“As principais causas de dano ao catalisador são falhas no sistema de ignição”, esclarece. O especialista explica que, como o componente trabalha em altíssimas temperaturas, o contato com combustível não-queimado pode ser fatal.
Automóveis com o motor já desgastado ou desregulado, ou ainda com a injeção eletrônica não funcionando como deveria, podem danificar o catalisador, pois essas características aumentam as chances de haver um entupimento ou derretimento do componente.
Como qualquer outra peça de um veículo, o catalisador está sujeito a danos. Pode acontecer de a peça se quebrar, dano que acontece no filtro cerâmico. Ele também pode ser danificado quando o motor está desregulado ou desgastado, e até mesmo quando a injeção eletrônica não está funcionando corretamente.
O que acontece se andar com o catalisador estragado?
Entre os principais problemas de andar com um catalisador estragado, estão: O desempenho do motor pode ser afetado, o que resultará em menos eficiência e perda de potência do combustível; Um catalisador de carro com problemas pode indicar que existem outros problemas no sistema de combustão.
Catalisador: conheça os sinais de que algo não vai bem
Qual o sintoma de catalisador ruim?
- Aumento da rotação do motor em marcha lenta. Ademais, o motor pode parar de funcionar em pouco tempo se o catalisador estiver completamente entupido. Ainda em relação ao consumo de combustível, tal sintoma pode vir acompanhado de engasgos ou falhas.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Retirada do componente não melhora o desempenho do veículo, prejudica o meio ambiente e pode resultar em retenção do carro. Remover o catalisador pode render multa e retenção do carro.
Diminuição do Desempenho: Um catalisador com defeito pode causar uma diminuição no desempenho do veículo, resultando em uma resposta mais lenta ao acelerador, falta de potência ou dificuldade em manter a velocidade.
A principal consequência de não trocar o catalisador do seu veículo é a poluição do ar. Os gases poluentes emitidos pelo motor, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio, são altamente nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.
Quando o motorista passa por locais alagados por um curto período, o contato da água fria com a superfície quente do conversor por poucos segundos pode gerar um choque térmico para o conversor.
Potência baixa e consumo alto podem ser sintomas de um catalisador entupido. Veja como identificar e o que isso significa para o desempenho do seu veículo. Não deixe seu carro "morrer" na estrada.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Injetores de combustíveis com defeito, velas sujas, motor desregulado e combustível batizado podem ser alguns dos motivos que podem danificar o catalisador.
Posso andar com a luz acesa ou piscando no painel? A resposta curta é SIM. Certamente o “motorzinho” no painel pode apontar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador. Muitos motoristas nem percebem que a luz está acesa.
É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Como a luz acesa pode indicar diversos problemas relacionados ao funcionamento do veículo, é perigoso circular com esse indicador ligado. Além disso, essa prática pode agravar ainda mais a situação.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Pode andar com o carro com o catalisador estragado?
Não é recomendado andar com o catalisador do veículo estragado ou danificado no Brasil. Isso ocorre porque a legislação brasileira exige que todos os veículos tenham um catalisador em funcionamento, e a retirada ou danificação dessa peça pode resultar em uma multa e até mesmo na apreensão do veículo.
O tempo de vida mínimo da peça é regido pelo programa de controle de poluição do ar por veículos automotores, o Proconve. Pela PL6, de 2014, esse prazo é de 80 mil km. Já pela PL7, que entra em vigor em 2022, o período passa para 160 mil km.
O entupimento do catalisador aumenta a temperatura do motor, pois os gases de exaustão ficam retidos e não são dissipados adequadamente. Isso pode levar ao superaquecimento do motor, causando danos graves e caros de reparar.
Com as máquinas, a limpeza profissional do filtro de partícula e do catalisador pode ser realizada em todos os tipos de veículos. Estas limpezas são cobradas entre R$ 900 e R$ 1.500 por limpeza para os filtros de partículas dos automóveis, caminhonetes e linha leve.
Uma vez que o processo de produção de um catalisador é complexo e envolve diversas exigências técnicas, não é possível realizar o seu conserto e, no caso de uma peça usada e recondicionada, ela pode não atender aos critérios de qualidade e garantia que somente um componente novo possui.