Oxum, a orixá chorona, nos ensina que a gente pode chorar. Por que não? Num mundo onde tudo parece tão árido, as lágrimas limpam, regam, hidratam. Oxum chora.
incorporação, Oxum chora, este é um sinal de que ela se compadece da dor e das dificuldades que os presentes possam estar atravessando e só se tranquiliza quando sua missão de limpeza fluídica é concluída.
Orixá encantado e desconfiado, Oxumare é arco-íris, é rei, é deus, é o brilho dos olhos raros e o sorriso sinuoso nos lábios, Oxumare é a força que integra o mundo e não o deixa ruir em sua sina de continuidade!
Oxum, a orixá chorona, nos ensina que a gente pode chorar. Por que não? Num mundo onde tudo parece tão árido, as lágrimas limpam, regam, hidratam. Oxum chora.
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Segundo a narrativa Obaluaê era muito mulherengo, um galanteador, um conquistador e um homem sem disciplina, que não obedecia a ninguém. Essas duas características são bem recorrentes nas narrativas míticas de Obaluaê . Ele é sempre descrito como um orixá teimoso, que não segue as normas e que é mulherengo.
Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar.
Um choro que significa que está sentindo Deus ali naquele momento, nos abençoando. Um choro que significa o amor materno das Yabás. Chorar na Umbanda não é para demonstrar fraqueza, e sim força, bênçãos e amor puro.
Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor. Vem entender mais o que é ser filha de Oxum.
Oxum foi casada com Xangô e com Ogum, mas também teve um relacionamento com Oxóssi. Da relação com o Oxóssi, orixá das matas, nasceu Logun-Edé, outro orixá da caça, associado às águas. Uma história (itã) que ajuda a compreender quem é Oxum é o conto sobre o retorno de Ogum.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Ewá é próspera, e é irmã de Oxumaré senhor do arco-íris, por isso possui assim como Oxumaré uma serpente como símbolo. Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência.