O que trata o CPC 29?
O CPC 29 estabelece o tratamento contábil para os ativos biológicos durante o período de crescimento, degeneração, produção e procriação. Ele requer a contabilização pelo valor justo menos as despesas de vender, desde o reconhecimento inicial, exceto quando o valor justo não estiver disponível.Qual a principal característica dos ativos biológicos Segundo o CPC 29?
Especificamente o CPC 29 trata de ativos biológicos, ou seja, tudo o que for vivo, sendo planta ou animal, e que sejam passíveis de transformação biológica. Melhor explicando, são organismos que nascem, crescem, frutificam, reproduzem e morrem. Como cana-de-açúcar ou gado.O que é avaliação a valor justo?
2. O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade. Para alguns ativos e passivos, pode haver informações de mercado ou transações de mercado observáveis disponíveis e para outros pode não haver.Quando a empresa deve reconhecer um ativo biológico de acordo com o CPC 29?
O CPC 29 esclarece que para uma entidade reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola deve controlar o ativo como resultado de eventos passados, ser provável a ocorrência de benefícios futuros para a entidade associados com o ativo, o valor justo ou custo do ativo puder ser mensurado de forma confiável.Ativo Biológico | CPC 29 - Aprenda em 13 minutos!
O que são os ativos biológicos e valor justo?
O CPC 29 estabelece que todo ativo biológico seja contabilizado pelo seu valor justo. De modo geral, valor justo é o preço recebido pela venda de um ativo, de forma natural e não forçada, entre agentes do mercado na data de mensuração (conforme regulamentado pelo CPC 46 – Mensuração do Valor Justo).Quando o valor justo não pode ser determinado de forma confiável como o ativo biológico deve ser mensurado?
Em tais situações, o ativo biológico deve ser mensurado ao custo, menos qualquer depreciação e perda por irrecuperabilidade acumuladas. Quando o valor justo de tal ativo biológico se tornar mensurável de forma confiável, a entidade deve mensurá-lo ao seu valor justo menos as despesas de venda.O que é valor justo exemplo?
Valor justo é o preço que seria recebido pela empresa ao vender um ativo. O mesmo vale para o valor pago pela transferência de um passivo. É importante destacar que tratam-se de transações não forçadas. Entretanto, isso quer dizer que não se trata de uma venda emergencial que tenha por objetivo liquidar uma dívida.Como se calcula o valor justo?
O valor justo é determinado com base em informações de mercado atualizadas e leva em consideração o risco e a incerteza associados ao ativo ou passivo. Existem diferentes métodos para calcular o valor justo, dependendo do tipo de ativo ou passivo e das informações disponíveis.Quanto ao valor justo e correto afirmar que?
Por isso, é correto afirmar que valor justo é um valor combinado entre as partes. Que agem pensando em seu melhor interesse, em uma transação sem favorecimento e que não se caracteriza como uma transação forçada.São exemplos de ativos biológicos?
Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os animais e plantas destinados a utilização em uma única vez, tais como rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanhos mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho e trigo, e árvores para produção de madeira serrada.Como contabilizar o ativo biológico?
Conforme já mencionado anteriormente, o ativo biológico deve ser mensurado pelo valor justo, porém, de acordo com o próprio CPC 29, quando essa mensuração pelo valor justo não for possível, o ativo biológico deve ser mensurado ao valor de custo, menos as depreciações e perdas por irrecuperabilidade.Qual é o método utilizado para determinar o valor justo dos ativos biológicos em formação quando não há mercado ativo?
Para ativos biológicos que não possuem mercado ativo, o parâmetro mais apropriado para determinar o valor justo é o preço de mercado da transação mais recente, considerando que não tenha ocorrido mudança significativa nas circunstâncias econômicas entre a data da transação e de encerramento das demonstrações ...Qual o propósito da apresentação dos ativos biológicos a valor justo no balanço patrimonial?
Ao incluir os ativos biológicos na contabilidade relatam-se os recursos controláveis referentes a eventos passados que resultam em benefícios econômicos para a empresa, os quais são constituídos de animais e plantas vivos.Qual a necessidade da avaliação de ativos biológicos?
De acordo com o CPC 29 em casos em que o valor justo não puder ser adotado, ou seja, sua mensuração não possa ser feita de forma confiável, ou ainda não tenha um mercado disponível, o ativo biológico deve ser mensurado pelo custo menos depreciação e perdas por irrecuperabilidade acumulados.Qual é o critério de mensuração dos ativos biológicos?
Os ativos biológicos podem ser mensurados pelo seu valor justo diminuídos os gastos estimados para a sua venda. No entanto, se o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável, os ativos biológicos devem ser avaliados pelo seu valor de custo menos a depreciação acumulada ou perda por irrecuperabilidade.Qual a diferença entre valor de mercado e valor justo?
Enquanto o valor justo tem como principal característica as duas partes sendo conhecedoras das questões que envolvem a transação, o valor de mercado se apresenta em condições diferentes. E, refere-se ao valor que leva em consideração a situação apontada pelo mercado.Qual a diferença entre o valor justo e o valor residual?
Resposta. Valor residual, é o que se esperar recuperar depois de utilizar o bem, e o valor justo é o valor atu...Qual a principal vantagens da utilização do conceito de valor justo?
Vantagens da utilização do conceito de valor justopermite atribuir aos ativos valores atuais de mercado, e não baseado no seu custo de aquisição.