O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.
Jesus, bom pastor e porta das ovelhas, é um chefe cuja autoridade se expressa no serviço, um chefe que para comandar doa a vida e não pede a outros que a sacrifiquem.
Como era a porta das ovelhas do tanque de Betesda?
Do lado de fora da porta das ovelhas haviam cinco pavimentos de água, tal como o Tanque de betesda; por essa porta passavam especialmente pessoas que eram enfermas ou que tinham um de seus familiares enfermos, porque ali era conhecido como lugar de cura!
Ele é a porta pela qual as ovelhas entram e saem. Em Jesus, as ovelhas que entram não permanecem lá dentro para serem sacrificadas, mas saem para se alimentar do pasto, se alimentar de vida. Esta imagem usada por Jesus, 'eu sou a porta das ovelhas' é uma crítica ao templo de Jerusalém e seus rituais de sacrifício.
A Porta das Ovelhas, portanto, é o lugar de rendição a Cristo e da experiência de conversão, quando somos lavados pelo seu sangue e regenerados em nosso espírito: - Ap 1.5, “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.
O TANQUE DE BETHESDA - Rodrigo Silva | Evidências NT
Por que Jesus disse que era a porta?
Nesse contexto, tem como significado “oportunidade”. Em Jo 10.9, Jesus afirma, metaforicamente, ser a porta. Na lição de hoje, vamos aprender sobre o significado dessa afirmação para as nossas vidas. Ao afirmar ser a porta, Jesus estava querendo dizer que é a via de acesso e a oportunidade.
O que significa os cinco alpendres do Tanque de Betesda?
Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem.
Qual era a festa que estava acontecendo no capítulo 5 de João?
Em João 5:1 lemos que depois que Jesus Cristo ministrou na Galileia, Ele foi para Jerusalém observar a festa dos judeus, mais provavelmente a Páscoa (ver João 5:1, nota de rodapé a). Enquanto em Jerusalém, foi a um tanque de água perto do templo.
Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama as suas próprias ovelhas pelo nome e as conduz para fora. Depois de levar para fora todas as que lhe pertencem, vai na frente delas, e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele.
Uma das portas é a porta das ovelhas. Essa porta conduz ao templo de Jerusalém. Por essa porta passavam as ovelhas iam ser lavadas nos tanques para serem sacrificadas. O aprisco era o lugar onde as ovelhas eram preparadas para o sacrifício.
Porque Jesus só curou um paralítico no Tanque de Betesda?
Jesus o curou e ele saiu andando com o seu colchão embaixo do braço. Mas só o curou porque ele respondeu positivamente ao questionamento de Jesus. Esta foi a oportunidade que lhe foi dada: Ficar curado ou permanecer pelo resto dos seus dias esperando uma chance para entrar na água.
Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).
Como comunidade de fé, devemos incentivar uns aos outros a abraçar o chamado para uma mudança positiva, seja na vida pessoal ou na sociedade. Jesus encoraja o homem paralítico a “levantar-se, pegar sua cama e andar” (João 5:8). Esta é uma mensagem de capacitação e responsabilidade pessoal.
Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.
A ovelha é atrelada também a felicidade e a caridade. A expressão “guardar o rebanho”, para muitos cristão, está intimamente ligada ao procurar fazer o bem sem olhar a quem e pensar e dar prioridade para o que nos faz feliz! Que tal vir ver de perto esses animais que são símbolos de renovação, fé e esperança?
O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pasto.
1 – Por aí, podemos saber sobre a importância de uma porta. Por isso Jesus disse peremptoriamente: “Eu sou a porta”. a) É poderosa esta declaração. Nela se encerra a mensagem de nossa salvação e indica que o homem só poderá alcançar a salvação, entrando pela porta certa, que é Jesus.
Quanto ao relato do livro Atos dos Apóstolos, o nome da festa é Pentecostes e o local é a cidade de Jerusalém, não especificando se a reunião foi realizada no Templo ou próxima a ele.
Nos tempos bíblicos, o Tanque de Betesda era um reservatório de água que se tornou um centro de peregrinação, especialmente para aqueles que buscavam cura. Acreditava-se que as águas do tanque tinham poderes curativos, e muitas pessoas se reuniam ali em busca de uma cura milagrosa.
Qual era a idade do paralítico do tanque de Betesda?
Ali, naquele dia narrado por João, um homem de 38 anos, paralítico, se lamentava pois sua falta de mobilidade o impedia de ser ágil e conseguir ser o primeiro a entrar no tanque para receber a cura. Foi quando Jesus apareceu e mudou essa situação.
O tanque: O tanque de betesda representa o mundo. As pessoas esperam muito do tanque, e acreditam que nele está a solução para seus problemas. O tanque não é justo, porque prioriza os de melhores condições. Aqueles que não conseguem se mover ficam para trás e as oportunidades são para os que podem correr.
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
Qual era o nome do paralítico do tanque de Betesda?
A bíblia narra em João 5 o encontro de Jesus com o paralítico no tanque de Betesda. Neste episódio, a série procura supor como foi a infância, juventude e fase adulta deste homem paralítico que recebe o nome de Jessé. Ele fica deficiente a partir da queda que sofreu na infância quando caiu de uma árvore.