Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.
Algumas ações são perigosas e pode estragar de forma permanente sua TV: Borrifar água diretamente sobre a tela. Utilizar detergentes e lustra-móveis durante a limpeza. Limpar o aparelho enquanto estiver ligado.
Aquecimento: Assistir TV por muito tempo pode causar aquecimento interno na televisão. Embora a maioria das televisões seja projetada para dissipar o calor de maneira eficaz, o superaquecimento constante pode, teoricamente, reduzir a vida útil dos componentes internos ao longo do tempo.
Estudos sugerem que assistir televisão (vídeos em geral) por períodos prolongados muda a estrutura anatômica do cérebro de uma criança e diminui as habilidades verbais. O desenvolvimento da fala, raciocínio e outras habilidades intelectuais podem atrofiar ao se ver uma tela passivamente.
VIDEO GAME ESTRAGA TV? | Cortes do Loop Ao Vivo #271
O que queima a tela da TV?
O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.
Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia? Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.
Simplesmente desligar a energia pode acelerar o desgaste dos componentes eletrônicos - mais ou menos o que ocorre quando há falta ou oscilação de energia elétrica.
Uma TV LED tem, em média, uma vida útil que varia de 40.000 a 100.000 horas de funcionamento, mas fatores ambientais como alta temperatura, exposição direta ao sol e problemas de ventilação podem diminuir essa expectativa.
Isso não é defeito. *Recomendamos não desligar a TV diretamente pelo cabo de força, pois estará sujeito a ocorrer danos ao plugue, a tomada e em casos extremos, pode ocorrer um incêndio.
Veja a seguir: Evite usar panos ou esponjas ásperas, pois elas podem arranhar ou riscar o eletrodoméstico; Em hipótese alguma passe o pano molhado em sua TV. Por se tratar de um equipamento eletrônico, o excesso de água pode estragar o aparelho.
Confira se a tela da sua tv está exibindo cores vivas e nítidas. Imagens desbotadas ou com tons estranhos podem indicar um problema de qualidade. Verifique se não há manchas ou marcas na tela da sua tv. Essas imperfeições podem afetar negativamente a sua experiência de visualização.
Maior durabilidade: As TVs QLED não sofrem de burn-in como as TVs OLED, fazendo delas uma escolha mais robusta para uso prolongado com imagens estáticas. Eficiência energética: O uso de pontos quânticos pode ser mais eficiente em termos de energia comparado a outras tecnologias de tela.
O burn-in é um problema que ocorre em TVs, monitores e celulares com tela OLED, exibindo manchas permanentes. Esse efeito é causado pelo desgaste dos componentes orgânicos que compõem o display.
Utilizar nobreaks, estabilizadores, filtros de linha e protetores de surto, além de realizar manutenções preventivas e garantir um bom sistema de aterramento, são passos fundamentais para evitar danos e prolongar a vida útil dos seus dispositivos.
O motivo pelo qual os alto-falantes das TVs atuais geralmente soam tão mal é devido ao tamanho dos drivers (alto-falantes) dinâmicos e à sua qualidade.
TVs, computadores, carregadores, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que não necessitam estar plugados podem e devem ser retirados da tomada após o uso, pois continuam consumindo energia. Muitas pessoas deixam os aparelhos em stand-by (aquela luz vermelha quando você desliga no controle remoto).
É muito comum o hábito de deixar a TV ligada enquanto realizamos outras atividades, mas isso gera um consumo desnecessário. O ideal é ligar o aparelho apenas quando você for realmente assistir a alguma coisa.
“Caso o consumidor tenha tido um eletrodoméstico queimado, um equipamento queimado, ele deve buscar a concessionária demonstrando o dia do ocorrido, o modelo e marca do equipamento e pedir o ressarcimento do valor. E ele tem a opção de pedir o conserto ou ressarcimento do produto”.
A TV ligada emite luz artificial azul e pode suprimir a produção da melatonina, dessa forma, atrasando o início do sono. Como consequência, posterga também o início do estágio mais profundo de descanso, o REM, e prejudica as atividades reparadoras do organismo que acontecem neste período.
Segundo pesquisa realizada pela Escola de Medicina Johns Hopkins, dos EUA, um dos piores problemas é o barulho da televisão, cujos ruídos causam uma pequena excitação no cérebro, podendo até causar insônia crônica. O barulho causa inquietação na nossa mente, impedindo o nosso completo relaxamento.
O estudo mostra que crianças que assistiram a mais de duas horas de TV por dia tendem a ter essas condições, que levam a um risco aumentado de doenças cardíacas, diabetes e derrame", destaca a endocrinologista Deborah Beranger.