A logística inbound compreende toda a parte de logística do fornecedor até o seu negócio, abrangendo todas as etapas inclusas no fornecimento de matéria-prima. Ela é responsável por controlar a entrada de insumos, bens e serviços na sua empresa.
A Logística Inbound é responsável pelas atividades de transporte, armazenamento e entrega de produtos para o abastecimento da empresa, ou seja, o processo se inicia no fornecedor e vai até a chegada à fábrica, podendo contemplar também o retorno das embalagens.
A Logística Outbound é uma forma de gerenciar o transporte. Em inglês, a palavra "out" se refere ao que está do lado externo. Este é um conceito que busca melhorar os processos após a produção de um produto, ou seja, a coleta e a entrega até os centros de distribuição (CD) e clientes finais.
A inbound lida com aquisição, recebimento e controle de materiais, enquanto a outbound concentra-se na distribuição e entrega dos produtos aos clientes. Ao diferenciar essas estratégias, a empresa pode otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência em cada etapa do fluxo logístico.
Em outras palavras, a logística inbound é o conjunto de atividades que cuida da entrada de bens e serviços na sua empresa — ou seja, são os processos focados no transporte, armazenamento e entrega dos produtos necessários para nutrir a sua cadeia logística.
Logística Inbound: O que é e por que é importante gerenciá-la?
Quais são as atividades importantes da logística inbound e outbound?
A diferença entre logística inbound e outbound está no fato de que a primeira se concentra no recebimento e gestão interna de insumos e produtos vindos dos fornecedores, enquanto a segunda é responsável pela distribuição de mercadorias acabadas e seu envio aos compradores finais.
As principais diferenças entre inbound e outbound se referem, basicamente, à abordagem. O inbound utiliza mecanismos para atrair clientes em potencial e acompanhá-los por uma trilha até que virem clientes. Já o outbound marketing identifica quem possui potencial para virar cliente e o aborda diretamente.
A principal diferença entre inbound e outbound marketing é: no inbound o cliente chega até você, no outbound você vai atrás dele. O Inbound ou marketing de atração atrai leads por sites, blogs e redes sociais. Já o outbound ou marketing de interrupção procura leads para despertar interesse na empresa.
A Logística Lean é uma metodologia que proporciona mais organização, economia e produtividade. Quando implementada em uma empresa, ela se mostra valiosa para otimizar os resultados da complexa cadeia de suprimentos, colaborando para contornar seus desafios e contratempos e atingir a alta performance.
Outbound é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida.
O Outbound Marketing, ou “marketing tradicional”, por sua vez tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.
A Logística Reversa é o conjunto de ações que envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo.
A diferença entre Inbound e Outbound está nas ações que são feitas para conquistar novos clientes. Enquanto no Inbound Marketing o cliente é atraído até a marca, no Outbound Marketing a empresa vai atrás dos consumidores.
O Milk Run (MR) é um sistema logístico de coletas de materiais em que o mesmo veículo faz todas as paradas e a entrega é realizada em uma data e horário pré-estabelecidos. Ao longo dos anos, o sistema tem sido cada vez mais usado pelas empresas, em especial as transportadoras.
Por que existe uma divisão do conceito de logística em logística inbound e logística outbound?
Enquanto a logística inbound lida com as atividades relacionadas à entrada de materiais e suprimentos na organização, a logística outbound gerencia as atividades de saída de produtos acabados para os clientes. A principal diferença entre elas reside nos fluxos de materiais e produtos que são gerenciados.
Autonomação, Just in Time, Poka Yoke, Desperdícios, e Kanban são alguns dos temas abordados pelo vídeo. Soluções para modernizar seu negócio para os desafios dos novos meios e tecnologias de produção. Deste tempo para cá, o sistema de Manufatura Enxuta tem sido definido como uma filosofia de excelência de manufatura.
A logística 4.0 é a automação e o uso da tecnologia dentro de todas as etapas que compõem a logística. Com softwares e tecnologias que auxiliam cada parte da cadeia de suprimentos, a logística 4.0 oferece aos profissionais dessa área a chance de automatizar seus processos e economizar desde recursos até dinheiro.
O sistema just in time ajuda no gerenciamento dos processos encontrados ao longo da cadeia produtiva. Sua determinação máxima é que nada deve ser produzido, transportado, vendido ou adquirido antes da hora. Assim, apenas se recebe as mercadorias quando elas são necessárias.
O Inbound Marketing é utilizado para atrair clientes, aumentar suas vendas e mostrar sua autoridade de mercado. Mas para atingir esses objetivos, é necessário conhecer as 4 fases que o integram durante a jornada do cliente: atrair, converter, relacionar e analisar.
Exemplos de Inbound Marketing incluem produção de conteúdo sedutor e material rico, como vídeos interativos, infográficos, e-books e webinars. Esses materiais ajudam a atrair novos leads, impulsionar a geração de tráfego e contribuem para tornar seu negócio mais visível, resultando em melhores índices de conversão.
O inbound é uma estratégia de marketing de conteúdo que busca atrair os clientes. Traduzindo livremente para o português, significa "Marketing de atração". Ou seja, o objetivo principal dessa técnica é despertar o interesse do cliente para que ele venha livremente em busca dos serviços ou produtos da empresa.
O termo “lead” define potenciais consumidores, sejam eles de produtos ou serviços, de um determinado negócio. Eles costumam demonstrar interesse sobre eles, representando uma oportunidade de venda.
As vendas inbound se referem a uma metodologia de vendas em que o vendedor atende os leads de maneira individualizada, considerando as dores e os objetivos de cada um. A partir dessa metodologia, o vendedor atua de modo consultivo, entendendo a necessidade do comprador e adaptando a conversa de acordo com o contexto.
MQL e SQL significam, respectivamente, Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads. Isto é, leads qualificados de marketing, aqueles que devem ser trabalhados para se tornarem leads qualificados de vendas, sendo esses os já propensos a comprar, e assim, trabalhados pela equipe de vendas.