Provérbios 5 é um chamado para viver uma vida justa e virtuosa. Nele a sabedoria é retratada como um dom divino para orientar nossa vida, para que não seja destruída e depravada. Especificamente, o texto inspirado enfoca a importância da fidelidade conjugal e, alerta sobre os terríveis perigos da infidelidade.
Deus deu ao ser humano o privilégio da liberdade de escolha, mas diante disso ele nos instrui a usar essa liberdade com sabedoria. O pecado ao contrário em nada traz liberdade, somente prisões. É impossível pecar sem se prender, um dos enganos do pecado é que ele promete liberdade, mas somente traz escravidão.
A mulher estranha ou adúltera conhece o poder que há em sua feminilidade ao falar palavras doces e brandas, por isso agarra as suas presas pelas suas palavras doces como mel.
Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).
Qual o significado de "Provérbios capítulo 5:16 versículo"? O significado desse versículo é que o prazer e a satisfação sexual devem ser encontrados dentro do casamento, evitando assim a infidelidade e a imoralidade sexual.
Provérbios 5 é um chamado para viver uma vida justa e virtuosa. Nele a sabedoria é retratada como um dom divino para orientar nossa vida, para que não seja destruída e depravada. Especificamente, o texto inspirado enfoca a importância da fidelidade conjugal e, alerta sobre os terríveis perigos da infidelidade.
Focando em duas metáforas, água e casamento, Salomão encoraja o leitor a acessar a verdadeira fonte de significado e alegria em sua vida. Salomão continua seu alerta contra uma vida baseada na falsidade. Na cultura para a qual Salomão escreve, a água é uma fonte de vida.
O provérbio número 5 pode ser interpretado como uma reflexão sobre a importância da autoconfiança e da autoestima para a realização de objetivos na vida. Ele sugere que acreditar em si mesmo e nas próprias capacidades é fundamental para enfrentar os desafios e superar as dificuldades que surgem no caminho.
O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o Temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria".
Deus está observando as escolhas que fazemos. Os dois caminhos estão postos diante de nós, e nos é concedido o poder de escolher a qual iremos seguir. Deus não nos força em uma direção ou outra. Ele nos apresenta a vida, enquanto o inimigo nos apresenta a morte.
Os filhos de Deus sabem que a palavra de Deus é regra de conduta e de fé. O texto acima é um apelo à fidelidade conjugal. Não é demais dizer que a fidelidade está “fora da moda”, nesta sociedade que preza por liberdade, mas vive em prisões.
A mulher sábia é aquela que sabe seu valor, que é dado pelo Próprio Criador, e desenvolve a sua fé. Em vez de se deixar vencer pelos sentimentos, por exemplo, a mulher sábia age com base na razão.
Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem. Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros.
De maneira mais construtiva, Mieder propôs a seguinte definição: "Um provérbio é uma frase curta e geralmente conhecida de um povo que contém sabedoria, verdade, moral e visões tradicionais de forma metafórica, fixa e memorizável e transmitida de geração em geração".
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.
Eu lhe ensinarei o caminho da sabedoria e o conduzirei por uma estrada reta. Quando andar por ele, nada o deterá; quando correr, não tropeçará. Apegue-se às minhas instruções e não as solte; guarde-as bem, pois são a chave da vida.
Como conclusão, podemos dizer que o povo bíblico (e nós também) encontra nos provérbios “coisas concretas e fatos que trazem lições de vida”. São ditos que procuram ensinar o povo a bem viver consigo mesmo, com os outros e com Deus.
3 Porque os lábios da estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. 4 Porém o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Provérbio é um ditado popular utilizado em determinada situação. Os provérbios têm a finalidade de aconselhar, demonstrar as maneiras pelas quais as pessoas enfrentam a realidade e realizam as suas tarefas.
“Bebe águas da tua própria cisterna, e águas correntes do teu próprio poço” (Pv 5:15). As águas aqui se referem ao prazer sexual. Sua própria esposa é uma das grandes dádivas de Deus, pelo que os maridos devem agradecer.