“Enquanto na ortorexia o principal alvo da alimentação é a saúde física e a qualidade do alimento que se ingere, na vigorexia o principal alvo é o cuidado físico exclusivamente voltado para o tamanho do corpo.
“Ortorexia nervosa”, ou apenas “ortorexia” é o termo que define a obsessão pela alimentação saudável. Cunhado em 1996 pelo médico Steve Bratman², diz respeito às pessoas que adotam comportamentos extremistas em relação à dieta, que deve ser exclusivamente de alimentos saudáveis.
Pessoas com ortorexia têm uma preocupação excessiva com a alimentação e a busca pelo alimento perfeito. Isso resulta em dietas restritivas e desequilibradas, gerando problemas à saúde. Já a vigorexia é caracterizada por uma visão desvirtuada de sua autoimagem e pela preocupação excessiva com hipertrofia.
Vigorexia é o nome dado para o transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos.
A vigorexia é caracterizada pela distorção da autoimagem e por uma incessante insatisfação com o corpo. É uma doença associada ao transtorno obsessivo-compulsivo. A preocupação constante com hipertrofia também caracteriza a vigorexia.
O que ocorre com o paciente que sofre de ortorexia?
Quem sofre desse distúrbio tem uma rigidez alimentar acentuada. Dessa forma, o consumo de produtos considerados inadequados causa sentimentos de angústia, culpa exagerada, sensação de impureza e vergonha.
Mas o que é, de fato, a pregorexia? É um transtorno alimentar em que a gestante fica extremamente preocupada com o ganho de peso e cria uma distorção da própria imagem. A partir disso, ela inicia uma rotina de dietas e exercícios físicos rigorosos. E é aí que vem o efeito rebote: a alimentação compulsiva e a culpa.
Quais são as causas da vigorexia? Uma das causas da vigorexia é o padrão estético estabelecido pela sociedade, cada vez mais exigente em relação aos atributos físicos. Com o excesso de tecnologia e uso de redes sociais, o indivíduo está mais exposto a esses padrões e passa a almejar o “corpo ideal”.
A ortorexia pode levar à desnutrição e até mesmo à morte. A ortorexia define-se como uma obsessão por ingerir apenas alimentos considerados "bons" e saudáveis.
A ortorexia surge como uma busca desenfreada por uma alimentação considerada perfeita e saudável. A pessoa fica obcecada em consumir apenas alimentos que considera “puros”, evitando qualquer coisa que veja como “impura”.
“Enquanto na ortorexia o principal alvo da alimentação é a saúde física e a qualidade do alimento que se ingere, na vigorexia o principal alvo é o cuidado físico exclusivamente voltado para o tamanho do corpo.
Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Já a ortorexia se dá através da preocupação excessiva com os padrões alimentares, reduzindo a variedade alimentos consumidos.
A hiperfagia está relacionada às tensões psicológicas, ao estresse da vida cotidiana e como os problemas é abordado pelo indivíduo. Outros fatores também influenciam o desenvolvimento da doença: descontrole hormonal, fatores emocionais, cirurgias, depressão, baixa da autoestima e desprezo pelo próprio corpo.
A vigorexia acaba derivando em um quadro obsessivo-compulsivo, de tal forma que essas pessoas se sentem fracassadas, abandonam suas atividades e se isolam em academias dia e noite. Esse isolamento pode acarretar outros problemas psíquicos, como a depressão.
A vigorexia, também conhecida por Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico Muscular, é uma doença psicológica caracterizada pela insatisfação constante com o corpo, em que a pessoa se enxerga muito magra e fraca, quando na verdade é forte e possui músculos bem desenvolvidos, por exemplo.
O que é anorexia? A anorexia, também chamada de anorexia nervosa, é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.
Diversos fatores favorecem o aparecimento dessas doenças: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância, a pressão da família e do grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente nas concentrações de serotonina e ...
Introdução: O transtorno alimentar é caracterizado pelo padrão alimentar inadequada, os mais comuns são anorexia e bulimia, onde o indivíduo tem uma obsessão pelo corpo magro, essas pessoas usam de métodos inapropriados para alcançar o corpo perfeito, outro transtorno pouco conhecido é a Vigorexia que atinge em sua ...
O diagnóstico da ortorexia deve ser feito por um médico ou nutricionista através de uma avaliação detalhada dos hábitos alimentares, para perceber se existem restrições alimentares importantes e excesso de preocupação com a comida.
O diagnóstico de ortorexia surgiu há relativamente pouco tempo. O termo foi usado pela primeira vez para definir pessoas obcecadas por alimentação saudável, que não abrem exceções para comer gordura trans, conservantes e outros aditivos químicos.
Anorexia: é definida pela falta de interesse pela comida ou pela perda total do apetite. Ou seja, o animal interrompe completamente sua alimentação por período prolongado. Hiporexia: o termo é usado para descrever a redução do apetite ou do interesse pela comida.