma boa liquidez conseguem ser resgatados na hora, ou em até um dia útil. Já para os ativos com baixa liquidez, é necessário um período maior para que eles sejam resgatados e retornem para o investidor em forma de dinheiro.
Um aumento da liquidez média de um indivíduo pode ser conseguido de, pelo menos, três formas: pela transformação de ativos em caixa, ou seja, pela monetização dos bens que constituem a sua riqueza disponível; pela transformação dos ativos vencíveis a longo prazo em a curto prazo, e pela transformação dos ativos que ...
Alcançar uma liquidez corrente igual a zero significa equilíbrio. A empresa não tem uma margem de lucratividade no curto prazo, mas é capaz de honrar com todas as suas obrigações.
Maior que 1: a empresa está apta a cumprir com suas obrigações a curto e longo prazo; Igual a 1: as dívidas e o capital da empresa são equivalentes; Menor que 1: a empresa não possui capital suficiente nem, por consequência, capacidade de cumprir com suas obrigações.
O que é Risco de Liquidez? O risco de liquidez é o nível de dificuldade de transformar um ativo em dinheiro no mercado financeiro. Quanto mais difícil, maior o risco. Dessa forma, se o investidor precisa do valor imediatamente, mas o risco do ativo é alto, ele terá dificuldades em liquidá-lo ou resgatá-lo.
Fórmula: Liquidez Imediata = Caixa e Equivalentes de Caixa / Passivo Circulante. Liquidez corrente ou liquidez de curto prazo: mede a capacidade da empresa de pagar as obrigações de curto prazo, ou seja, que devem ser pagas dentro de um ano.
Logo, uma empresa que não seja capaz de honrar os seus compromissos financeiros considerando o curto prazo, provavelmente não conseguirá atender às expectativas de lucratividade para investimentos considerando o longo prazo. Para investidores, o índice de liquidez mais importante é o geral.
Qual o índice de liquidez imediata ideal? A liquidez imediata ideal é aquela superior a 1. Mas lembre-se de que o indicador não deve ser analisado isoladamente.