Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
O Z de ZR corresponde a uma antiga anotação utilizada pelos fabricantes para indicar que o índice de velocidade é superior a V, ou seja 240 km/h. Assim, um pneu ZR possui um índice de velocidade V, W ou Y. R indica que a estrutura é RADIAL.
Para proteger as rodas contra contatos com calçadas (durante manobras de estacionamento) adiciona-se aos pneus um ressalto de borracha na porção inferior de suas laterais, localizado próximo ao flange da roda, chamado de protetor de rodas ou FR (do inglês flange rib, ou nervura do flange).
Fr. Outra abreviatura, “fr” vem de “for real”, o que pode significar muitas coisas desde enfatizar que aquilo que você está dizendo é verdade até questionar a veracidade da história de alguém. Ou seja, o significado está nas entrelinhas e depende da mensagem.
Peças fabricadas no Brasil, ou países latinos / Mercosul, podem vir marcados com as letras E / D, sendo E = Esquerdo e D = Direito, ou no padrão internacional, na língua inglesa, com as letras L / R, sendo L = Left = Esquerdo e R= Right = Direito.
A letra R indica que a construção interna do pneu é radial. A tecnologia radial, inventada pela Michelin, usa combinações de borrachas e materiais de reforço metálicos e têxteis para formar estruturas extremamente robustas na banda de rodagem, mas flancos flexíveis.
Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu. O número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu. Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu.
Os pneus do tipo TR (Tubeless Race) não possuem reforço nas paredes laterais. A vantagem em relação aos pneus do tipo SCT - que possuem este reforço - é que os pneus TR são mais leves e, portanto, ideais para competições ou treinos em que a prioridade é a velocidade.
O símbolo deste elemento é Zr e seu número atômico é 40. O zircônio é um metal muito reativo, e em contato com o ar ou em solução aquosa desenvolve imediatamente uma fina camada de óxido em sua superfície. Esta camada estável e aderente é a base da resistência à corrosão característica deste elemento.
A Zona Residencial Um (ZR-1) é estritamente residencial, permite construções com um ou dois pavimentos de uso unifamiliar. A ZR-2 tem coeficiente de aproveitamento um do terreno, o que permite construções de até uma vez a área do lote e dois pavimentos residenciais.
21 - A Zona Residencial 4 (ZR4) possui lotes maiores ou iguais a 200 m2 (metros quadrados), compreendendo áreas residenciais onde são permitidos usos não prejudiciais à função residencial, observado o disposto no art.
A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste em apresentar a largura, perfil e aro. 175 representa a largura do pneu em milímetros, 70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5 e 13 é o diâmetro interno do pneu, neste caso 13 polegadas.
O PR de um pneu é indicado da seguinte forma: 8PR, 10PR, 12PR, 14PR, 16PR… Trata-se de um índice que mede a capacidade do pneu de resistir à carga com uma determinada pressão. Nos antigos pneus diagonais, o PR servia para indicar o número de camadas em nylon que constituem o flanco.
Número de Lonas (PR) - Associado ao número de lonas dos pneus diagonais usando como referencial os primeiros pneus construídos com lonas de algodão. Atualmente ainda em uso como “capacidade de carga”, os pneus dispõem de um número real de lonas menor, em função das mudanças dos materiais da carcaças. Exemplo: 16 PR.
O pneu Radial tem gravado no seu costado a letra “R” que o identifica como pneu de construção de carcaça Radial. PNEUS DIAGONAIS: É formado por uma estrutura rígida [carcaça] única por lonas têxteis as quais são montadas diagonalmente de talão a talão.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Cada letra indica a velocidade máxima que um pneu pode sustentar sob sua capacidade de carga recomendada. Em nosso exemplo, “H” é equivalente a uma velocidade máxima de 209 km / h. Mesmo que um pneu seja capaz de funcionar a essa velocidade, os motoristas não devem exceder os limites de velocidade legais.
FR significa for real, uma expressão muito usada na fala. Por sua vez, quando utilizada online, fr pode ter vários sentidos dependendo da sua intenção. Por exemplo, se você quer demonstrar que está falando sério a respeito de um assunto, pode empregar essa expressão como em: I'm fr angry with you.
Nos automóveis, normalmente coloca-se o motor na frente do veículo e as rodas motrizes são as de trás, configuração conhecida como "motor dianteiro, tração traseira" (disposição FR). Também existe a configuração onde o motor fica no meio do veículo, "motor central, tração traseira" (disposição MR).
O frâncio (Fr) é um elemento químico metálico, radioativo, pertencente ao grupo dos metais alcalinos e localiza-se no grupo 1 e período 7 da Tabela Periódica. Este possui número atómico 87 e massa atómica 223,0197. Este elemento é o mais pesado do grupo dos metais alcalinos.