A mirra, ou incenso de mirra, trazida como presente por Baltasar, o Mago de pele escura, também é uma resina. Também é extraído do tronco de uma Burserácea, embora de um gênero diferente do frankincense: Commiphora myrrha. O termo “mirra” é derivado da palavra semítica murr que significa “amargo”.
"Os magos tinham ouro, incenso e mirra: o primeiro, evidentemente, corresponde a um rei; o incenso é usado no sacrifício a Deus; a mirra, por fim, embalsama os corpos dos mortos."
Em uma noite estrelada há muito tempo, conta a história, três magos trouxeram presentes para o bebê Jesus em um estábulo. Um dos presentes era ouro, os outros, o incenso olíbano e a mirra.
Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.
Inspirado na presença de Jesus Cristo, esse incenso é perfeito para purificar ambientes e fortalecer a conexão com a fé, promovendo a paz interior e o amor incondicional. Ao acender este incenso, você cria um espaço harmonioso e acolhedor, propício para encontrar clareza, conforto e renovar sua fé.
OURO, INCENSO E MIRRA: O SIGNIFICADO DO PRESENTE DOS MAGOS PARA JESUS
Para que servia o incenso na época de Jesus?
Incenso: propriedades e benefícios
A fumaça que sobe do incenso queimado era considerada uma oferta de boas-vindas aos deuses e encorajava a meditação e purificação. A própria palavra “incenso” é provavelmente derivada do latim arcaico “incensum”, aceso, e indica como esta substância foi utilizada.
O incenso é um lembrete da presença odorífera de Nosso Senhor, e seu uso acrescenta à liturgia uma aura de solenidade. A imagem e o odor da fumaça reforçam a transcendência da Missa, que liga o Céu à terra e permite que entremos na presença de Deus.
Ele tem significado que sempre foi considerado purificador e equilibrador de energia. Além disso, estão associados à inteligência, ao poder mental e à comunicação. Ele é um símbolo do ar.
Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Há duas palavras hebraicas que se traduzem por incenso – uma significa propriamente a espécie de goma – a outra refere-se ao fumo que sai do sacrifício e do incensário. o incenso era oferecido, ou juntamente com outras oblações (como em Lv 2.1), ou só sobre o altar do incenso (Êx 30.1 a 9), ou num incensário (Lv 16.12 ...
No dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis. A data marca a passagem bíblica que traz a história dos três reis magos que visitaram o bebê Jesus Cristo e levaram como presentes ouro, olíbano (Boswellia, também chamada incenso aromático ou franquincenso) e mirra (Commiphora myrrha).
Tanto o incenso como a mirra são resinas extraídas de pequenas árvores que crescem em regiões desérticas ou semidesérticas de África e do Médio Oriente, onde são utilizadas contra bactérias e fungos em feridas. São reconhecidas desde tempos ancestrais as suas propriedades desinfetantes e analgésicas.
Os hebreus usavam a mirra para ungir os vasos sagrados do templo, e a sua utilização cerimonial pode explicar o facto de fazer parte dos presentes levados a Jesus, já que todos os elementos tinham um significado: o ouro era um presente para os reis, o incenso para os sacerdotes e a mirra para os profetas.
Raros e preciosos, o incenso (ou Olibanum) e a Mirra foram os primeiros presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. Usado desde tempos imemoriais, o incenso de resina é utilizado para purificar e elevar as preces e orações aos céus "Per Fumum" (do latim: pela fumaça).
A tradição afirma que seus nomes são Belchior, Gaspar e Baltazar. Segundo a Bíblia, eles identificaram sinais no Céu que mostravam o nascimento do Messias, o Salvador de toda a humanidade. Primeiro eles chegaram em Jerusalém, a capital de Israel.
O perfume característico produzido pela queima do incenso subia às narinas de Deus, da mesma maneira que sobem aos céus as orações do justo. O altar do incenso era apropriadamente colocado próximo da arca, ainda que do lado de fora do véu, pois o sacerdote tinha que usá-lo diariamente.
A localização deste utensílio era tão próxima do Lugar Santíssimo, que fez o escritor aos hebreus considerá-lo como pertencente a este (Hb 9.3,4). -O altar do incenso:(Êxodo 30:1 )E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de cetim o farás.
Nadabe e Abiú realizam sacrifícios não autorizados e são mortos por fogo que sai de diante do Senhor — Proíbe-se que Aarão e seus outros filhos lamentem a morte deles — Aarão e seus filhos devem abster-se de vinho e de bebida forte — Devem ensinar tudo o que o Senhor revelou a Moisés.
2:1), mas agora entrava em contato com um fogo estranho, um fogo que não provinha do altar de cobre. Com esta atitude, Nadabe e Abiú descumpriam um dos principais deveres dos sacerdotes, que era o de distinguir entre o santo e o profano (Lv. 10:10).
O incenso foi um dos presentes oferecidos pelos magos ao menino Jesus (Mt 2,11), lembrando o que está escrito em Isaías:”… ouro e incenso é o que eles trazem, e vêm anunciando os louvores do Senhor “(Is 60,6). Queimar incenso, na Bíblia é um ato de adoração a Deus.
Antes de Cristo, o incenso na Bíblia aparece como uma oferta a Deus nos templos. Era utilizado com uma maneira de se conectar com o Senhor de forma direta. Era como se a queima do aromatizante elevasse aos céus os pedidos e agradecimentos de todos.
Ali Arão queimava o incenso aromáticos das especiarias duas vezes por dia. Pela manhã às 9 horas e a tarde as 3 horas. Era uma simbologia do horário em Jesus Cristo foi crucificado como aroma suave a Deus (Mt 27.45; Mc 15.25).
Devemos ofertar o incenso, confessando que ele é o Deus verdadeiro. E devemos ofertar também o incenso, crendo que ele assumiu nossa condição carnal para trazer a Graça à humanidade. Mas os presentes dos reis possuem um sentido moral. O mesmo são Gregório nos diz que o ouro significa a sabedoria (cf.
A palavra INCENSO vem do latim e significa QUEIMA. O incenso é feito de uma mistura de ervas, aromas e carvão, um dos seus principais benefícios é a purificação energética do ambiente, além da atração de boas energias.
Incenso (em latim, incendere: "queimar") é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos - no caso, plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimados. O "incenso" refere-se à substância em si, mais do que o cheiro que ela produz.