O catalisador automotivo contém uma cerâmica que, quando dilacerada, forma um pó que pode ser reciclado, recuperando metais preciosos presentes em sua composição. Neste artigo, destacamos o papel fundamental da Lorene na reciclagem desses materiais, contribuindo para a sustentabilidade e economia circular.
Entretanto, no fim da sua vida útil, esse material pode ser reciclado, recuperando esses metais preciosos contidos em seu substrato. Assim, os catalisadores usados passam a se tornar uma fonte secundaria para a obtenção desses metais preciosos, sem necessidade de extração dos recursos naturais.
Via de regra, os catalisadores monolíticos virgens usados na indústria automotiva possuem em torno de 1,89 g/kg de platina, 0,29 g/kg de paládio, além de 0,10 g/kg de ródio, metais preciosos de altíssimo valor agregado.
O que acontece se tirar a cerâmica do catalisador?
Na prática, toda vibração muito excessiva pode fazer o elemento cerâmico do catalizador se partir, e fazer o catalizador parar de funcionar. Em casos extremos, essas partes da cerâmica quebrada, dentro do catalizador pode até obstruir uma parte da saída dos gases, diminuindo também o rendimento do carro.
Dessa forma, o carvão ativado passa a servir como um suporte catalítico, purificando o meio para o qual ele se destina. Alguns exemplos deste tipo de aplicação são: - Remoção de Compostos de Enxofre do Gás Natural (fase gasosa). - Dessulfurização de Nafta e Querosene (fase líquida).
Os catalisadores podem conter metais preciosos como paládio, platina e ródio. Surpreendentemente, alguns desses metais têm um valor mais alto do que o próprio ouro. Um exemplo disso é o ródio, um metal que muitas pessoas desconhecem, mas que já chegou a ter um preço 17 vezes maior do que o ouro.
Um componente que fica no escapamento para eliminar a nocividade dos gases de combustão. E o catalisador é valioso, pois contém elementos químicos nobres, como o ródio, platina, paládio, que podem valer até seis mil reais o quilo.
Além de obter lucro com a venda de sucata de catalisador, você também ajudará a preservar o meio ambiente, tudo que compramos recebe a destinação final correta, aumentando o ciclo de vida dos materiais.
Remover o catalisador pode render multa e retenção do carro. Embora seja item obrigatório em todos os carros a combustão vendidos no Brasil há décadas, o catalisador ainda é um componente pouco conhecido e, por isso, é alvo de fake news constantemente.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Responsável por neutralizar gases poluentes gerados pela combustão no motor de veículos, o catalisador virou alvo de furtos por conter metais preciosos, alguns mais valiosos do que o ouro.
O catalisador é composto por uma matriz, que pode ser feita de cerâmica ou metal, revestida por metais nobres, como platina, paládio e ródio. Essa matriz é envolvida por uma manta, que cumpre as funções de isolamento térmico e vedação.
A colmeia de dutos com metais tem propriedade purificar os gases em até 98%. Estima-se que uma motocicleta equipada com catalisador emita ao menos cinco vezes menos poluentes, um excelente motivo para não alterar o sistema de escape de sua moto.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
1) Primeiramente, retirar o catalisador aumenta sim a potência, mas esse aumento é mínimo e, na maioria das vezes, nem mesmo é notado pelo condutor. Retirá-lo e colocar um chip de potência ou trocar o filtro vai resultar em um aumento de potência entre 5 e 15 cavalos, dependendo do modelo.
Se você tem que trocar o seu catalisador, você pode optar por comprar um usado sob o aspecto financeiro - um catalisador descartado irá poupar-lhe dinheiro à primeira vista. No entanto, você deve ter em mente que os catalisadores que já foram utilizados são mais propensos a falhar em um curto espaço de tempo.
Quanto custa o kg de pó de catalisador? Existe uma variação grande de acordo com o local do país, mas pelo que eu vi o valor de 1 quilo de pó catalisador é de aproximadamente R$500. O preço é tão alto porque esse material contém metais preciosos na sua composição.
Esse posto pertence ao ródio, praticamente desconhecido e usado principalmente em catalisadores automotivos. O grama do ouro custa atualmente cerca de 67 dólares, com 0,0013 partes por milhão de ocorrência na crosta terrestre.
O roubo de catalisadores é mais comum em carros mais recentes, como os carros a motores a combustão e os carros híbridos, pois têm catalisadores pouco utilizados. O principal motivo é o facto de conterem partículas valiosas que estão em bom estado de conservação e, portanto, valerem mais.