com o fim de, com intuito, para (que), a fim de, com o objetivo de, de forma a, com o fim / com o objetivo de / com o propósito de / com intuito de / com a intenção de, com o fito de.
Nos textos didáticos de História, também vinculadas à construção de causalidade, estão as expressões de finalidade que manifestam o propósito ou objetivo com que se realiza a ação. De um modo geral, as expressões de finalidade são identificáveis pelo uso da preposição “para”.
O resumo deve apresentar os principais pontos da pesquisa e permitir que diversos usuários como leitores, avaliadores, editores consigam fazer uma avaliação mais rápida sobre o conteúdo que virá a seguir. Um leitor, normalmente avalia o resumo e com essa leitura define se deve ou não continuar com a leitura do texto.
Resposta. Resposta: finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc. ... Como sinônimos de finalidade podemos utilizar as palavras alvo, objeto, objetivo, efeito, utilidade, propósito, intuito e destinação.
h) Finais (ideia de finalidade): a fim de que, para que, que, porque. i) Proporcionais (ideia de proporção): à proporção que, ao passo que, à medida que, quanto mais, quanto menos.
O texto acadêmico tem como finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso. Utiliza uma linguagem clara e objetiva, dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então, recomendada por um professor.
A finalidade do texto se refere ao objetivo ou propósito que o autor tem ao escrever determinado texto. É o que ele pretende transmitir, informar, persuadir ou entreter o leitor através das palavras escritas.
“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação.
As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
A conjunção "para" introduz a noção de finalidade: o propósito de empregar frases contendo verbos no presente em manchetes e títulos é alcançar a sensação de ação recente. Essa conjunção pode ser substituída por locuções como "a fim de que" ou "para que".
O uso da escrita deu início a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens produzidas por pessoas que haviam morrido há séculos, ou distantes milhares de quilômetros. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.
Reconhecida pela sua identidade cultural, serve como veículo de manifestações culturais cuja diversidade e riqueza são indissociáveis dos percursos históricos dos diferentes povos que falam a língua portuguesa (ANDRADE, 2007).
A finalidade do texto lido, que é "O ato de estudar", escrito por Paulo Freire, é enaltecer a importância de se estudar, que se caracteriza como um ato desafiador, de acordo com o autor, e é necessário disciplina para tal.