Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
O corpo flutuará quando a força do empuxo atuando sobre ele for superior à força peso. O corpo ficará em equilíbrio quando a força empuxo atuando sobre ele for igual à força peso.
O facto de um objeto se afundar ou flutuar não depende só da sua forma ou tamanho, mas também das características do material de que é feito. Um corpo flutuará noutro, não por ser mais leve, mas por ser menos denso.
Experimento de Densidade: Ovo em água com sal e açúcar. O ovo vai flutuar ou afundar???
O que não afunda na água?
- Frutas como: maçã, laranja, quiwi, etc; - Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros; - Alimentos: ovos em casca, feijão cru.
E, para surpresa de todos, o alumínio com essa estrutura atômica terá uma densidade de apenas 0,61 grama por centímetro cúbico, em contraste com a densidade do alumínio comum, que é de 2,7 gramas por centímetro cúbico.
O corpo humano, quando se encontra com vida, tem uma flutuabilidade neutra. Isto é, quando respiramos, enchemos os pulmões de ar, o que nos permite flutuar. Se expulsamos todo este ar, veremos que afundamos na água.
A turma estava aprendendo sobre densidade e a professora utilizou a dinâmica para mostrar, na prática, que objetos que são mais leves do que a água, flutuam, já os que são mais pesados, afundam. Ou seja, flutuar ou afundar depende das substâncias/objetos que estão interagindo com o meio em que se encontram.
Fique de costas sobre a água, pernas e braços um pouco afastados. O torso boia facilmente, mas pode ser que suas pernas não boiem. Nesse caso, coloque um tubo flutuante sob elas e mantenha a posição. É possível que você tenha água sobre a testa e as orelhas, mas enquanto você tiver o nariz fora d'água, você vai boiar !
A densidade do tecido adiposo (gordura) é menor do que a densidade da água e dos outros tecidos que compõem o organismo; portanto, uma maior porcentagem de gordura implica menor densidade média, o que favorece o boiar.
O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.
Que um objeto que afunda num líquido pode vir a flutuar nesse mesmo líquido variando sua forma. Que a flutuabilidade dos corpos não depende da profundidade do líquido. Que a água exerce uma força (empuxo) de baixo para cima que tende a impedir que o corpo afunde no líquido.
A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.
O coloproctologista Pablo Veloso explica que isso tem a ver com a densidade das fezes em relação à água. Assim, se elas são menos densas, elas tendem a boiar e, quanto mais densas, costumam afundar.
Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.
Sabe-se que um objeto mais denso que a água afunda nesse líquido, enquanto um objeto menos denso, boia. No entanto, mesmo um objeto mais denso pode flutuar sobre a superfície da água quando o peso dele for menor que a força devido à tensão superficial da água sobre ele.
O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos).
Não importa a massa: pedaços de cortiça flutuam na água e pedaços de chumbo afundam. O resultado a que chegamos (dcortiça , dágua , dchumbo) sugere que a cortiça flutua na água porque é menos densa que ela e que o chumbo afunda porque é mais denso que esse líquido.
O que é necessário para que um objeto flutue na água?
A relação do peso do objeto com o peso da água deslocada é o que determina se o objeto flutua; embora o tamanho e a forma do objeto tenham um efeito, eles não são o principal motivo pelo qual um objeto flutua ou afunda. Se um objeto desloca mais água que o seu peso, flutuará.
A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo. Sempre que algo mergulha no líquido, ele o empurra para cima no sentido contrário da força da gravidade (que atrai tudo em direção ao centro da Terra).