1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
O salmo 139 é uma oração de louvor e ação de graças que humildemente dá sentido ao conhecimento que Deus tem de nós. Ele nos ajuda a compreender mais claramente quão íntima é a presença de Deus conosco. O salmista proclama que Deus o criou com infinito cuidado e o formou em divina semelhança.
Muitas vezes não entendemos o que estamos passando, não sabemos qual direção devemos seguir, não sabemos o que passa dentro de nosso coração, mas o Senhor conhece nossa necessidade, nossa dúvida, nossos medos, e somente Ele é capaz de nos guiar pelo melhor caminho.
Este salmo apresenta Davi que se maravilha diante do Deus onisciente. Nada escapa a nosso Deus. O que ele sabe de nós vai além do nosso nome, nosso endereço e nossa profissão. Ele conhece nosso coração; nossos desejos mais profundos e nossas intenções.
1 Senhor, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
Ele sabia que a bondade e a fidelidade de Deus eram a causa que o mantinha de pé no enfrentamento de seus problemas diários e isso o levava a dar graças ao Senhor manifestando plena satisfação pelas bênçãos recebidas. Esta é a mensagem central deste salmo.
O que significa esconder a tua palavra no meu coração?
Esconder (ou guardar) a palavra no coração pode ter sido uma expressão do salmista inspirada na palavra do profeta Jeremias, no capitulo 31, versos 33 e 34, que se refere a uma promessa do Senhor de que através de um Novo Concerto com a Casa de Israel, a palavra seria escrita no coração do povo.
O versículo 14 do capítulo 139 dos Salmos é uma linda expressão de amor e gratidão pelo cuidado de Deus. Faz com que possamos ver o quanto Deus nos ama e nos quer bem, e nos encoraja a confiar e buscar sua direção. Deus nos ama e nos cuida, e este versículo é um lembrete maravilhoso de Sua bondade.
Sonda-me é uma expressão usada na Bíblia para se referir a uma oração ou súplica a Deus para que Ele examine o coração e os pensamentos do indivíduo. A palavra “sonda” vem do hebraico “bachan” que significa “testar” ou “examinar”.
O que Davi estava passando quando escreveu o Salmo 139?
Será que pequei contra Deus? Se você já se sentiu assim então você sabe o que Davi estava passando quando escreveu este Salmo. Davi estava com ódio daqueles que são inimigos decididos e declarados de Deus. Davi tinha ódio daqueles que tem ódio de Deus e os considerava inimigos.
O Salmo 139 mostra revelações profundas sobre a nossa existência e sobre a nossa identidade. Com apenas 3 palavras descreva quem é você. É difícil falar sobre nós mesmos, às vezes é muito mais fácil falar dos outros, né? Mas se nós não sabemos que nós somos não saberemos para onde ir.
Por fim, o Salmo 139:16 nos motiva a viver uma vida de gratidão. Devemos lembrar que Deus nos criou por amor e que Ele nos conhece melhor do que nós mesmos. Então, devemos nos esforçar para viver a vida da melhor maneira possível, pois isso é o que Ele deseja para nós.
O Salmo 139 é um dos mais belos e comoventes textos bíblicos. Ele é um hino de adoração a Deus, que descreve a onipresença, a onisciência e a onipotência do Criador.
Tudo que nós precisamos e recebemos de Deus é somente pela sua graça, compreende? Nunca recebemos dEle algo que é fruto do nosso esforço, trabalho e do nosso próprio suor. É a maravilhosa graça do Senhor, ela é que nos envolve, traz sentido para nossa vida, enche nosso coração de paz, alento, alegria e vitórias.
Deus sonhou com você, e Ele queria que você fosse exatamente assim como você é, diante dos olhos de Deus você é perfeito, até mesmo seus pecados são encobertos pelo precioso sangue de Jesus.
Guardar a Palavra de Deus significa que o nosso coração se abre, está aberto para aquela Palavra como a terra se abre para receber as sementes. A Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. E Jesus nos disse o que acontece com a semente: algumas caem ao longo do caminho, vem as aves as comem.
Em Provérbios 4.23 está escrito que é do coração que procedem as fontes da vida. A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó SENHOR! Ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Ao ler essa passagem (de preferência o Salmo todo, que é maravilhoso) podemos sentir a presença de Deus em nossas vidas e ser lembrados de Sua fidelidade e amor constante. Não precisamos buscar segurança em outros lugares ou em outras coisas, pois Deus está conosco em todo momento.
O salmista está dizendo que Deus é o nosso abrigo, nossa fortaleza, nossa força, nosso poder e nosso socorro sempre presente. Ele não irá a lugar algum e estará sempre conosco. Portanto, não temos que deixar o temor nos sufocar e nos paralisar.
Salmo 136. "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Senhor dos Senhores; porque a sua benignidade dura para sempre.