“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
Exu é um Orixá primordial ligado à ordem, ao movimento, à comunicação e à fecundação, responsável por abrir caminhos, vigiar mercados e habitar encruzilhadas. Exu é considerado o primórdio da criação suprema.
Assim, ele faz a ligação entre Olodumaré e os seres humanos, atuando como mensageiro, intermediário e participando do princípio de tudo o que vier a existir. Como diz o ditado: "Sem Exu, não se faz nada". Por toda essa importância, Exu é o Orixá que recebe as oferendas em primeiro lugar pelos adeptos do Candomblé.
Apoia o impulso de nossa vontade, que nos conduz ao esforço pessoal, indispensável para percorremos os caminhos indicados por ele. Cabe somente a nós darmos os passos necessários à superação dos obstáculos inerentes à natureza humana.
Fiel e justo, a grande missão desta entidade é iniciar a comunicação entre os planos espirituais e terrestres. Por isso, ao iniciar rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda.
Há vários Exus para diversas funções/interesses. Sua atuação se refere às esferas da saúde, financeira, afetiva (motivos pelos quais mais são procurados) e sexual.
Com isto em mente, peça a Exú prosperidade, proteção, caminhos abertos para emprego, amor, saúde, dinheiro... 🔱 Mas lembre-se: para receber de Exu é preciso de “merecimento”. Ele é grande executor das Leis Divinas.
Arquétipo. A ambivalência é a marca registrada da personalidade de Exu no Brasil. É visto como o mais humano dos orixás: nem completamente mau, nem completamente bom. Possui caráter irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente e que gosta de suscitar dissensões e disputas quando não devidamente propiciado.
Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa 'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança. Não basta dizer que ele se expressa pelo corpo. É algo mais: sua força atravessa os corpos em todos os sentidos, movimentando-os.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.
Resumo. O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.
Exu do Ouro é o único guardião ou entidade que trabalha 100% para o bem e pode ser cuidado dentro de sua casa. Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos.
A consulta será efetuada por ordem de chegada, assim, efetuando a rotação de pessoas no mesmo ambiente e respeitando as normas e diretrizes impostas pela Secretaria do Estado da Saúde e os demais Órgãos públicos do Estado, do Município e da União.
Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.
Neste sentido, Exu é o dono dos caminhos na mais profunda significação e significados, pois ele é o grande movimento cósmico (mensageiro, mediador e comunicador), permitindo, em conformidade com a volição do Criador, a existência da vida em todas as latitudes universais.
7 sinais de que seu Exu está por perto, 1º sentir cheiro de cigarro, charuto, marafo, perfume masculino, pólvora, 2º sentir do nada sabor de fumo, charuto, Pimenta OU bebida como whisky, marafo OU vontade repentina de alguns desses elementos, 3º sentir fortes arrepios repentinamente, 4º sentir.
Exu é uma figura muito particular no panteão umbandista. É uma figura que se define pela ambiguidade, pela contradição, pela união instável de opostos. Exu é o orixá das ruas, dos caminhos, das encruzilhadas; é associado ao corpo, à matéria, à fertilidade e à sensualidade.
Escreva o nome da pessoa 7 vezes a lápis, coloque dentro da garrafa com uma colher de açúcar mascavo, misturado com erva-doce e gengibre ralado. Sacuda bem esta garrafa e enterre-a aos pés de uma bananeira, fazendo seus pedidos com muita fé a Exu.
As pessoas que possuem Exu como guia costumam ser brincalhonas. É impossível ficar próximo a elas sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário feito por ela. Adoram pregar peças nos outros, seja escondendo objetos, contando mentiras ou ensinando o caminho errado.