Por vita activa Arendt chama o conjunto das três atividades humanas – trabalho (labor), obra (work) e ação (action) – que compreende como fundamentais.
Quais são as 3 condições fundamentais do ser humano segundo Hannah Arendt?
om a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de ativi- dades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra.
O “labor”, para Arendt, é a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano; o “trabalho” corresponde ao arti- ficialismo da existência humana; a “ação”, por sua vez, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens – coletivo e não indivíduos – vivem na Terra e habitam o mundo.
O trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana, existência esta não necessariamente contida no eterno ciclo vital da espécie, e cuja mortalidade não é compensada por este último. O trabalho produz um mundo “artificial” de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural.
Possuir uma vida ativa significa ter que se empenhar ativamente por pertencer a um mundo humano e comum, produzindo-o e preservando-o. É por isso que podemos dizer que o “mundo”, no sentido amplo do termo, é a própria condição da existência humana na Terra.
A condição do homem moderno em Hannah Arendt [Vita activa: trabalho, obra e ação]
O que significa a condição humana?
A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem. As condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte.
47-48). Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.
No pensamento grego, o trabalho é definido como imitação e complemento da natureza. Na época patrística e escolástica, atribui-se ao trabalho um valor soteriológico: ele é visto como instrumento de purifica- ção e de salvação; todavia continua-se a considerá-lo como uma atividade ignóbil, servil.
Arendt defendia um conceito de "pluralismo" no âmbito político. Graças ao pluralismo, o potencial de uma liberdade e igualdade política seria gerado entre as pessoas. Importante é a perspectiva da inclusão do Outro.
Arendt destaca ainda, que os homens são seres condicionais, ou seja, as coisas com as quais os homens entram em contato passam a tornar-se condição de sua existência, tornando a existência humana impossível sem as coisas.
Quais são os conceitos mais importantes defendidos por Hannah Arendt?
Um dos conceitos mais importantes da filosofia de Hannah Arendt é a “banalidade do mal”. Immanuel Kant trata a questão do mal em sua obra e coloca em cena o conceito de “mal radical”.
A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
1 — “Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência — ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos”.
Arendt assevera que os movimentos totalitários modernos fazem uso da ideologia para controlar externa e internamente as pessoas; a linguagem, a história, o racismo e a religião assumem papel preponderante, contribuindo para a dominação da ideologia.
A crítica de Hannah Arendt aos Direitos Humanos, diz que a cidadania é algo fundamental para a garantia dos direitos humanos e que essa é uma condição que inviabilizava o acesso dos grupos de apátridas e dos refugiados aos direitos básicos, que sempre foram considerados universais pela tradição jusnaturalista, pois, ...
Segundo essa noção alcunhada por Sócrates (469-399 a.C.), todo aquele que trabalha está submetido tanto à matéria como aos homens para quem trabalha. Nessa medida, sua vida carece de autonomia e, portanto, de valor moral.
pessoa apenas, Locke quer demonstrar que “a propriedade do trabalho é capaz de superar a comunidade da terra, pois é o trabalho, com efeito, que estabelece a diferença de valor de cada coisa” (II, 40). 40 “Deus o faz [o Homem] à sua imagem e Semelhança, uma Criatura intelectual, e assim capaz de Domínio.
Dentro dos estudos sobre a ética protestante, Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, disse que “o trabalho dignifica o homem”. Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.
Podemos conceituar o trabalho alienado, como, aquele que tem a capacidade de tornar um trabalhador ou profissional alheio à atividade que ele se submete. Ou seja, o profissional estará desempenhando seu trabalho mecanicamente, sem a noção do que está fazendo, ignorando conceitos e normas éticas e cientificas.
Sob o comunismo, o desenvolvimento integral das pessoas será acompanhado pelo crescimento das forças produtivas com base no progresso contínuo da ciência e da tecnologia, todas as fontes de riqueza social fluirão abundantemente, e o grande princípio "De cada qual, segundo a sua capacidade; a cada qual, segundo as suas ...
Para os pensadores existencialistas, a existência humana se tornara uma questão filosófica e é a partir das vivências, das escolhas que os sujeitos fazem ao longo de suas vidas, que é construída a essência humana. Essa construção individual só é possível pela liberdade incondicional que os seres humanos gozam.
Desde o exemplo do corta-papel, em que Sartre descreve que a existência humana não é semelhante à existência de um objeto criado por um artífice que já saberia para que estava criando tal objeto, temos afirmada essa existência desesperada, desamparada e angustiada do ser humano.
Hannah Arendt buscava a compreensão da origem do nazismo, a partir das inquietações sobre os regimes totalitários. Suas principais obras foram: Eichamnn em Jerusalém, As Origens do Totalitarismo e A Condição Humana e Entre o Passado e o Futuro.