Um dos antigos mascotes do Vasco era um português de bigode e camisa do Vasco, criado na década de 60 pelo cartunista Henfil, para o Jornal dos Sports. Henfil apelidou seu personagem de "Bacalhau", em alusão às ligações entre Vasco e Portugal.
VASCO ELIMINADO DA COPA DO BRASIL! REAÇÕES DOS VASCAÍNOS VASCO 1x1 ATLÉTICO-MG
Como se chama o torcedor do Vasco?
Só escapamos de torcer pelo C. R. Álvares Cabral ou pelo C. R. Santa Cruz porque no ano da fundação comemorava-se o quarto centenário do descobrimento do caminho marítimo para as Índias pelo navegador Vasco da Gama. Por isso somos vascaínos, e não cabralinos ou santacruzenses.
Foi o primeiro clube a conquistar o campeonato organizado pela principal liga de futebol do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, com uma equipe composta por uma diversidade social e racial. Esse feito foi fundamental para a construção da identidade do Vasco que conhecemos hoje.
O Vasco era um clube jovem, no auge de seus 30 anos, e havia acabado de erguer São Januário, então o maior estádio da América do Sul. O apelido de Gigante da Colina existia porque a sede cruz-maltina ficava num terreno elevado em relação à Baía de Guanabara.
O Almirante é, oficialmente, o mascote do Vasco. Criado em 1944, pelo argentino Lorenzo Molas, o mascote é uma forma de homenagear o navegador português Vasco da Gama, que batizou o clube.
O 'Casaca' nasceu no Departamento de Escoteiros, do Vasco da Gama, chefiado por Paulo de Carmo. Isso deu-se entre 1928 e 1929. Paulo do Carmo, e seus escoteiros, entoavam uma canção que terminava com o 'Casaca', ou, para dizer com mais rigorosa justiça, com 'Cazarca'. É mesmo da Fuzarca!
O Grêmio Cultural Torcida Organizada Força Jovem, ou simplesmente Força Jovem do Vasco (FJV) é uma torcida organizada, independente, do Club de Regatas Vasco da Gama.
O São Paulo agora é o único time brasileiro que pode-se dizer campeão de tudo. O título inédito da Supercopa do Brasil conquistado neste domingo, 4, contra o rival Palmeiras, era o único que faltava para a extensa galeria do clube.
Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol.
No Brasil, a torcida do Vasco é representada por milhões de Cruz-maltinos, com uma série de famosos entre eles. Entre essas personalidades, a torcida do Vasco conta com cantores, como Dilsinho e Iza, atores e até políticos. Confira os famosos que declararam torcida para o Gigante da Colina.
Embora não tenha sido o primeiro a contar com jogadores negros no Brasil, o Vasco ganhou fama de pioneirismo pela maneira enfática como afrontou a discriminação da AMEA. Antes, em 1905, o Bangu, time fabril do subúrbio carioca, já havia integrado o jovem Francisco Carregal, de 16 anos, à sua equipe.
Clube de Regatas Vasco da Gama. O Clube de regatas Vasco da Gama, que recebeu esse nome em homenagem ao histórico navegador português, foi criado, a princípio, em função da prática do remo, mas foi com o futebol que se estabeleceu definitivamente, no século XX. Escudo do Vasco da Gama.
– A inspiração para o nome do clube e seu principal símbolo, a cruz vermelha, foi o aniversário de 400 anos da descoberta do caminho marítimo para as Índias, percorrido pela primeira vez em 1498 pela expedição marítima liderada por Vasco da Gama. Na ocasião, as embarcações levavam a cruz desenhada em suas velas.