No fim de 1936, entretanto, o regime nazista já havia conseguido criar uma força policial política forte e centralizada sob comando do líder das SS, Heinrich Himmler. Essa força policial política foi a Gestapo. A posição da Gestapo se fortaleceu mais ainda no verão de 1936, quando foi unida à Polícia Criminal (Kripo).
Uma ferramenta importante do terror nazista era o Esquadrão de Proteção (Schutzstaffel), conhecido como SS. A princípio, seus membros formavam uma guarda especial com a função de proteger Adolf Hitler e outros líderes do Partido.
Nos Julgamentos de Nuremberg no pós-guerra, a Waffen-SS foi considerado uma organização criminosa devido à sua conexão com o Partido Nazista e ao envolvimento direto em inúmeros crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
A Gestapo foi a polícia secreta criada pelos nazistas com o objetivo de monitorar e perseguir indivíduos e grupos que pudessem representar alguma ameaça para o Estado. A palavra gestapo é uma contração de geheim Staatspolizei, termo em alemão que significa “polícia secreta do Estado”.
Os alemães deportaram judeus de toda a Europa ocupada para os campos de extermínio na Polônia, onde eram sistematicamente assassinados, e também para os campos de concentração, onde eram usados para trabalhos escravo – “extermínio por meio do trabalho”.
Em setembro de 1939, a Polícia da Segurança foi unida oficialmente com o Serviço de Inteligência das SS (SD). Em conjunto, elas formaram um novo órgão denominado Gabinete Central de Segurança do Reich (RSHA). A Gestapo se tornou o Gabinete IV do RSHA, porém continuou a ser conhecida como Gestapo.
O termo “Gestapo” deriva de Geheim Staatspolizei, expressão em alemão que significa “polícia secreta do Estado”. A Gestapo foi liderada a princípio por Hermann Göring, um dos grandes nomes do Partido Nazista na década de 1930.
Como agia a Gestapo? Uma parte essencial para o funcionamento da Gestapo eram as denúncias. As denúncias anônimas foram fundamentais para que a polícia fosse capaz de investigar crimes como os de “corrupção sexual”, por exemplo.
A Gestapo se tornou Amt IV (Departamento IV) da RSHA e Müller se tornou o chefe da Gestapo, com Heydrich como seu superior imediato. Após o assassinato de Heydrich em 1942, Himmler assumiu a liderança do RSHA até janeiro de 1943, quando Ernst Kaltenbrunner foi nomeado chefe. Müller continuou sendo o chefe da Gestapo.
As SS, inicialmente criadas para garantir a proteção pessoal de Hitler, e as SA (Tropas de Choque do Partido Nazista), formadas por arruaceiros sem treinamento militar formal, passaram então a ter autoridade policial formal.
Meine Ehre heißt Treue (pronunciado [ˌmaɪnə ˈʔeːʁə haɪst ˈtʁɔʏə]; "Minha Honra chama-se Lealdade") foi o lema da Schutzstaffel (SS) sob Adolf Hitler e o Partido Nazista na Alemanha Nazista.
Os soldados das SS capturados que faziam parte do Kampfgruppe Peiper foram julgados durante o Julgamento do Massacre de Malmedy após a guerra por esse massacre e vários outros na área. Muitos dos autores foram condenados a forca, mas as sentenças foram comutadas.
Os nazistas acreditavam que raças superiores não só tinham o direito, mas também a obrigação de dominar e até mesmo exterminar as inferiores. Eles acreditavam que a “luta racial” era consistente com as leis da natureza.
SOCIEDADE SIMPLES. Anteriormente à vigência do Código Civil/2002, as Sociedades Simples (sigla S/S) eram denominadas "Sociedades Civis" (sigla S/C). As S/S abrangem aquelas sociedades que não exercem atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 982 do Código Civil).
Os prefixos para embarcações civis podem identificar o tipo de propulsão, tal como "SS" (steamship) - embarcação a vapor ou "MS" (motorship) - embarcação a motor, ou ainda identificar a finalidade ou uso da embarcação, tal como "RV" (research vessel) - navio de pesquisa.
Qual foi o Exército mais poderoso da Segunda Guerra Mundial?
Exército Vermelho é a forma pela qual o exército da União Soviética ficou conhecido. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele se transformou no maior exército da história humana. Soldados soviéticos se preparando para a Batalha de Stalingrado, cuja vitória foi um dos principais feitos do Exército Vermelho.
Himmler foi um dos homens mais poderosos da Alemanha Nazi e um dos principais responsáveis directos pelo Holocausto. Durante a Primeira Guerra Mundial, Himmler serviu num batalhão de reserva, impedindo-o, assim, de participar mais activamente neste conflito mundial.
A Gestapo era a polícia secreta da Alemanha nazista. Criada por Hermann Göring e Rudolf Diels tinha como função investigar os opositores do regime nazista. Era utilizada para perseguir grupos como judeus, socialistas, comunistas e antifascistas.
Qual foi o primeiro país a ser invadido pela Alemanha nazista?
As tropas alemãs invadiram a Polônia no dia 1º de setembro de 1939, deflagrando assim a Segunda Guerra Mundial. Em resposta à agressão alemã, a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha nazista.
Em Berlim, na Alemanha, as autoridades da Alemanha nazista, da Itália fascista e do Japão imperial assinam o Pacto Tripartite de dez anos (o Pacto das Três Potências), uma aliança militar. O pacto selou a cooperação entre as três nações (potências do Eixo) para travarem a Segunda Guerra Mundial.
Nome. O nome oficial do Estado nazista foi Deutsches Reich (Reich Alemão) entre 1933 e 1943 e Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão) entre 1943 e 1945. Deutsches Reich é geralmente traduzida como "Reich Alemão". Os termos em português mais comuns são "Alemanha nazista" e "Terceiro Reich".