Meaning of Zé dentro d'água: Aquele que se desorienta, sem noção, tapado, alheio às coisas. Usage example of the word Zé dentro d'água: Maria diz ao seu irmão mais novo: Seu irmão mais velho é muito desorientado.
Termo genérico usado para chamar alguém informalmente, usado exclusivamente no vocativo. O mesmo que "cara", "véi", "mano", "manolo". Proveniente do apelido comum que se dá a um homem chamado José, nome muito comum no Brasil.
Pessoa que faz atividades na água de forma amadora ou profissional. Indivíduo de trabalho aquático, ligado ao plantio e colheita de arroz, ou, ainda, à pesca, com uso de tarrafa, muito comum em rios e lagoas.
- 'Êta ferro': algo complicado, se dar mal. - 'Arreda': afastar para o outro lado. - 'Espia': veja, olha aqui. - 'Trem': qualquer coisa que a pessoa não lembrou o nome.
O dialeto mineiro apareceu no século XIX, após a decadência da mineração de ouro, que era transportado por um conjunto de estradas chamado Estrada Real. É um dos dialetos mais facilmente distinguíveis do português brasileiro. Também é chamado de montanhês.
“A neein”, “arreda”, “bololô”, “manota”, “lambiscar”... Quem vive na capital mineira certamente não terá dificuldade para entender qualquer uma dessas expressões. Mas são os turistas o público-alvo do Dicionário popular da língua belo-horizontina.
Quando o colega se levantar vai ficar estampado nos fundilhos da calça azul, para a gargalhada do resto da turma, o V8 que na gíria identificava a calcinha das meninas. Uma escola boa é a que canta quando dá vontade.
O projeto Dados à Prova D'Água (também conhecido como Waterproofing Data – WPD) é uma iniciativa que permite que as comunidades monitorem o nível dos rios e obtenham informações em tempo real sobre as condições climáticas, o que possibilita a tomada de medidas preventivas em caso de inundações e deslizamentos.
Como se chama a água suja que não pode ser utilizada?
Já a água contaminada é aquela que possui substâncias e organismos capazes de transmitir doenças. Essas águas não devem ser consumidas, pois podem colocar em risco a saúde humana.
Orixá da traquinagem, da brincadeira e da diversão, ele é considerado o patrono dos bares, dos locais de jogo e das sarjetas. Sua imagem é a personificação do malandro: terno branco, sapatos bicolores, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá com fita vermelha ou preta.
Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco. Um negro forte e ágil, bom amante, que gostava da jogatina e das bebidas e nunca fugia de uma pendenga.
De acordo com a Constituição Brasileira, no Artigo 20, item III, as águas são “bens da União: os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos do seu domínio, ou que banhem mais de um estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos ...
Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa. E quer saber mais? O livro conta que o “sô” vem da palavra “sir”, senhor, em inglês. Daí a origem do uai, sô!