A gratidão ou agradecimento é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Obrigado. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
Pode ser através de um agradecimento verbal, um bilhete carinhoso, um presente thought, ou simplesmente pelo reconhecimento e valorização do que a pessoa faz. O importante é ser sincero, valorizar a ação da pessoa e expressar seu agradecimento de maneira autêntica.
A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.
Já a professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, aponta que, quando somos gratos, nos tornamos mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos. Além disso, a gratidão nos liberta, ou pelos menos reduz, as sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva.
A gratidão é o reconhecimento que alguém fez algo por você, mesmo sem dever-lhe nada. Esse alguém pode ser uma pessoa, ou para os que acreditam, um poder superior.
5 Versículos de Gratidão a Deus Que Vão Mudar Sua Atitude
O que a gratidão nos ensina?
Ensinar a gratidão é um ato de amor e respeito ao próximo e quem aprende deve passar adiante, pois ajuda a construir relacionamentos interpessoais saudáveis e cria ambientes agradáveis.
Pesquisas americanas mostraram que pessoas que praticam a gratidão se comparam menos e não têm ressentimentos ou inveja, pois se sentem completas. Além disso, são mais capazes de reconhecer e de ficarem felizes com o sucesso de amigos e parentes.
“A gratidão, enquanto virtude, é uma memória agradecida, o reconhecimento de um bem ou benefício recebido, um rendimento de graças. É mais que um sentimento, é uma atitude diante da vida, que revela nobreza, humildade, sentimento de pertença, capacidade de olhar além de si mesmo e atribuir a um outro bondade.
Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos. Vai além de dizer um “obrigado(a)” para quem te estendeu a mão ou te fez o bem. A gratidão abrange tanto o período de paz, mas também é a maneira de se manter firme em meio a um furacão.
A gratidão é simplesmente sentir-se agradecido e expressar gratidão. Você pode dizer obrigado por um presente, escrever uma nota de agradecimento ou simplesmente dizer a alguém o quanto você aprecia o que eles têm feito por você.
Expressar gratidão diretamente às outras pessoas, por telefone, mensagem, email ou presencialmente, através de um abraço, da troca de afetos, etc. Pode ser à tua mãe, pai, a um amigo(a), ao companheiro(a), aos filhos… Este é um exercício super poderoso que espalha amor, abundância e gratidão!
Esse Tratado tem três níveis de gratidão: um nível superficial, um nível intermédio e um nível mais profundo. O nível superficial é o nível do reconhecimento, do reconhecimento intelectual, do nível cerebral, do nível cognitivo do reconhecimento.
Trata-se de reconhecer quando uma pessoa praticou uma boa ação ou nos fez algum favor, nos prestou algum tipo de auxílio ou nos beneficiou de alguma forma. É querer agradecer a alguém por ter feito algo bom ou a Ele por nos ter permitido alcançar uma graça.
Não apenas a gratidão melhora o bem-estar de quem a oferece e a recebe, como também pode fazer bem a quem a testemunha. Assistir a um ato de gratidão entre duas pessoas pode levar um observador a sentir mais afinidade e sentimentos positivos em relação a ambas.
Ela representa um profundo sentimento de algo agradável que foi oferecido a você. Assim, quando identificada, a gratidão é genuinamente o reconhecimento de tudo o que você já recebeu e do quanto isso foi bom. Simples, forte e positiva, ela é para todos, apesar de não ser praticada por todo mundo.
Quando geramos sentimentos de gratidão pelos nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro que é responsável pela sensação de bem-estar e prazer no nosso corpo, além de gerar persistência nas nossas ações o sistema de recompensa é a base neurológica da satisfação e da autoestima, e a gratidão exercida ...
A gratidão também impacta nosso cérebro. Sempre que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumentam-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer.
A "ciência da gratidão" explica que ela pode te fazer mais feliz, diminuir sua pressão sanguínea e melhorar seu sono. Expressar gratidão faz parte do movimento da "psicologia positiva", que tem muitos estudos feitos nos Estados Unidos.
A prática da gratidão também tem sido associada à melhora da função renal, redução da pressão arterial e níveis de hormônio do estresse. Isso porque as pessoas gratas tendem a dar mais valor à saúde, o que as leva a cuidar mais de si mesmas.