A função Vlookup é uma ferramenta poderosa no Microsoft Excel que permite pesquisar valores em uma tabela e retornar informações relacionadas a esses valores. Neste artigo, você aprenderá como utilizar a função Vlookup no Excel em português, tornando-se capaz de realizar pesquisas e encontrar dados de forma eficiente.
Procura um valor e retorna um valor correspondente na mesma linha, mas a partir de uma coluna diferente. O valor a ser procurado, que deve estar na primeira coluna da lookup_table. O intervalo de células em que procurar, contendo o search_value (na coluna mais à esquerda) e o valor de retorno.
Pesquisa horizontal. Pesquisa em toda a primeira linha de um intervalo em busca de uma chave e retorna o valor da célula especificada na coluna encontrada.
Também conhecida como “Procura na Vertical” ou “VLOOKUP” em inglês, a PROCV é uma fórmula responsável por buscar dados de uma coluna (ou seja, na vertical). É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa.
A função XLOOKUP retorna os valores no intervalo de resultados com base na posição em que uma correspondência foi encontrada no intervalo de consulta. Se nenhuma correspondência for encontrada, ela vai retornar o resultado mais próximo.
Considere usar ÍNDICE/CORRESP em vez disso. ÍNDICE e CORRESP são boas opções para muitos casos em que PROCV não atende às suas necessidades. A maior vantagem de ÍNDICE/CORRESP é que você pode pesquisar um valor em uma coluna em qualquer lugar na tabela de pesquisa.
A principal diferença é que a função PROCX é mais geral, vai te permitir maior facilidade e liberdade nas buscas e funciona tanto para busca vertical quanto horizontal. A função PROCV só permite a busca na vertical e tem a limitação da posição das informações.
Descrição. Localiza um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz.
A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.
Como falamos há pouco, a sintaxe do PROCH é resumida em =PROCH(Valor_procurado;Matriz_tabela;Núm_índice_lin;Procurar_intervalo), na qual: valor_procurado: é o “valor” que vai ser comparado com o conteúdo presente na primeira linha da Matriz_tabela observada.
Esta função serve, basicamente, para procurar valores específicos em uma planilha e exibir resumidamente. Ou seja, quando você tem um documento com inúmeros dados, mas tem que sintetizar algumas destas informações em outra, é só usar a função PROCV - ou PROCH -, de acordo com o formato do seu documento do Excel.
A função PROCV pertence à categoria pesquisa e referência. Seu objetivo é fazer uma procura na primeira coluna de uma matriz (base de dados) e retornar o valor na mesma linha de uma coluna especificada por você.
O PROCV é bem mais simples, é uma das fórmulas que se aprende quando se começa a utilizar o Excel. Já o ÍNDICE CORRESP é uma combinação de fórmulas mais complexas, porém mais dinâmica.
Para realizar funções semelhantes à PROCX em versões anteriores do Excel, pode-se utilizar uma combinação das duas funções, ÍNDICE e CORRESP. A função ÍNDICE retorna um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo, e a função CORRESP é usada para encontrar a posição de um item em um intervalo.
Por exemplo, seu valor de pesquisa não existe nos dados de origem. Nesse caso, não há nenhum item "Banana" listado na tabela de pesquisa; portanto, a função PROCV retorna um erro #N/D. Solução: verifique se o valor de pesquisa existe nos dados de origem ou use um manipulador do erro como SEERRO na fórmula.
A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna um item correspondente à primeira correspondência encontrada. Se não houver uma correspondência, então o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada(aproximada).
Utilize PROC, uma das funções de pesquisa e referência, quando for necessário analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna.
É a função CALCULATE que modifica o contexto de filtro usando a função REMOVEFILTERS, que é uma função de modificador de filtro. Ela remove filtros da tabela Sales Order, coluna Channel.
Portanto, uma dCalendario é uma tabela dimensão que irá conter todas as informações relativas à data; tais como, o ano, o número do mês, o nome do mês, o dia, o dia da semana, e quaisquer outras informações que forem relevantes de acordo com a regra de negócio.