A poliúria é quando os rins produzem uma quantidade muito alta de urina, fazendo com que a pessoa urine várias vezes ao dia e em grande quantidade, geralmente mais de 3 litros no período de 24 horas, podendo ser causada pelo consumo excessivo de água ou até mesmo excesso de proteínas na alimentação.
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.
A principal causa de poliúria é o consumo excessivo de água. Se você bebe 3 litros de água por dia, irá urinar algo em torno de 3 litros de por dia (um pouco menos em dias quentes). Às vezes, o consumo excessivo de água não é intencional, sendo este um sinal de doença psiquiátrica.
Uma grande ingestão de líquidos aumenta a quantidade de urina produzida; uma grande perda de líquido através da transpiração, vómitos ou diarreia conduz à sua produção diminuída. O volume de urina eliminado durante o dia é o dobro do produzido na noite, nos humanos saudáveis.
Em alguns casos, as pessoas podem reduzir a micção excessiva pela diminuição da ingestão de café ou álcool. Pessoas incomodadas por terem que levantar à noite para urinar (noctúria), podem precisar reduzir o consumo de líquidos antes de dormir.
Fazer MUITO XIXI no DIA ou à NOITE PODE SER PERIGOSO (URINAR demais ou com mais FREQUÊNCIA)
Por que a produção de urina dessas pessoas é aumentada?
A poliúria pode ser causada por diurese osmótica, em que o aumento do volume ocorre por uma anormalidade na reabsorção, pelo próprio rim, de um soluto filtrado, ou também pode acontecer por um débito aumentado de água com excreção de uma urina mais diluída.
Em média, é comum sentir vontade de fazer xixi de quatro a sete vezes durante o dia, com intervalo de aproximadamente duas horas entre elas. Os episódios à noite também variam: algumas pessoas não sentem vontade de urinar, enquanto outras têm de interromper o sono uma ou duas vezes para ir ao banheiro.
A poliúria é quando os rins produzem uma quantidade muito alta de urina, fazendo com que a pessoa urine várias vezes ao dia e em grande quantidade, geralmente mais de 3 litros no período de 24 horas, podendo ser causada pelo consumo excessivo de água ou até mesmo excesso de proteínas na alimentação.
A vontade em urinar de forma frequente pode ser devida a diversas patologias, como é exemplo a prostatite nos homens, infeções urinárias que podem afetar ambos os sexos, entre muitas outras causas. Veja mais informação em “causas para a micção frequente”.
Problemas crônicos nos rins geralmente não causam sintomas na fase inicial, no entanto, com a progressão da doença podem aparecer sintomas como urina avermelhada ou espumosa, vontade frequente de urinar, dor nas costas e inchaço no corpo, mas algumas vezes também podem surgir coceira na pele, alterações no sono e até ...
Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.
A noctúria pode ser causada por uma variedade de condições de saúde, como problemas cardíacos ou renais, diabetes mal controlada, infecções da bexiga, uma bexiga hiperativa ou problemas gastrointestinais. Outras causas incluem gravidez, medicamentos e consumo de álcool ou cafeína antes de dormir.
A disfunção renal pode ser identificada pela análise da urina e pelo exame de sangue. No primeiro caso, o profissional poderá identificar a presença de uma proteína (albumina), enquanto no sangue, ele verificará a presença da creatinina, que indicará o mau funcionamento do rim.
A bexiga hiperativa provoca aumento da frequência urinária e urgência para urinar, com ou sem perda de urina associada. A condição pode levar à incontinência urinária, quando ocorrem perdas involuntárias de urina, mesmo que em pouca quantidade.
A resposta pode ser encontrada na forma como a bexiga está funcionando. Irritações ou inflamações no epitélio da bexiga podem causar esse aumento na necessidade de urinar. Este revestimento, quando irritado, envia sinais ao cérebro que são interpretados como vontade de ir ao banheiro.
Apesar de não ser uma doença fisicamente incapacitante, dolorosa ou fatal, a BH pode afetar significativamente a qualidade de vida dos doentes a vários níveis, já que interfere com as atividades do dia a dia.
A melhor maneira de tratar a micção excessiva é tratar a doença subjacente. Por exemplo, o diabetes mellitus é tratado com dieta, exercícios e injeções de insulina ou medicação oral. Em alguns casos, reduzir o consumo de café e álcool pode reduzir a micção excessiva.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
Quando o homem está urinando muito o que pode ser?
Os homens que costumam urinar muitas vezes ao longo do dia podem sofrer de hiperplasia prostática benigna (HPB), mais conhecida como aumento benigno da próstata.
O principal sintoma de poliúria é a eliminação de grandes quantidades de urina em um único dia. A poliúria pode acontecer devido ao consumo elevado de água e deve ser observada atentamente caso o paciente apresente tal sintoma sem aumentar seu consumo de água.
Dentre tantos agravos da pressão alta, como é popularmente conhecida a hipertensão arterial, uma condição importante relacionada a isso é a incontinência urinária. Essa relação deve ser bem considerada junto a muitos pacientes que fazem uso de diuréticos ou que têm síndrome da bexiga hiperativa.
O mau funcionamento dos rins também pode ser detectado através do exame de urina. Além de revelar problemas na via urinária, a amostra de urina pode conter elementos que indiquem a presença de anormalidades renais. Em via de regra, a coleta se dá de forma bem simples nos laboratórios de análises clínicas.
Será que é normal? Não é normal. Quando a diurese (urina) começa a prejudicar suas atividades e sono, precisamos investigar alguma alteração no trato urinário e/ou rins.
Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.
Um dos sintomas físicos mais frequentes num momento de ansiedade é a bexiga hiperativa. Esta repentina urgência em urinar, sem conseguir esperar, que por vezes termina numa perda de urina involuntária, pode ser fruto de um transtorno de ansiedade que é necessário tratar.