O que é santidade? Santidade significa crescer constantemente, se concentrar no caminho evolutivo da vida, e não olhar apenas para o processo de chegada. É trilhar uma trajetória espelhada em Jesus Cristo e, sobretudo, estar com os dois pés na espiritualidade e na caridade.
Quais são os três elementos básicos para santidade?
O capítulo V da Lumen Gentium, referindo-se ao chamado uni- versal à santidade, diz que todo cristão batizado possui a vocação de ser santo e aponta três características fundamentais desta vocação: o batismo, amar a Deus e imitar a santidade de Deus.
Como é possível viver a santidade nos dias de hoje?
Ser santo não é não pecar ou não ser gente, ser santo é corresponder à graça de Deus, amar a Deus acima de tudo e o próximo com amor verdadeiro que sai de si. É viver o Evangelho, a ternura, a bondade, a conversão nas pequenas e grandes coisas do cotidiano da vida.
A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.
O QUE É SANTIDADE COM DEUS? COMO SER SANTO SEGUNDO A BÍBLIA? - Pastor Antonio Junior
O que é viver em santidade com Deus?
A santidade é dom de Deus para o ser humano, para que este viva a graça oferecida. É sempre Deus o iniciador da oferta divina, na qual a vida humana envolve-se pelo sim ou pelo não. Deus quer uma resposta livre das pessoas para que o seu nome seja glorificado e amado sobre todas as coisas, entendimento, coração.
O que é santidade? Santidade significa separação para um propósito sagrado. Na perspectiva cristã, a santidade refere-se à separação do pecado e à consagração a Deus. É um processo contínuo de transformação moral e espiritual, refletindo a imagem de Cristo em nossas vidas.
São: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. «Se alguém ama a justiça, o fruto dos seus trabalhos são as virtudes, porque ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza» (Sb 8, 7). Com estes ou outros nomes, estas virtudes são louvadas em numerosas passagens da Sagrada Escritura.
Santidade de verdade é alcançada através da vida do próprio Deus nos enchendo e expressando Sua natureza santa através de nós. Veja que Deus é absolutamente santo. Ele nunca peca. O pecado é repugnante para Ele.
Temos visto muitos milagres e cremos em milagres, mas o que realmente precisa nos impressionar nas pessoas é a santidade na vida delas. Jesus disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).
Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo.
Ser santo é deixar-se conduzir pelo Espírito. Buscar as coisas do alto, fugir das tentações, daquilo que é mal, não buscar atalhos, ser coerente fé e vida; assumir o ser cristão prá valer, na radicalidade do evangelho, sem contemporizar, nem justificar erros, pecados, obscuridades, etc.
Aquele que quer ser santo sabe que precisa amar incondicionalmente a Deus e por isso precisa desapegar-se de todas as coisas que o prendem ao mundo. O caminho para amar a Deus é a oração, a porta pela qual se entra no castelo interior, como disse Santa Teresa d'Ávila.
“A santidade é o plano de felicidade de Deus para as pessoas, que começa a partir de um relacionamento de intimidade com Ele. É algo que sempre estará relacionado ao propósito de Deus para a humanidade, porque Ele, ao nos criar, planejou que vivêssemos de acordo com os valores e princípios do Seu Reino.
– Gritaria; – Blasfêmias; – Malícia. Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.
16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
O Espírito Santo nunca irá fazer algo além das escrituras, mas além do seu entendimento sobre elas. Nós não temos plenitude de conhecimento sobre as escrituras. Ele fará além daquilo que você entende para lhe ajudar e trazer escape.
A santidade é uma questão de integridade pessoal. É uma luta diária contra obstáculos e desafios que se colocam à nossa frente, minando nossa capacidade e desejo de fazer a coisa certa.