Qual é a causa da superdotação?
Alguns estudiosos acreditam que há fatores ligados à genética e a estímulos externos para o desempenho cerebral dos superdotados, sendo que a diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios como alguns pensam.Qual a chance de nascer com superdotação?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 5% da população têm algum tipo de alta habilidade ou superdotação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), se forem considerados os mais de 47 milhões de alunos da educação básica (Censo Escolar, Inep 2020) cerca de 2,3 milhões de estudantes devem compor esse grupo.O que faz uma criança nascer com altas habilidades?
Quem exibir consistentemente vários dos comportamentos tem fortes chances de apresentar altas habilidades. Aprende fácil e rapidamente. É original, imaginativo, criativo, não convencional. Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.Quais os primeiros sinais de que a criança é superdotada?
A pedagoga Cristiane Ferreira cita alguns indícios de superdotação: “Normalmente a criança superdotada é muito curiosa, não se adapta bem às regras e muito menos à rotina, não gostam de atividades simples, se entediam diante exercícios monótonos.O que são altas habilidades e superdotação?
O que faz uma criança nasce superdotada?
Segundo essa teoria, a superdotação é caracterizada pela presença de três componentes, que são: habilidades acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. “Nenhuma dessas dimensões é mais ou menos importante do que a outra, e elas também não precisam se apresentar em um mesmo nível.Quais são os dois tipos de superdotação?
Renzulli (2004) explica que há dois tipos de superdotação: 1. Escolar ou acadêmica, que integra competências identificadas nos testes cognitivos; 2. Produtiva-criativa, que envolve atividades e a participação humana, o que implica o desenvolvimento de ideias, produtos, expressões artísticas e áreas do conhecimento.É possível perder a superdotação?
A superdotação assim como ela pode permanece em várias gerações, também pode desaparecer da família ou mudar de área muito bruscamente.Quais as dificuldades de uma pessoa superdotada?
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.Qual o QI de uma pessoa superdotada?
Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.Como funciona a mente de uma pessoa superdotada?
A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.Quando desconfiar de superdotação?
A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.Qual a diferença entre superdotação e altas habilidades?
A superdotação é caracterizada por alta performance inata, enquanto as altas habilidades se manifestam após a aprendizagem. Ambas resultam em desempenho elevado, mas diferem na origem da criatividade: a superdotação traz uma criatividade natural, enquanto as altas habilidades podem desenvolver criatividade aprendida.Qual o QI de quem tem altas habilidades?
As classificações de inteligência são agrupadas da seguinte forma: acima da média da população (Muito Superior – QI de 130 ou mais e Superior – QI de 120 a 129); na média da população (Médio Superior – QI entre 110 e 119, Médio – QI entre 90 e 109 e Médio Inferior – QI entre 80 e 89) e abaixo da média da população ( ...Quais são os sintomas de superdotação?
Dito isto, algumas características apontadas pela Secretaria da Educação Especial do MEC (2006) podem indicar uma eventual superdotação. Estas são:
- Curiosidade aguçada;
- Vocabulário avançado para a idade;
- Facilidade de aprendizagem e potencial intelectual muito elevado;
- Raciocínio rápido;
- Liderança e autoconfiança;
Qual a diferença entre TDAH e superdotação?
Enquanto o TDAH é notório por manifestar-se por meio de dificuldades na concentração, hiperatividade e impulsividade, a superdotação destaca-se pela presença de uma inteligência excepcionalmente elevada.Como uma criança nasce superdotada?
Nenhuma criança nasce superdotada, apenas com o potencial para superdotação, embora todas as crianças tenham um potencial surpreendente apenas aquelas que tiverem a sorte de terem oportunidades de desenvolverem seus talentos e singularidades em um ambiente que responda aos seus padrões particulares e necessidades, ...Quais são as três características de uma criança superdotada?
Principais características dos superdotadosA neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou as três características fundamentais da superdotação. Capacidade acima da média; Criatividade; Comprometimento com a tarefa.