Mas será que o suco de maracujá realmente dá sono? A resposta é não, apesar de estar associado ao relaxamento e ao sono por causa de suas propriedades calmantes. Esse efeito do maracujá está relacionado à presença de alcaloides da passiflora em suas folhas e flores, que são mais concentradas do que na polpa da fruta.
Na verdade, o maracujá é uma fruta associada ao relaxamento e ao sono porque ela tem realmente um efeito calmante relacionado à passiflora, nome medicinal da planta maracujá. As substâncias presentes na folha do maracujá podem tranquilizar e provocar sonolência, mas as substâncias da fruta não têm esse mesmo efeito.
Folhas e caules: têm substâncias que atuam no sistema nervoso central, causando o relaxamento tão característico do maracujá. Os elementos possuem ação semelhante aos potentes tranquilizantes, com exceção do maracujá-pérola, que fica no Cerrado e tem na polpa elementos calmantes.
O maracujá possui um alcaloide natural que funciona como sedativo. Por isso, o consumo dessa fruta está associado a redução da agitação, insônia e ansiedade. A ingestão do maracujá relaxa o sistema nervoso central e por isso, induz a uma noite de sono tranquila e reparadora.
O maracujá conta com baixo teor de sódio e um alto teor de potássio. Dessa maneira, a fruta e, consequentemente, seu suco funcionam muito bem no auxílio contra pressão alta.
Raramente podem ocorrer reações adversas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Doses excessivas poderão provocar sedação prolongada e estados de sonolência.
O maracujá é uma fruta do gênero Passiflora e há mais de 600 gêneros diferentes dessa espécie, que é predominantemente encontrada em regiões de clima tropical. O tipo mais estudado, a Passiflora incarnata, é a que mais tem quantidade de passiflorina, um princípio ativo que tem ação calmante e relaxante.
Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional. Veja a seguir como as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.
1. Suco ou chá de maracujá Um excelente remédio caseiro para acalmar – e até mesmo para dormir – é o famoso suco de maracujá. Por mais que seja uma receita bastante conhecida, muitos não percebem o quão benéfico o maracujá pode ser para uma boa noite de sono.
Álvaro Amaral explica: — Não existe um consenso, mas é seguro consumir até duas colheres de sopa por dia. O maracujá também pode ser consumido na forma de suco. Por exemplo, a ingestão de 100 ml de suco de maracujá por dia oferece todos esses benefícios.
Veja como preparar chá de maracujá da forma certa para dormir. Coloque as folhas de maracujá dentro da xícara de água fervente e tampe por dez minutos. É muito importante não levar as folhas ao fogo. Após a infusão, coe e beba diariamente, 1 a 2 vezes por dia.
A camomila é conhecida por suas propriedades relaxantes e calmantes, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. A cidreira também tem propriedades calmantes e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. O maracujá é um excelente sedativo natural que pode ajudar a acalmar a mente e o corpo.
Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.
Esse efeito do maracujá está relacionado à presença de alcaloides da passiflora em suas folhas e flores, que são mais concentradas do que na polpa da fruta. Esses alcaloides atuam no sistema nervoso central, promovendo o relaxamento muscular e a redução da ansiedade.
Um dos responsáveis por esse efeito, é o passiflorina, um dos alcaloides presentes no maracujá, indicado em casos de estresse, insônia, ansiedade e pressão alta. As substâncias sedativas estão em maior quantidade nas folhas, por isso, chás preparados com essa parte da planta também agem como calmantes.
Reações alérgicas: Pessoas com alergias alimentares, especialmente a frutas cítricas, devem ter cautela ao consumir maracujá, pois há risco de reações alérgicas.
O suchá de maracujá é um excelente remédio caseiro para quem sofre de pressão alta, pois além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá contém bastante cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.
Além disso, se mostrou capaz de gerar dois produtos com diferentes aplicações: a pectina de alto grau de esterificação, usada como gelificante, estabilizador, emulsificante e espessante em geleias, e a pectina de baixo grau de esterificação, aplicada em produtos dietéticos ou de baixa caloria como substituta da gordura ...
Como a tradição não deixa esquecer, o maracujá ajuda nas noites de sono pois contém uma substância chamada passiflora, um sedativo natural. O suco concentrado ainda pode te ajudar ao longo do dia caso você esteja muito estressado – mas não consuma mais de 3 xícaras ao dia, pois o excesso pode te deixar sonolento.
A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.
Isso se dá porque o potássio atua no relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão. Além de potássio, o maracujá também é fonte de cálcio, outro nutriente relevante para a saúde cardiovascular. O cálcio auxilia na contração muscular do coração e no controle da pressão arterial.