12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Todos nós que desejamos seguir a Jesus precisamos aprender a compreender as fraquezas do nosso próximo e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a reencontrar o caminho novo que o Senhor abre por meio da Lei do Amor e da Misericórdia.
'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. A mentalidade do mundo é diferente do modo de pensar de Deus e somente quando temos intimidade com Ele nós conseguimos entender o mistério da Salvação. Só quem pode nos tirar da morte do pecado é Jesus Cristo, que veio em nome do Pai para revelar ao mundo a Sua misericórdia.
Jesus dá testemunho de que Ele é a Luz que veio tirar o mundo das trevas. O testemunho de alguém é fidedigno quando consegue transformar a vida de outras pessoas e faz com que elas queiram viver o mesmo. A mensagem deste Evangelho se torna vida em nós na medida em que a acolhemos como verdade e a experimentamos com fé.
Jesus, a Luz do Mundo - João 8:12 | Rev. Ericson Martins
O que significa João 8 11?
João 8,9-11: Jesus e a mulher
A resposta de Jesus derruba os adversários. Os fariseus e os escribas se retiram envergonhados, um depois do outro, a começar pelos mais velhos. Aconteceu o contrário do que eles queriam. A pessoa condenada pela lei não era a mulher, mas eles mesmos, que pensavam ser fiéis à lei.
Jesus, sem responder aos acusadores, “inclinando-se, se pôs a escrever com o dedo na terra”. Depois, dirigindo-se aos que insistiam em apedrejar a adúltera, lhes disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra”. E diz o texto que Jesus “continuou escrevendo no chão”.
“E conhecereis a verdade” – ou seja, conhecerão mais clara e completamente a verdade; pela qual poderão tanto compreender Cristo, que se definiu como o Caminho, a Verdade e a Vida, quanto as proposições que Cristo revelou.
1 Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. 2Ao amanhecer, ele apareceu novamente no templo. Todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se sentou para ensiná‑lo.
É poder levar amor e acolhimento, em um momento de incertezas. É ter #coragem para enfrentar desafios e ter a capacidade de ver #esperança, mesmo diante da escuridão. Há um ano, os profissionais da saúde são luz na vida de milhares de pacientes.
As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.
No evangelho (Jo 12, 44-50) Jesus Cristo afirma que veio ao mundo como luz (Phós, Lux). Mas esta luz deve ser aceita nos corações das pessoas e dos povos. Jesus é a luz do mundo, única capaz de conduzir à vida. Ela brilha por si só, dissipando todas as trevas do mundo, da realidade humana no pecado e na morte.
Designados “luz do mundo”, os discípulos são provocados por Jesus que são moldados à “semelhança de Deus”, e assim como Ele, que é Luz, devem ser “luz do mundo”, isto é, “mostrar os caminhos retos”.
Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.
10 O ladrão não vem senão para roubar, para matar, e para destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Com a expressão: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”, Jesus toca a consciência daqueles homens e mulheres que se consideravam justos, sem pecados e por isso sem motivos de censura.
Quando ele viu Jesus que estava vindo ao seu encontro ele disse que Jesus era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1,29). Sendo uma expressão de fé dita a Jesus por João, é a objetividade da pessoa do Senhor, o Cordeiro de Deus, único, imolado, sem mancha de pecado, na cruz para a salvação da humanidade.
Encontramo-nos perante Jesus Cristo que escreve com o seu dedo, o "dedo de Deus" e, juntamente com a sua palavra, quer gravar a lei da misericórdia no coração daqueles homens.