Além das velas, Iansã também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas. A oferenda para esta Orixá deve ser deixada em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Guiné, arruda, folha de pitangueira, Espada de Iansã, Folha de Louro (não serve para banho), Erva de Santa Bárbara, cravo da Índia, Abre-caminho, Alfavaca-roxa, Bambu, Alface, para-raio, pinhão roxo, pata de vaca e peregum, são ALGUMAS das ervas de Iansã!
Descrição. A erva Espada de Iansã, também conhecida como "espada de Santa Bárbara," é uma planta sagrada na religião afro-brasileira Candomblé, especialmente no culto a Iansã, a orixá do vento e das tempestades.
A Espada de Santa Bárbara (Sansevieria Trifasciata) é uma planta de interior popular e de baixa manutenção, com folhas variegadas de verde e amarelo. Resistente e adaptável a diversas condições de luz, é ideal para purificação do ar em escritórios e residências.
Sua cor é representada pelo amarelo, coral, vermelho ou rosa. Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério.
COMPOSIÇÃO: Camomila, Erva cidreira e Calêndula. Apague o fogo; Despeje as ervas; Tampe e deixe descansar por 20 min, Coe e espere a temperatura amornar. Tome seu banho normalmente e finalize derramando o banho de ervas do pescoço aos pés.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Quem desejar agradar a deusa deve lhe ofertar cabras, abará e acarajé – bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê, conhecido em diversas regiões da África como áráká -. Outro alimento que pertence à orixá guerreira é o bolinho de fogo de Iansã.
Complementando, a Pirita confere proteção e prosperidade. Juntas, estas pedras se unem para criar um amuleto que não apenas celebra a energia de Iansã, mas também oferece uma sinergia de poder, paixão e proteção em sua jornada.
YÁNSÀN - YANSÃ: Maçã, atrai vitalidade e dinamismo. Deve ser usada para esquentar as paixões. SÀNGÓ - XANGÔ: Almíscar, ativa o poder liderança e sedução. Deve ser usada para conquistas.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).
A erva-de-santa-bárbara é uma planta da família das mostardas que pode ser encontrada principalmente em ambientes úmidos, como margens de rios, ou em beiras de estrada, plantações, colinas e terrenos baldios.
Nomes populares: cinamomo, santa-bárbara, jasmin-de- -caiena, lilás-da-china Nome científico: Melia azedarach L. A Árvore de Santa Bárbara provavelmente apresenta este nome por ter sido trazida ao Brasil pelos portugueses, que coletaram exemplares durante as expedições à Índia, de onde é originária.
São muitos os nomes dados a “Sansevieria Trifasciata” – língua-de-sogra, rabo-de-lagarto, espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, espada-de-ogum, espada-de-iansã (quando bicolor). Ela é uma planta herbácea, tóxica e de origem africana.