Ele morreu para satisfazer a justiça de Deus e aplacar a sua ira. Nós merecemos ser castigados pelo nosso pecado, mas Jesus aceitou ser castigado em nosso lugar.
Ele foi crucificado como sacrifício supremo e irrepreensível. Ele morreu como o Cordeiro de Deus, a expiação por toda a humanidade. Ele suportou o castigo de todos os nossos pecados e morreu, o justo pelos injustos.
Deus enviou Jesus para nos salvar por amar cada um de nós (ver João 3:16–17). Jesus orou por Seus seguidores, inclusive por nós, para que sejamos protegidos do mal e nos tornemos um com Ele e com o Pai Celestial (ver João 17).
É aqui que Jesus Cristo nos salva: Ele salva-nos ao aceitar livremente ser punido no nosso lugar. Assim, quando Cristo morreu pelos nossos pecados, Ele pagou a dívida de punição que os pecadores deviam a Deus.
8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Os cristãos tradicionalmente entendem a morte de Jesus na cruz como sendo um sacrifício proposital e consciente (dado que Jesus não tentou se defender em seus julgamentos), realizado por ele na figura de "agente de Deus" para redimir os pecados da humanidade e tornar a salvação possível.
Porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores?
Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
A morte de Jesus foi um Sacrifício (Ef 3.24; Ef 1.7). Isto quer dizer que a sua morte foi Substitutiva (1Pe 2.24; 3.18). Foi uma troca, o justo castigado no lugar dos injustos. Significa que o nosso castigo já foi pago.
O que teria acontecido se Jesus não tivesse morrido por nós?
Se Jesus não tivesse morrido nós estaríamos mortos! Se Jesus não tivesse ressuscitado nós estaríamos mortos, Mas Ele morreu e ressuscitou e por isso temos vida e esperança. Os pecados eram nossos, a morte era nossa mas Ele pagou nossa dívida e venceu a morte. Te amamos Jesus com toda a nossa vida!
Jesus foi assassinado pelos interesses da casta sacerdotal no poder, aterrorizada pelo medo de perder o domínio sobre o povo e, sobretudo, de ver desaparecer a riqueza acumulada às custas da fé das pessoas.
Cristo Jesus veio ao mundo para salvar tanto a pecadores “respeitáveis” como a pecadores “vergonhosos”. Veio ao mundo para salvar tanto a pecadores orgulhosos, como a pecadores desesperados.
A Bíblia é muito clara e enfática em apresentar a salvação por meio de Jesus: Não há ninguém mais que tenha autoridade para salvar os homens, a não ser o Senhor Jesus Cristo. Não há mais ninguém além de Jesus Cristo que possa fazer algo pela condição espiritual do homem.
Deus enviou Jesus para salvar os pecadores. Nós somos pecadores e Ele pagou um alto preço pela minha, pela sua vida! Ao participar da ceia, lembramos da morte do Senhor, lembramos que Ele veio com um propósito: “Cristo pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.
Deus enviou Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito na carne, para dar Sua vida por cada um de nós. Fez isso porque nos ama e elaborou um plano para que todos nós voltemos a habitar com Ele. Mas esse não é um tipo de plano geral, muito amplo, de erro ou acerto.
O apóstolo Paulo afirma: “Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras” (1Co 15.3-4). Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou.
O que representa Jesus que deu a sua vida por nós?
Jesus é importante para nós porque, por meio de Sua Expiação, Seus ensinamentos, Sua esperança, Sua paz e Seu exemplo, Ele nos ajuda a mudar nossa vida, enfrentar nossas provações e seguir avante com fé em nossa jornada de volta à presença Dele e de Seu Pai.
O sangue (a morte) de Cristo é a base de nossa purificação cotidiana do pecado como disse o apóstolo João: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).
Antes de nascer, você vivia com Deus, seu Pai Celestial. Ele o conhecia, o amava e o ensinou sobre as escolhas que conduziriam à felicidade duradoura. Esse período é chamado de vida pré-mortal. Deus desejava que viéssemos à Terra para ganhar um corpo físico.
O que aconteceu com a natureza quando Jesus morreu?
Segundo o Evangelho, quando Jesus morreu, “a terra tremeu e as rochas se partiram” (Mateus 27, 50-51). Muitos pesquisadores buscaram indícios de possíveis movimentos fortes de terra na área naquela época. A Sexta-feira Santa é um dia considerado sagrado para os cristãos de todo o mundo.
O que teria acontecido se Jesus não tivesse morrido na cruz?
“Sem a crucificação, o Cristianismo não teria alcançado progressivamente a força que teve no Império Romano”, diz o historiador Noberto Luiz Guarinello, da Universidade de São Paulo.
Jesus foi acusado de cometer o crime de Blasfêmia, por afirmar "ser Cristo e de que todos veriam o Filho do Homem sentado à direita de Deus Poderoso." Para as leis Hebraicas, blasfêmia era ofender a unicidade de Deus, dessa forma observa-se que a afirmação de Jesus não caracterizava blasfêmia, pois ele não afrontava ao ...
A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, com a morte de Cristo tornou-se símbolo de salvação. A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.
Tudo isso é nosso, pois Jesus morreu na cruz por nós. Jesus não simplesmente recebeu a punição pelos nosso pecados. Ele estava eliminando a barreira que existia entre nós e Deus. Ele estava nos oferecendo muito mais que perdão.
Nós nascemos pecadores. Não importa o que façamos, nós seremos sempre pecadores. É por isso que precisamos ser salvos através do batismo de Jesus. Nós não somos pescadores por causa dos atos de adultério, homicídio e furto que cometemos, mas porque nascemos em pecado.
Questionavam-se: «mas por que ele vai ter com aqueles pagãos, são pecadores, porque há de ir?». A resposta de Jesus é clara: «porque não são os sadios que precisam do médico, mas os doentes: “Quero misericórdia e não sacrifícios”». «Mateus escolhido!