ATENçãO: Algumas situações podem levar um jabuti morte súbita: *A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. *Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, plantas venenosas ou ingestão de objetos estranhos. *Quedas, afogamento ou mordidas de animais.
Comece cheirando o animal, pois caso esteja morto, é comum começar a se decompor. Por mais que sejam tartarugas pequenas, como filhotes, o cheiro será forte e óbvio, fácil de sentir mesmo à distância. A tartaruga, o aquário e a área próxima a ela contarão com um odor muito parecido ao de carne podre.
Mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar muito o jabuti, resultando na contração de infecção respiratória. Isso porque, assim como acontece com os seres humanos, esses animais estão suscetíveis a resfriados constantes.
Alguns alimentos devem ser sempre evitados como a alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer o aparecimento de diarréia; Os jabutis não devem comer restos de comida humana (arroz, macarrão, feijão) ou cascas de vegetais e frutas estragadas ou apodrecidas.
Figura 2 – Jabuti exibindo postura de dor. A cabeça está arqueada para trás repetida e intermitente. A posição anormal do corpo em répteis, como abdômen arqueado ou em repouso, relutância em se deitar, comumente apresentada por lagartos e tartarugas, marcha anormal e inquietação pode indicar desconforto ou dor.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TER UM JABUTI | Julia Maciel
O que leva à morte de um jabuti?
ATENçãO: Algumas situações podem levar um jabuti morte súbita: *A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. *Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, plantas venenosas ou ingestão de objetos estranhos. *Quedas, afogamento ou mordidas de animais.
mudanças na aparência física, como olhos inchados, respiração pesada, inchaços anormais no corpo; dificuldade para nadar ou mover-se normalmente; qualquer tipo de secreção anormal vinda do nariz ou da boca. tosse ou espirros.
A salmonelose destaca-se como a principal zoonose transmitida pelos répteis trazidos para o interior do domicílio humano para serem criados como pets, especialmente jabutis (TROIANO 1991; JOHNSON-DELANEY, 1996; MERMIN et al., 2004; DAVIES, 2007).
Quanto tempo um jabuti fica sem comer e beber água?
Jabuti passa meses sem comer ou beber.
Geralmente em um cativeiro adequado raramente iremos ver o animal hibernar, caso seu animal esteja apresentando falta de apetite consulte um veterinário para ter certeza.
Por isso, em sua dieta, 85% dos alimentos devem ser verduras e vegetais, 10% frutas e 5% proteína animal, como carne moída crua, ovos cozidos e com casca, e insetos. É importante que a alimentação desse pet seja rica em cálcio para manter a estrutura óssea resistente.
São animais dóceis e tranquilos, que vivem durante muitos anos, podendo chegar aos 100 anos. Talvez por isso, são uma espécie afetada diretamente pelo comércio ilegal: boa parte dos exemplares do jabuti-piranga é criada em cativeiro ao invés da natureza.
Também é importante ter em mente que o jabuti deve ser supervisionado enquanto estiver na água, pois, assim como qualquer animal, eles podem se cansar e correr o risco de afogamento. Lembre-se de nunca deixá-los sozinhos na água.
Excesso de proteína, cálcio, gordura e fósforo na alimentação, temperatura corporal e ambiental, quantidade inadequada de exposição ao sol, assim como excesso ou falta de umidade adequada são alguns dos fatores que podem desencadear o crescimento errôneo do casco.
Evite tentar tratar o animal por conta própria, pois isso pode piorar a situação. Mantenha o ambiente do jabuti limpo, forneça uma dieta adequada e garanta que ele tenha um lugar tranquilo para se esconder e se recuperar.
É importante ficar atento quando a tartaruga não quer comer, pois isso pode estar ligado a problemas graves, inclusive com risco de óbito da sua companheira. Ao perceber mudanças importantes no apetite dela, não deixe de procurar um médico-veterinário para saber o que fazer quando a tartaruga não quer comer!
Evite oferecer tomate todos os dias, pois o excesso pode prejudicar a saúde do jabuti. Lembre-se: o tomate é um complemento nutritivo na dieta do jabuti, não o único alimento.
O ideal é que seja uma área aberta, porém com um espaço fechado para que o jabuti se esconda do frio. É recomendado que simule uma toca ou caverna, pois ele se recolhe em locais escuros, fechados e quentes para dormir. Prefere chão de terra, pois pode cavar, mas adapta-se bem em outros pisos.
Tome cuidado para que o jabuti tenha acesso à sombra e que possa se locomover de forma rápida até ela. Um das causas mais comuns de morte súbita é a alta temperatura. Lembre-se: os jabutis não sobrevivem a baixas temperaturas! Portanto, a faixa ideal compreende entre 23ºC e 30ºC.
De acordo com a Lei 9.605, apanhar, perseguir, maltratar e criar animais silvestres em casa é crime ambiental. As pessoas que infringem a lei estão sujeitas a pagar R$ 5 mil de multa devido ao jabuti estar em via de extinção e mais R$ 500, por animal.
Dóceis, tranquilos e fascinantes, esses animais são ótimos para famílias com crianças. Muito resistentes, eles não fazem bagunça e dispensam certos cuidados, como vacinas.
Primeiro e acima de tudo, assegure-se de que o habitat seja adequado. Isso porque eles precisam de espaços amplos e bem iluminados. Além disso, não esqueça de proporcionar estímulos mentais. Brinquedos simples, obstáculos e interação regular ajudam a manter a mente do jabuti ativa.
O que significa quando o jabuti fica balançando a cabeça?
No mais, há vocalização para atrair a parceira, perseguição, balançar a cabeça para as laterais, montar, bater o casco, morder a cabeça , a cloaca e até os membros da fêmea, raspar o plastrão da fêmea, cavar, e a fêmea, quando aceita copular, relaxa as patas traseiras.
Então a falta destes nutrientes, nesta fase da vida, pode gerar sequelas muito graves, por exemplo, o jabuti sofre muito a falta de vitamina A e essa carência pode ter como consequência a cegueira do animal, o desordenamento do crescimento do casco e assim ficar todo deformado.