O que é GraphQL e para que serve?
Os desenvolvedores de API usam o GraphQL para criar um esquema (schema) para descrever todos os dados disponíveis para consulta pelos clientes por meio do serviço em questão. Um esquema do GraphQL é composto por tipos de objeto que definem os objeto que podem ser solicitados e quais campos eles terão.Qual a vantagem de usar GraphQL?
Além disso, o GraphQL permite que os desenvolvedores criem API's flexíveis e rápidas, sendo considerado de forma ampla, uma alternativa viável ao padrão REST. REST significa Representational State Transfer.Qual a diferença entre GraphQL e REST API?
GraphQL retorna dados em uma estrutura flexível definida pelo cliente. Os dados REST são de tipagem fraca. Portanto, o cliente deve decidir como interpretar os dados formatados quando eles são retornados.Como fazer uma consulta GraphQL?
As consultas do GraphQL retornam apenas os dados especificados. Para formar uma consulta, você precisa especificar campos dentro de campos (também conhecido como subcampos aninhados) até retornar apenas escalares. Para ver um exemplo do mundo real, confira "Exemplo de consulta".GraphQL // Dicionário do Programador
Como usar o GraphQL?
Para utilizar o GraphQL, é preciso compreender que todos os dados movimentados devem ser declarados em types. O schema permite que a aplicação front-end defina quais os formatos de dados ela deseja receber do back-end. Para isso, é preciso especificar todos os tipos que serão utilizados nas queries ou mutations.Quem criou o GraphQL?
A linguagem GraphQL foi criada pelo Facebook baseada em problemas e soluções desenvolvidas para melhorar a obtenção de dados e foi publicamente anunciada na React.Quais empresas usam GraphQL?
Abaixo está uma lista de apenas algumas das empresas e aplicativos que usam GraphQL ativamente em seus servidores.
- Facebook. ...
- GitHub. ...
- Pinterest. ...
- Obtenção de dados através de um único endpoint API. ...
- Sem excesso ou falta de busca. ...
- Melhor manuseio de sistemas complexos e microsserviços. ...
- Rápido e seguro. ...
- Esquema fortemente digitado.
O que é uma RESTful API?
A função básica de uma API RESTful é a mesma de navegar na internet. O cliente entra em contato com o servidor usando a API quando requer um recurso. Os desenvolvedores de API explicam como o cliente deve usar API REST na documentação da API da aplicação do servidor.Para que serve uma API REST?
API REST, também conhecida como API RESTful, é uma API (interface de programação de aplicações) em conformidade com as restrições do estilo de arquitetura REST, permitindo a interação com serviços web RESTful.O que quer dizer consulta GraphQL não autorizada?
Isso pode ocorrer quando o servidor GraphQL não valida ou sanitiza adequadamente os dados de entrada antes de processá-los como parte das consultas.Quais as vantagens de usar API?
Quais são as vantagens de uma API? Além de possibilitar a conexão de diferentes aplicações, facilitando a vida dos usuários, as APIs trazem mais agilidade e praticidade e para uma série de processos, seja a integração entre banco de dados ou a troca de informações entre um ERP e outras plataformas, por exemplo.Qual é o papel da interface de programação de aplicativos API de uma plataforma?
As APIs são usadas para integrar novas aplicações com sistemas de software existentes. Isso aumenta a velocidade de desenvolvimento porque cada funcionalidade não precisa ser escrita do zero. Você pode usar APIs para aproveitar o código existente.Qual a diferença entre REST e RESTful?
Diferença Entre REST e RESTfulComo já definimos anteriormente, REST é um conjunto de princípios e restrições de arquitetura de softwares. Uma API RESTful é aquela que está em conformidade com os critérios estabelecidos pela Transferência de Estado Representacional (REST).
O que é API REST e SOAP?
A API SOAP expõe a operação. A API REST expõe os dados. O SOAP é independente e pode funcionar com qualquer protocolo de transporte. O REST funciona somente com HTTPS.Quais os tipos de API REST?
Quais são os tipos de API?
- APIs públicas ou abertas. ...
- APIs privadas ou internas. ...
- APIs de parceiros de negócio. ...
- APIs compostas. ...
- API de dados. ...
- API de sistemas operacionais. ...
- APIs remotas. ...
- APIs web.