Por que o navio não afunda? O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.
A principal função do leme é direcionar o barco na direção desejada pelo capitão ou operador da embarcação. Funciona através da alteração do arrasto hidrodinâmico na água ao redor do casco. Quando o leme é movido, cria uma mudança na pressão da água, direcionando a embarcação para a esquerda ou para a direita.
Este movimento é exercido diretamente pelas correntes de água e pelo vento ou indiretamente pela inércia do navio enquanto gira. Este movimento causa a deriva do curso da embarcação.
Motor. O motor é uma das partes de um barco mais importantes, podendo ser considerado o coração da embarcação, visto que é o que faz ela se movimentar. Assim como um carro tem um motor para se locomover na estrada, uma embarcação precisa de um motor para se deslocar pelas águas.
No caso de barcos a motor a propulsão mecânica é feita pela rotação de uma hélice, promovida por um motor a diesel, como pode ser visto na figura. A hélice empurra a água para trás, a água reage e empurra a hélice para a frente, fazendo com que o barco se movimente.
As embarcações possuem movimento em seis direções distintas, sendo três de rotação (pitch, roll e yaw) e três de translação (surge, sway e heave). Esses movimentos são chamados de Graus de Liberdade.
Com a ação dos ventos na sua formação, as ondas do mar movem-se em diversas direções e, com o fenômeno da refração, surgem paralelas ao quebrar na praia. A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.
As embarcações, em função do estado do mar, apresentam movimentos rotativos e movimentos lineares. Movimento de oscilação de um bordo para outro. Dependendo do mar e da velocidade do vento o balanço pode atingir valores elevados.
Quando o navio está dentro da água, ele ocupa um espaço e desloca uma quantidade de água (princípio de Arquimedes), imperceptível a olho nu, que equivale ao volume do navio.
Essa força que a água exerce em sentido contrário é chamada de empuxo. Assim, se, por exemplo, o navio “pesa” 1000 toneladas, o seu volume terá que ser grande o suficiente para deslocar a mesma quantidade de água, que, por sua vez, reage com uma força equivalente às 1000 toneladas e empurra o barco para cima.
A popa é a parte traseira do barco. É responsável por controlar a direção e a estabilidade da embarcação. Nessa parte, geralmente, encontramos o leme ou a roda do leme, que possibilita o controle da direção.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.
1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
O óleo combustível é destilado a cerca de 320° C e formado por uma mistura de diferentes cadeias de hidrocarbonetos. Desde a primeira parte do século XX, a navegação marítima comercial passou gradualmente a se adaptar ao motor de combustão interna, substituindo o carvão, que era o combustível dominante na época.
Ao chegar no porto, as embarcações precisam aguardar autorização para atracar. Concedida a autorização, elas seguem por uma fila juntamente com os demais navios, de acordo com a ordem definida para atracação. Neste instante define-se o berço de atracação, isto é, o local no cais em que o navio será encostado.
Leme: pá que fica abaixo da linha d'água e dá a direção do barco; Âncora: instrumento para fundear o barco; Roda do leme: “volante” da embarcação, orientando a direção do leme; Quilha: estabilizador central para prevenir o abatimento do barco.
Desatracação é justamente o contrário, ou seja, é o ato de retirar a embarcação do cais para que possa seguir viagem. Tanto a atracação como a desatracação são realizadas com o apoio de rebocadores e também com o auxílio do prático, são eles que irão garantir que os procedimentos aconteçam de forma segura e tranquila.
Marés são as alterações cíclicas do nível das águas do mar causadas pelos efeitos combinados da rotação da Terra com as forças gravitacionais exercidas pela Lua e pelo Sol (este último com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravítico da Terra.
As ondas são formadas a partir da influência eólica (vento), que sopra sobre a superfície das águas oceânicas, forçando o movimento. No momento em que as ondas se aproximam do litoral, a profundidade tende a diminuir, desse modo, elas se dobram e quebram em áreas de praias ou rochedos.
As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.