O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.
“Doutor, o que é pior para a saúde: vício de tabaco ou de álcool?” O álcool – depois dos 18 anos – se for consumido de forma moderada e responsável, tem menos danos para a saúde em comparação ao hábito do tabagismo.
Isso faz parecer que é um vício mais perigoso, mas o cigarro mata, mais lentamente, um número bem maior de pessoas”, afirma o psiquiatra Montezuma Pimenta Ferreira, do Ambulatório de Tabagismo do Hospital das Clínicas de São Paulo. “O tabaco, na verdade, mata mais que todas as outras drogas juntas”, diz ele.
Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.
Males do cigarro na juventude | Drauzio Comenta #83
Quantas pessoas morrem por ano por causa do álcool?
Genebra, 25 de junho de 2024 - Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente destaca que 2,6 milhões de mortes por ano podem ser atribuídas ao consumo de álcool, representando 4,7% de todas as mortes.
A combinação entre bebidas alcoólicas e cigarro aumenta a chance de câncer em 20 vezes. E não só o cigarro industrial é problemático. Maconha e narguilé também causam calor e liberam substâncias tóxicas. A má higiene bucal no longo prazo também é preocupante.
Entre as drogas, a heroína é considerada a mais difícil de parar de usar. A heroína é altamente viciante e perigosa. A dependência de drogas pode levar a sintomas de abstinência intensos.
E o cigarro tem um potencial de dependência (2,21) ainda maior, sendo superado somente pelo crack, cocaína e heroína. Anualmente, entre 100 mil e 120 mil pessoas morrem devido a causas relacionadas ao cigarro. Assim, o tabaco e o álcool estão entre as drogas mais perigosas.
Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.
Vicia mais do que álcool, cocaína, morfina e crack. E vicia depressa: de cada dez adolescentes que experimentam o cigarro quatro vezes, seis se tornam dependentes para o resto da vida.
A perda de consciência e falha nas funções vitais (que podem levar à morte) ocorrem quando a concentração de álcool no sangue atinge níveis entre 0,3% e 0,45% (o que é igual 0,3 a 0,45 gramas de álcool a cada 100 ml de sangue), de acordo com dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), que é uma ...
O álcool em níveis muito elevados pode bloquear os sinais cerebrais que controlam as respostas automáticas, como o reflexo do vômito. Sem o reflexo do vômito, uma pessoa que bebe a ponto de desmaiar corre o risco de engasgar com o seu próprio vômito e morrer por falta de oxigênio (ou seja, asfixia).
O consumo de álcool é responsável por 4,7%, ou 2,6 milhões, de todas as mortes do planeta em um ano. O número foi divulgados nesta terça-feira (25) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Relatório Global sobre Álcool, Saúde e Tratamento de Transtornos por Uso de Substâncias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade moderada de álcool, que pode ser consumida com segurança, é de 10 gramas de etanol puro. Recomenda-se que homens e mulheres não excedam duas doses por dia — o que é equivale a 350 ml de cerveja, ou uma lata com teor alcoólico de 3,5%.
O vinho tinto, conhecido por seus benefícios em razão das substâncias antioxidantes presentes, pode ser uma escolha equilibrada para celebrar as festividades do Ano-Novo. Segundo o médico Aamer Khan, as bebidas alcoólicas que contêm um composto chamado resveratrol são as melhores no que diz respeito à saúde.
MITO: A maioria dos fumantes tenta várias vezes antes de conseguir o sucesso. Então, se você falhou anteriormente, não deixe que isso o impeça de tentar novamente. “Fumar sem tragar não faz mal.”
Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.