Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor. O consumo em excesso de alguns alimentos pode elevar o nível de ácido úrico no organismo, fazendo com que as peças de prata escureçam mais rapidamente.
Mas porque a prata escurece? Primeiro é importante entender que existem fatores internos e externos ao nosso organismo. O principal fator interno é o ácido úrico e enxofre que são liberados pelo nosso corpo quando através do suor liberamos toxinas e sais minerais que escurecem a prata.
Para entender essa resposta precisamos lembrar um pouco da aula de química. Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
E o famoso ácido úrico? Se você já reclamou na loja onde comprou sua Joia em prata dizendo que ela escureceu, talvez tenha recebido como resposta que o ácido úrico do seu organismo fez isso com sua Joia. Isso não deixa de ser uma verdade, o alto nível de ácido úrico no organismo interfere diretamente na prata.
Mas, afinal, por que prata escure? O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
O banho de ródio cobre o metal prata e evita o seu contato externo com o ar e, sem o contato com o ambiente, a prata não oxida e, consequentemente, não escurece. Assim, podemos dizer que a prata rodinada – com banho de ródio - não escurece.
Porque a prata escurece em contato com o corpo espiritual?
Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.
Suor, enjôo ou um fim de semana embriagado podem mudar a química do seu corpo, fazendo com que sua prata fique preta. Pessoas que transpiram muito ou têm os níveis de ácido úrico elevado, terão suas peças manchadas mais facilmente.
Misture uma colher de sopa de bicarbonato com água quente em uma tigela. Mergulhe suas peças na solução e deixe-as de molho por cerca de 10 minutos. Esfregue suavemente com uma escova de dentes de cerdas bem macias, se necessário. Enxágue bem para tirar o resíduo de bicarbonato e seque com um pano limpo e macio.
O motivo pelo qual a prata fica preta no corpo está ligado à camada de sulfato de prata que é produzida sobre a peça. Assim, esta camada que tem a cor escura e que é causador do seu escurecimento.
Tal como acontece com algumas pedras preciosas, a prata ajuda a equilibrar alguns elementos do organismo. A energia que este metal carrega faz com que, ao usar uma joia de prata, os seus vasos sanguíneos expandam, o que é fundamental para a formação e recuperação dos ossos e da pele.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A prata genuína não é magnética, portanto, um teste simples que você pode fazer é usar um ímã. Se a joia for atraída pelo ímã, é um sinal de que pode não ser de prata pura. A prata autêntica não será atraída pelo ímã devido à sua falta de propriedades magnéticas.
A prata pura, ou prata 1000, é pouco utilizada por sua fragilidade. Dessa forma, a prata 950, por ser mais pura, pode sofrer um pouco mais com o desgaste.
Algumas pessoas exalam muito ácido úrico, o que escurece a prata rapidamente. Em alguns casos a prata escurece em questão de horas em contato com a pele.
Por ser uma joia mais pura, ela tende a manchar e oxidar mais rápido do que a 925, os dois tipos de prata irão escurecer, mas a prata 950 possui uma maior tendência a oxidação.
Transmite energia boa – A Prata tem a capacidade de transmitir sensações maravilhosas pelos benefícios que esse metal precioso pode proporcionar à saúde física e emocional. É conhecido pelo grande poder de alinhar e influenciar o funcionamento do corpo astral e físico.
A prata é considerada um amuleto poderoso, nos protegendo de energias negativas. A prata tem sido reverenciada há séculos como um poderoso condutor de energia.
O que fazer para a prata não ficar mais preta em meu corpo?
Por isso, não guarde as alianças de namoro em locais úmidos e mantenha a prata longe da luz solar e da umidade para garantir que elas não escureçam rápido. Além disso, uma dica importante é escolher caixas organizadoras e porta-joias para garantir que a sua aliança de namoro não sofra arranhões.
O banho de sal grosso é muito eficaz para a limpeza energética da peça, tirando da peça toda vibração negativa que nos impede de progredir. Como muitas peças não podem molhar por causa da corrente ou da pedra, a recomendação aqui é para colar o sal grosso num pote e enchê-lo por completo.
Quanto tempo dura a prata 925? Por receber banho de verniz após a fabricação, a prata 925 pode durar até 1 ano sem problemas. Durante esse tempo, a peça terá o brilho característico do material.
Vamos lá: Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
Para uma excelente conservação da joia é importante salientar que a prata 925 pode ser molhada, porém lavada em água morna ou corrente, não quer dizer que a joia deve ser usada na piscina ou na praia, porque o que oxida a prata não é o fato de ser molhada, mas o contato com o sal, o cloro e outros componentes que ...