Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Isso pode ser causado por vazamentos de óleo, juntas defeituosas, anéis de pistão desgastados ou problemas no sistema de lubrificação. Além da fumaça azul, você também pode observar consumo excessivo de óleo, baixa pressão de óleo ou ruídos anormais provenientes do motor.
Válvulas desgastadas ou problema na vedação da haste de válvula. Válvulas desgastadas ou problemas na vedação da haste de válvula podem permitir que o óleo seja sugado para a câmara de combustão e queimado junto com o combustível – gerando a situação do motor da moto fumando.
Como reparar o motor fumando? Uma vez constatado o problema, não há outra solução senão recorrer a uma oficina especializada. O tipo de reparo e os custos variam conforme a gravidade do dano. Em alguns casos, a troca da junta ou dos pistões pode resolver.
O que faz o motor do carro fumar? | Vídeo Resposta #39
Pode andar com o carro fumando?
Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
O que pode ser fumaça branca? A fumaça branca pode ser causada por condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais sérios, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.
Como identificar sinais de que o motor está queimando óleo?
Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO
A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.
Já nas situações em que o carro sai fumaça quando acelera, de forma excessiva, possivelmente é porque o líquido de arrefecimento está sendo liberado para as câmaras de combustão do motor.
Como resolver fumaça branca saindo do escapamento?
Para resolver, o ideal é investigar uma possível desregulação do carburador, da injeção eletrônica ou um bloqueio no filtro de ar. Se a fumaça for visível apenas na primeira partida do veículo, o problema pode estar no afogador ou sistema de admissão.
Mesmo quando o motor está “fumando” direto, é preciso investigar bem. Pode ser um desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.
Fumaça Branca ou Cinza Clara: indica uma queima de combustível comum. Ocorre em queimadas de materiais como madeira, tecido, papel, capim… Neste caso ocorre a combustão completa com um rápido consumo do combustível e boa quantidade de oxigênio.
Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
É preciso investigar bem. A fumaça pode estar ligada a diversos problemas como: desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.
Desgastes internos. Desgastes internos no motor, como cilindros e guias de válvula desgastados, podem causar uma rápida diminuição do nível de óleo. Por exemplo, os cilindros desgastados permitem que o óleo passe pelos anéis de pistão e entre na câmara de combustão, onde é queimado.
Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação. Segundo a fabricante Lubrax, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas.
Qual a diferença quando sai fumaça branca e escura do carro?
Quando condensadas com a ativação do motor, as partículas geram a fumaça na cor branca. Além dessa possibilidade, quando seu carro emite fumaça branca, porém não faz uso de etanol, pode ser porque há água presente no radiador que se mistura ao óleo.
Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções. O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força.
A junta de cabeçote serve para vedar, com compressão, e fica entre o bloco e o cabeçote do motor. Ela pode ser trincada, rompida ou queimada. Nesse último caso, ela favorece a passagem do líquido para a câmara de combustão. Essa contaminação se dá com água ou óleo, e é o primeiro caso que gera a fumaça branca.
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O que acontece se colocar óleo mais grosso no motor?
Quanto mais grosso o óleo do motor for, maior o esforço das peças móveis. O pistão no cilindro, com o lubrificante mais viscoso, terá mais dificuldade para subir e descer. E quanto mais fino o óleo, mais facilidade o pistão tem para deslizar dentro do cilindro.