O que falar no briefing?
Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto. Assim, as equipes envolvidas terão um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos e planos de ação.Qual é o objetivo principal de um briefing?
Um briefing é um documento que serve como uma ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus fornecedores de marketing. Nele, a empresa deve explicar o que busca alcançar com um determinado projeto, com que finalidade, em que prazo e com que meios.Como deve ser um bom briefing?
Para isso, faça perguntas diretas sobre:
- a expectativa dele com o trabalho da agência;
- os objetivos do negócio;
- o que ele pretende alcançar com a campanha;
- porque ele deseja realizar tal projeto;
- quais indicadores vão mostrar que o objetivo foi realmente atingido;
- as metas para curto, médio e longo prazo.
Quais topicos o briefing deve contemplar?
Os principais tópicos que um briefing deve contemplar são:
- Descrição do projeto;
- Contextualização sobre o projeto;
- Datas importantes;
- Atividades planejadas;
- Resultados esperados;
- Pessoas envolvidas;
- Orçamento;
- e outras informações que forem relevantes de acordo com o setor.
7 PERGUNTAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BRIEFING
O que não pode faltar no briefing?
No briefing, é importante que exista a definição do público-alvo que será impactado com o evento. Isso porque essa informação irá colaborar muito para melhorar a experiência das pessoas, divulgação da atração, bem como ajudará a definir o tom de voz e o direcionamento que será dado ao projeto.Qual o roteiro de um briefing?
Modelo de Briefing pronto para campanha de comunicação
- 1 – Produto/serviço. ...
- 2 – Público-alvo. ...
- 3 – Mercado. ...
- 4 – Concorrência. ...
- 5 – Objetivos. ...
- 6 – Estratégias de comunicação e veiculação. ...
- 7 – Orçamento. ...
- 8 – Cronograma.
Quais são as etapas do briefing?
Quais são as etapas do briefing?
- Defina os objetivos e metas. A primeira etapa do processo de planejamento de um briefing de sucesso é definir os objetivos e metas do projeto. ...
- Identifique a persona. ...
- Defina as estratégias. ...
- Defina prazos e orçamento disponível. ...
- Colete informações relevantes. ...
- Redija o briefing. ...
- Revise.
Como interpretar um briefing?
Na elaboração geral do briefing ele precisa conter informações importantes e cruciais, como o ramo de atividade da empresa, seus principais produtos, incluindo características, produção e outras informações relevantes, histórico da empresa, o posicionamento e a imagem que ela já possui no mercado.Como entender o briefing?
Entender o briefing é conhecer suas intenções explícitas e implícitas, encontrar suas zonas de criatividade e traçar rotas de projetos possíveis para a equipe de P&D.O que perguntar em um briefing?
Confira algumas sugestões de perguntas para seu roteiro:
- Quem é o cliente?
- Quem é o público-alvo?
- Qual é o mercado-alvo?
- Qual é o objetivo do projeto?
- Quais estratégias, ações e mídias serão usadas para cumprir esse objetivo?
- Quais são os prazos e o orçamento?
- Existem outras informações relevantes?
Quais são os tipos de briefing?
Quais são os tipos de briefing?
- Briefing geral para campanha de marketing;
- Briefing para posts de mídias sociais;
- Briefing para criar um site;
- Briefing para criar uma logo;
- Briefing para um material rico;
- Briefing para um blog post;
Como fala briefing?
briefing
- /b/ as in. book.
- /r/ as in. run.
- /iː/ as in. sheep.
- /f/ as in. fish.
- /ɪ/ as in. ship.
- /ŋ/ as in. sing.
Qual é o objetivo do briefing?
Briefing é o documento que registra os dados necessários para a criação de um projeto. Esse documento destaca informações como objetivo, orçamento, prazo e público e é amplamente usado na Publicidade, Administração e Design.Quais os benefícios do briefing?
Um briefing alinha as expectativas entre cliente e empresa, pois alcançar as expectativas do cliente de maneira mais precisa se torna mais fácil ao seguir um bom briefing. A equipe precisa estar ciente de detalhes importantes sobre a empresa, suas necessidades e demandas, para que a entrega atinja seus objetivos.O que é um bom briefing?
Um bom briefing é aquele que tem dentro de seu documento todas as informações colhidas no seu processo de formulação transcritas de forma clara e objetiva.Como fazer um briefing bem feito?
Seja objetivo na descriçãoEle acredita que, quanto mais falar, melhor será o projeto. Isso faz sentido, mas quem está desenvolvendo o briefing precisa transformar todo esse conteúdo em algo reduzido e sólido. É fundamental ser objetivo na hora de descrever as ideias que o solicitante apresenta.
O que vem antes do briefing?
Lembrando que o roteiro vem antes do briefing, ou seja, você cria o briefing a partir deste roteiro. Vou dar um exemplo de briefing uma funil de vendas com leads. Ele pode conter os seguintes itens: Meta do Cliente.O que não pode faltar em um briefing?
8 itens para montar um briefing perfeito
- 1 - Principais dados e breve histórico da empresa. ...
- 2 - Algo novo ou um redesign de algo pronto. ...
- 3 - O que exatamente é a demanda do projeto. ...
- 4 - Definir o público-alvo do projeto. ...
- 5 - Concorrência e referências no mercado. ...
- 6 - Suas expectativas em relação a resultados.
Como responder a um briefing?
Confira as 10 perguntas básicas que um briefing precisa responder:
- O que precisa ser feito: qual é o produto final?
- Qual o deadline?
- Haverá check points ao longo do período de produção? ...
- Qual o objetivo do produto?
- Que mensagem o produto deverá passar?
- Quais as expectativas do cliente em torno do produto?