À medida que se aproxima do oceano, há encostas continentais formadas por granito e rochas sedimentares formadas pela pressão aplicada ao sedimento. Mais profundamente no oceano, o leito (abaixo da areia e do sedimento) é composto quase que inteiramente por crosta oceânica máfica, principalmente basalto e gabro.
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.
O mar profundo é um ambiente imenso. Cerca de 90% da área dos oceanos têm profundidade maior que 1.000 metros , e algumas fossas submarinas chegam a ser 11 vezes maiores que isso, formando as chamadas zonas abissais.
Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.
A descoberta de um objeto misterioso no fundo do oceano intriga pesquisadores. Uma esfera dourada foi identificada durante a expedição Seascape Alaska 5. Os exploradores afirmaram que ela se parece com um “ovo de ouro”, mas análises detalhes são necessárias para concluir do que, de fato, estamos falando.
Vi então uma besta que subia do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças; sobre oschifres havia dez diademas, e sobre as cabeças um nome blasfemo (...). Foi-lhe dada uma boca para proferir palavras insolentes e blasfêmias, e também poder para agir durante quarenta e dois meses.
O mar não é infinito, embora possa parecer vasto. O planeta Terra tem uma superfície finita, e, consequentemente, o oceano também é limitado em extensão. Embora os oceanos pareçam vastos e intermináveis, eles são limitados pela extensão da superfície da Terra.
Atualmente, apenas 20% do fundo do mar foi mapeado e especialistas apontam as dificuldades para a realização de estudos nos oceanos. Segundo os estudiosos, os empecilhos para a exploração dos oceanos englobam falta de recursos e tecnologia, necessidade de educação ambiental e falta de visibilidade pública.
A maior responsável pela movimentação das águas dos oceanos é a Lua – nosso satélite natural. Sem o poder de atração que ela exerce sobre as águas, os oceanos e mares ficariam no mesmo nível.
As primeiras bacias oceânicas datam do Arqueano, entre 3,6 e 3,9 bilhões de anos, ou seja, cerca de 1 bilhão de anos após a formação do planeta. É importante observar que os primeiros oceanos deviam ter composição bastante distinta da atual, na medida em que refletiam parcialmente a composição da atmosfera.
O fundo da fossa das Marianas foi atingido em 1960 pelo batiscafo "Trieste", da marinha Americana tripulado pelo tenente Don Walsh e o cientista suíço Jacques Piccard, que passaram 20 minutos no fundo do oceano, numa expedição que durou ao todo 9 horas.
O ponto mais profundo da Fossa das Marianas é conhecido como Challenger Deep — ou "Depressão Challenger" —, nome dado em homenagem à expedição de pesquisa que, em 1872, deu a volta ao mundo estudando os oceanos.
"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.
Existe uma lenda judaica que fala que Deus enviara Behemoth para matar Leviatã. Eles terão uma grande batalha, onde os dois morreriam, mas Behemoth sairia vitorioso por cumprir sua missão.
Aparece também mencionado na Bíblia como um ser que causa catástrofes e possui várias formas: pode ser dotado de muitas cabeças (conforme um selo encontrado em Tell Asmar, que o apresenta com sete cabeças), similar a um crocodilo (outro significado da palavra "liwyatan" que aparece na Bíblia), a uma baleia ou a uma ...
A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.
Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.
É verdade que o Oceano Pacífico e o Atlântico não se misturam?
Enquanto houver ventos e marés, continuará ocorrendo mistura. Contudo, com as mudanças climáticas e o aquecimento das águas, este processo parece ser mais lento. E a resposta à pergunta é: sim. Na verdade, as águas dos oceanos se misturam além da diferença de cor.
Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.
Sim, o oceano profundo ainda é bastante desconhecido e animais marinhos gigantescos vivem a grandes profundidades. A fauna marinha está longe de estar totalmente catalogada em especial seres das profundezas. É quase garantido que a resposta é sim, existem animais enormes que nunca nenhum ser humano observou.
O homem chegou à Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano, a 23 de Janeiro de 1960, quando o batíscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10916 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard.