A mistura rica ocorre quando há um desequilíbrio nessa reação química no motor, mediante grande quantidade de combustível e ar insuficiente para a queima completa na câmara de combustão.
Embora existam muitas causas para um motor com funcionamento rico, uma das mais comuns é um filtro de ar sujo. O filtro de ar é projetado para capturar e remover sedimentos do ar antes que eles entrem na câmara de combustão do motor.
Se por outro lado dizemos que a mistura é pobre, é porque há pouco combustível na mistura, logo, após a queima haverá sobra de ar (oxigênio) o que poderá elevar a temperatura do motor. Uma mistura excessivamente pobre pode vir a causar uma detonação no motor!
Caso uma das velas mantenha o brilho, isso é indicativo de mistura rica. Quando a vela muda de cor é sinal de que o acerto está correto e é possível verificar outro parâmetro, a quantidade de calor que a vela recebeu durante a combustão, indicada pela região da rosca no corpo da vela.
O faz a sonda lambda? Ela mede a quantidade de oxigênio que está saindo pelos gases do escapamento. Com esta informação, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura está rica (muito combustível) ou pobre (pouco combustível).
Conecte uma seringa de 20 ml ou mais cheia de água morna ao conjunto de extensão e puxe o êmbolo suavemente para trás, depois pressione-o para expelir o entupimento. Se a sonda continuar entupida, repita a etapa anterior. Aspiração suave alternada com pressão da seringa vai aliviar a maioria das obstruções.
Fique ligado aos sinais para perceber se a mistura rica é um problema no seu veículo: 1 – O excesso de combustível dentro dos cilindros compromete a lubrificação do motor, por meio da diluição e queda na viscosidade, e em casos mais graves pode fundir o motor.
Irá provocar elevada temperatura na cabeça do cilindro o que poderá resultar numa combustão anormal (detonação), consequentemente teremos queda de potência e até a possibilidade da falha total (parada) do motor.
A gasolina, por exemplo, tem uma mistura ideal de 12,5 partes de combustível para 1 de ar. Em algum local na sua vida, você já viu essa forma de escrever essa relação: 12,5:1. Quando você coloca mais combustível nessa mistura, ela é chamada de mistura rica e quando a retira, chama-se de mistura pobre.
Além de problemas com sujeira no motor, essa maior admissão de ar pode gerar consumo de combustível elevado. O primeiro motivo para isso é a mistura destas partículas com o combustível, que irá queimar de forma mais irregular, provocando assim maior injeção e logo consumo.
Qual é a mistura ideal de ar combustível e gasolina?
Razão Estequiométrica (14.7:1 para gasolina): Esta é a proporção ideal para a combustão mais completa da gasolina, resultando em eficiência ideal de combustível e emissões nocivas mínimas.
O tempo de injeção pode aumentar drasticamente por uma falha de contato ou tolerância inadequada na resistência do componente, porém leve em conta também as deficiências do sistema de arrefecimento.
O que pode causar excesso de combustível no motor?
Dirigir na estrada com vidros abertos, utilizar o ar-condicionado na potência máxima e não saber como calibrar os pneus corretamente são algumas atitudes que contribuem para o carro estar consumindo muito combustível.
Concentrações de gás acima do LSI não são combustíveis pois, nesta condição, tem-se excesso de produto e pequena quantidade de oxigênio para que a combustão ocorra, é a chamada “mistura rica“.
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
A principal consequência do combustível adulterado é a perda de potência do motor, e isso costuma acontecer em casos graves. Na prática, isso significa que o carro engasga, perde a marcha-lenta e fica fraco.
A gasolina comum deve ter entre 25% e 27% de álcool anidro, enquanto a gasolina aditivada deve ter entre 18% e 20%. Se o resultado for diferente desses valores, há indícios de adulteração. Teste da garrafa PET: Esse teste pode ser feito por você mesmo, usando uma garrafa PET transparente e limpa.
Lavar a sonda com água morna, usando uma seringa 30 ou 60 ml, aplicando um suave movimento de vai-e-vem no êmbolo da seringa; Caso a lavagem não resolva, recomenda-se o uso conjunto de um comprimido triturado de enzimas pancreáticas, a um comprimido de bicarbonato de sódio de 325 mg, misturado em 5 ml de água.
Como fazer: em um balde grande de capacidade de 8 litros ou mais, misture 2 litros de água morna e 500 gramas de soda cáustica. Utilize um cabo de plástico ou madeira para mexer. Após dissolver bem, despeje a mistura devagar no vaso sanitário.
Uma boa limpeza pode ser feita aplicando 30 ml de água filtrada, injetando com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Não esqueça também de limpar a parte externa do tubo com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.