Pra começar, é importante saber o que as siglas AT e LT significam. Elas vêm do inglês e são muito usadas pra pneus de caminhões e carros maiores, tipo caminhonetes e SUVs. A primeira delas, AT, quer dizer All Terrain, ou seja, todos os terrenos. Já o LT significa Light Truck, algo como caminhão leve, tá?
Ambos são modelos da Chevrolet, mas o LTZ é um nível de acabamento superior ao LT, o que significa que ele possui mais recursos e conforto em comparação com o LT. No caso do Chevrolet Agile, por exemplo, o modelo LTZ possui sistemas de freios antibloqueio (ABS), enquanto o LT não possui.
LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros. LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
O modelo Prisma LTZ não apenas oferece todos os itens da versão LT como também com ar condicionado – sendo que o filtro de partículas é opcional. Conta também com vidros elétricos nas portas traseiras, computador de bordo com 5 funções e roda de alumínio de 15 polegadas com acabamento diamantado.
Em outros modelos da Chevrolet, entram em cena as siglas LS, LT e LTZ, por exemplo: – A letra “L” de cada uma se refere a Luxury, – O “S” e o “T” são, respectivamente, Standard e Touring, – O ”Z”, por ser a última letra do alfabeto, representa o modelo de topo de linha da montadora.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
Uma das novidades está na nomenclatura do Chevrolet Celta 2012, disponível agora em duas versões: LS e LT. A LS está disponível com carroceria de duas e quatro portas, enquanto a LT, a mais completa da linha, com quatro portas.
Ou seja, o Limite de Tolerância (LT) é um parâmetro que guia gestores, trabalhadores, empresas e demais órgãos em relação à intensidade de exposição do trabalhador durante a jornada de trabalho e às ações de segurança, separando as práticas seguras (e os valores relacionados a ela) das práticas não seguras.
P: Indica que é para carro de passeio (Passenger Car). LT: Indica que é para camioneta (Light Truck). ST: Indica que é para Trailer especial (Special Trailer).
LT – Luxury Touring. Representa as versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros. LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
O LT vem equipado com um motor 1.4 turbo, capaz de entregar uma potência de 153 cavalos. Já o LTZ possui um motor mais potente, um 1.5 turbo, que oferece uma potência de impressionantes 172 cavalos.
EXL: Executive Extra Luxe - Civic versão topo de linha com todos os equipamentos opcionais. EXR: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. EXS: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
A versão LT foi a que teve mais novidades. Com mais itens, agora você encontra rodas de liga leve de 15 polegadas, ajuste elétrico nos retrovisores e câmera de ré na central multimídia MyLink, a queridinha da Chevrolet.
A versão mais procurada é a LT 1.4, que tem lanternas escuras, faróis com máscara negra e rodas de aço aro 15. Mas fique atento: nos primeiros modelos, o ar era opcional. O consagrado sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque também era opcional da LT, mas de série na LTZ.