Teoricamente, a “encomienda” era um direito concedido pelo rei a espanhóis como recompensa por serviços prestados à coroa. Era, portanto, uma graça, um favor real. Consistia na cobrança e apropriação para si dos tributos devidos pelos indígenas que lhes eram encomendados.
Na primeira etapa da colonização espanhola, uma forma de exploração do trabalho indígena foi a mais utilizada: a encomienda. Esta consistia que como prêmio de conquista as comunidades indígenas subjugadas eram obrigadas ao pagamento de tributos em gêneros ou prestações de trabalho.
Os chamados 'encomenderos' reuniam os grupos indígenas nos seus locais de trabalho e neste espaço eles eram doutrinados por missionários que integravam, normalmente, as ordens religiosas mais comuns nesta época. Além de tudo, os nativos ainda tinham que prover as necessidades de seus doutrinadores.
Encomienda: Nesse sistema, os espanhóis recebiam terras e indígenas para trabalhar nelas. Os indígenas eram obrigados a pagar tributos e fornecer trabalho manual aos espanhóis, em troca de proteção e evangelização.
Encomienda: era um sistema de trabalho forçado introduzido pelos espanhóis no início da colonização. Consistia na concessão de índios nativos a colonizadores em troca de sua obrigação de proteger e converter esses nativos ao cristianismo.
A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Espero ter ajudado!
Assim, foi implantado um novo sistema: o repartimiento. Através das Leyes Nuevas (1542), o rei proibiu a escravidão indígena e determinou o fim dos serviços pessoais (encomiendas).
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
Qual a diferença entre vice-reinos é capitanias gerais?
Os vice-reinos, que eram maiores e com maior poder aquisitivo, pelo alto número de tributos que arrecadava, detinham de um poder maior e mais abrangente. As capitanias tinham o predomínio um pouco menor e as suas atividades eram um mais restritas.
Quantos e quais eram as capitanias gerais da América Espanhola?
A extensão territorial da colônia espanhola da América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os quatro vice-reino eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.
A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê- las. As encomiendas eram hereditárias, mas não perpétuas.
O repartimiento, na verdade, era uma modalidade já conhecida pelas populações indígenas anteriormente subjugadas ao império inca (mita) e asteca (cuatéquil). Esse tipo de sistema era usualmente gerido através de um sorteio onde os índios selecionados deveriam trabalhar compulsoriamente durante certo tempo.
A “Mita” (adap- tação espanhola do sistema de cuatequil ameríndio) e a “encomenda” (sistema de trabalho introduzido pelos espanhóis, que consistia na captura e exploração do trabalho ameríndio em troca de uma suposta “proteção” e da catequização), foram regimes de trabalho forçado que burlavam a proibição da ...
Teoricamente, a “encomienda” era um direito concedido pelo rei a espanhóis como recompensa por serviços prestados à coroa. Era, portanto, uma graça, um favor real. Consistia na cobrança e apropriação para si dos tributos devidos pelos indígenas que lhes eram encomendados.
O que foi a encomienda no sistema colonial espanhol?
Com as encomiendas (cujo significado é recomendar, delegar), os colonos espanhóis aperfeiçoaram o sistema de repartimiento, conseguindo estabelecer acordos com os chefes tribais dos nativos e, a partir disso, aplicar a mão de obra tanto na extração de metais quanto em pequenas lavouras.
Como o sistema de encomienda utilizado pelos espanhóis interferiu nos valores e nas crenças dos povos Pré-históricos?
Em resumo, o sistema de encomienda teve um impacto devastador nos valores e crenças dos povos pré-hispânicos, levando à destruição de suas estruturas sociais, imposição de novos valores e crenças, mudanças econômicas drásticas e perda significativa de identidade cultural.
A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas.