– Frutos vermelhos: como mirtilos, framboesas e morangos, também têm sido associados a benefícios para a saúde da próstata por contarem também com o licopeno. Esses frutos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.
Laranja. A laranja é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, e esse não é o único: ela tem, ainda, flavonoides e carotenoides. Esses antioxidantes combatem os radicais livres e evitam danos e inflamações, o que torna essa fruta um dos alimentos que previnem o câncer de próstata.
Um estudo da McGill University, de 2004, comprova que o consumo de tomate é um grande aliado para a prevenção do câncer de próstata. Outros alimentos ricos em licopeno, como goiaba e outros frutos vermelhos, também ajudam na prevenção de doenças que afetam a próstata.
Alguns alimentos bons para manter a saúde da próstata, são o tomate, o chá verde, a sardinha e a couve-flor, porque são ricos em ômega-3, licopeno, selênio e sulforafano, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Qual é o alimento que diminui o tamanho da próstata?
Os dados sugeriram que a dieta mediterrânea ou que enfatize a presença de vegetais, frutas, nozes, legumes e peixes ou outras fontes de gorduras de cadeia longa (n-3), além de teor reduzido de carne vermelha, pode ter um papel benéfico sobre o aumento da próstata, como resultado dos efeitos regulatórios indiretos sobre ...
PRÓSTATA AUMENTADA - Os 3 nutrientes MAIS IMPORTANTES para REDUZIR A PRÓSTATA
Qual o melhor suco para desinchar a próstata?
Suco de tomate
Para manter a saúde da próstata pode-se consumir suco de tomate, que além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais é um vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate num alimento funcional. Veja quais os principais benefícios do tomate.
Como reduzir o tamanho da próstata de forma natural?
Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.
Chá verde: Auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.
Definitivamente, um dos alimentos bons para próstata que você não pode deixar de incluir em seu plano alimentar são os famosos peixes de água fria. Nessa lista, entram espécies deliciosas e bastante tradicionais na culinária contemporânea, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e a truta, por exemplo.
Uma boa circulação pode ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação da próstata. Como fazer: Comece com caminhadas de 20 minutos e aumente gradualmente a duração. Se optar por correr, comece devagar e aumente o ritmo conforme sua resistência melhora.
Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Eles costumam proporcionar alívio imediato dos sintomas, muitas vezes dentro dos primeiros dias de uso.
Outros alimentos, como peixes ricos em ômega-3; nozes; vegetais crucíferos, entre eles, brócolis, couve-flor e repolho; e, até mesmo, a aveia, também estão relacionados à manutenção da saúde da próstata.
Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e produtos lácteos gordurosos, estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras trans, como alguns produtos de panificação, também são considerados de alto risco.
Quem tem problema de próstata pode tomar suco de limão?
Entre os alimentos que devem integrar a dieta de um paciente com câncer de próstata, a especialista destaca o tomate (sempre cozido com azeite), frutas vermelhas (goiaba, acerola, pitanga, morango e romã), o limão, vegetais verdes (couve), castanhas, grãos, frutas em geral e chá verde.
Qual o melhor anti-inflamatório para desinflamar a próstata?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para reduzir a inflamação da próstata e aliviar os sintomas de dor ou desconforto causados pela prostatite aguda ou crônica ou síndrome da dor pélvica crônica.
Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.
Qual o suco que é bom para desinflamar a próstata?
Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o suco de romã pode ajudar a diminuir o avanço do câncer de próstata. O novo estudo, da Universidade de Wisconsin, publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences.
O consumo de alho e cebola pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI). Compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, assinam a boa notícia.
Moderação no consumo de álcool e cafeína: O consumo excessivo de álcool e cafeína pode irritar a bexiga e a próstata, agravando os sintomas de problemas relacionados à próstata. É recomendado consumir essas substâncias com moderação.
O ideal é praticar exercício físico durante 30 a 60 minutos por dia, vários dias por semana. Pode fazê-lo através de uma caminhada em passo acelerado, andando de bicicleta, fazendo natação ou hidroginástica. Qualquer atividade física é boa para se manter ativo.
Entre os alimentos que devem ser evitados podemos citar o café, bebidas alcoólicas, alimentos temperados. Todos os tipos de temperos industrializados, vinagre e molhos para saladas, são altamente desaconselháveis.