A função XLOOKUP retorna os valores no intervalo de resultados com base na posição em que uma correspondência foi encontrada no intervalo de consulta. Se nenhuma correspondência for encontrada, ela vai retornar o resultado mais próximo.
A principal diferença das duas funções neste parâmetro, é que no VLOOKUP (PROCV), a pesquisa deveria encontrar-se na primeira coluna da tabela. Quanto ao XLOOKUP (PROCX), isto não é necessário, e devolve-nos o valor à esquerda, ou pode fazê-lo até devolver a última ocorrência.
Também conhecida como “Procura na Vertical” ou “VLOOKUP” em inglês, a PROCV é uma fórmula responsável por buscar dados de uma coluna (ou seja, na vertical). É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa.
Para realizar funções semelhantes à PROCX em versões anteriores do Excel, pode-se utilizar uma combinação das duas funções, ÍNDICE e CORRESP. A função ÍNDICE retorna um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo, e a função CORRESP é usada para encontrar a posição de um item em um intervalo.
A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna um item correspondente à primeira correspondência encontrada. Se não houver uma correspondência, então o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada(aproximada). *Se omitido, PROCX retornará as células em branco que encontrar em lookup_array.
A função XLOOKUP retorna os valores no intervalo de resultados com base na posição em que uma correspondência foi encontrada no intervalo de consulta. Se nenhuma correspondência for encontrada, ela vai retornar o resultado mais próximo.
A principal diferença é que a função PROCX é mais geral, vai te permitir maior facilidade e liberdade nas buscas e funciona tanto para busca vertical quanto horizontal. A função PROCV só permite a busca na vertical e tem a limitação da posição das informações.
A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz.
O PROCV é bem mais simples, é uma das fórmulas que se aprende quando se começa a utilizar o Excel. Já o ÍNDICE CORRESP é uma combinação de fórmulas mais complexas, porém mais dinâmica.
De fato, a função "PROCX" foi introduzida no Excel como parte do pacote do Office 365 (agora chamado Microsoft 365) e também está disponível nas versões mais recentes do Excel que fazem parte desse pacote de assinatura.
Pesquisa horizontal. Pesquisa em toda a primeira linha de um intervalo em busca de uma chave e retorna o valor da célula especificada na coluna encontrada.
A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.
A função PROCV (VLOOKUP) é uma das funções da categoria de Consulta e Referência mais famosas do Microsoft Excel. Esta função permite localizar um determinado valor, na primeira coluna de uma tabela ou intervalo (matriz), e retornar o valor correspondente numa outra coluna da mesma tabela ou intervalo.
Na barra de fórmulas, digite “=Vlookup(” e pressione a tecla Enter. Isso abrirá a função Vlookup para que você possa começar a preenchê-la com os parâmetros necessários. No primeiro parâmetro da função, digite o valor que você deseja pesquisar na tabela.
Isso significa que você pode adicionar colunas à tabela sem interromper ÍNDICE e CORRESP. Por outro lado, PROCV será interrompido se você precisar adicionar uma coluna à tabela, pois ela faz uma referência estática à tabela.
Isso pode acontecer ao se digitar erroneamente o argumento col_index_num ou ao se especificar acidentalmente um número menor que 1 como o valor de índice (uma ocorrência frequente se outra função Excel aninhada na função PROCV retornar um número como "0" como o argumento col_index_num).
Além disso, dentro da função PROCX existe um argumento que cumpre o mesmo papel da função SEERRO que é muito usado em conjunto com a função PROCV e PROCH, ou seja, mais uma função que podemos substituir ao usar a função PROCX.
O Planilhas Google é uma alternativa ao Excel gratuita e baseada na nuvem. Ele tem muitos dos mesmos recursos do Excel, como tabelas e gráficos, fórmulas incorporadas, tabelas dinâmicas e formatação condicional.
A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna o primeiro item correspondente. Se não houver uma correspondência, o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada (mais aproximada).
Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.
Obs.: você pode digitar =CORRESP e pressionar a tecla TAB para abrir a função. Para valor procurado clique na célula F3, pois ali digitaremos o nome que desejarmos saber a posição. Não se preocupe com o erro #N/D, pois o digitar algum nome ele desaparecerá. Digite algum nome na célula F3.
Use CONCATENAR, umas das funções de texto, para unir duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia. Importante: Em Excel 2016, Excel Mobile e Excel para a Web, essa função foi substituída pela função CONCAT.
Acesse Dados > Consolidar. Na caixa Função , selecione a função que você deseja que o Excel use para consolidar os dados. Para indicar onde os rótulos estão localizados nos intervalos de origem, selecione as caixas marcar em Usar rótulos em: a linha Superior, a coluna Esquerda ou ambas.