O número romano XVI refere-se ao algarismo arábico 16 (dezesseis). Os números arábicos são representações presentes em sequências numéricas. Eles são em dez (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) e servem de base para formação dos outros números. Dessa forma, o algarismo romano XVI é composto por três números arábicos, o 10 + 5 +1.
Ótimo, então avisem ao Rei Luís XIV da França, que 14 em algarismos romanos é XIV e não XIIII.” Uma brincadeira para apresentar a moeda de 1/12 ecu é de 1659 da França, na coluna “Moeda do Dia“, no nosso Instagram.
O século XIV foi o século que durou de 1 de janeiro de 1301 a 31 de dezembro de 1400. Durante este período, ocorreram grandes desastres políticos e naturais na Europa e nos quatro canatos do Império Mongol.
O número romano XVI refere-se ao algarismo arábico 16 (dezesseis). Os números arábicos são representações presentes em sequências numéricas. Eles são em dez (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) e servem de base para formação dos outros números.
O século XXI ou século 21, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio, além de também corresponder ao centésimo vigésimo primeiro século do Calendário Holoceno.
IV é um algarismo romano que representa o número quatro. Ele é precedido pelo algarismo III e sucedido pelo algarismo V, respetivamente os números três e cinco. Ainda pode-se dizer que o IV é formado por uma sequência de algarismos indo-arábicos: 5 – 1 = 4.
XVL significa “Extendable Virtual World Description Language” (linguagem de descrição do mundo virtual extensível). É um formato de arquivo popular para compartilhar projetos 3D em áreas como engenharia, manufatura e arquitetura.
O XVIII é um algarismo romano que simboliza o número 18. O sistema de numeração romana ou algarismos romanos foi criado na Roma Antiga e usado no Império Romano.
O número romano XIX corresponde a versão do natural 19 (dezenove). Ele é formado pela soma de dois números-chave: o decem (X= 10), que aparece duas vezes, e o unus (I = 1). Esse sistema de numeração é baseado em sete letras do alfabeto latino desenvolvido na Roma Antiga para representar sequências de símbolos.
O século XV foi o século do calendário juliano que decorreu de 1 de janeiro de 1401 até 31 de dezembro de 1500. Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna.