Por que as crianças de até 12 anos são consideradas hiper vulneráveis?

As crianças se enquadram nesse grupo de públicos hipervulneráveis porque não têm capacidade de julgamento para entender a persuasão da publicidade infantil, que o objetivo da comunicação mercadológica é, exclusivamente, a criação de um desejo de consumo, nem compreendem as complexidades das relações de consumo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

Por que as crianças de até 12 anos são consideradas Hipervulneráveis?

As crianças já não ficam todo tempo em companhia dos pais, que trabalham, e os meios de comunicação social derrubaram as barreiras da privacidade. A liberdade das empresas na comunicação e nos negócios devem respeitar os valores da pessoa humana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em criancaeconsumo.org.br

O que é uma pessoa Hipervulnerável?

São os consumidores hipervulneráveis, isto é, aqueles que, em razão de sua especial condição, como idosos, crianças, deficientes mentais, analfabetos e semi-analfabetos, pessoas sensíveis ao consumo de certos produtos etc., ficam ainda mais expostos às práticas comerciais, à periculosidade e nocividade de certos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem são os hipervulneráveis Segundo o STJ?

A proteção dos consumidores hipervulneráveis: os portadores de deficiência, os idosos, as crianças e os adolescentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistajuridica.tjdft.jus.br

Quem são os hipervulneráveis STJ?

São “hipervulneráveis” segundo o STJ: - Indígenas (REsp 135867); - Crianças e adolescentes (REsp 1517973); - Idosos (EREsp 1192577); - Pessoas com deficiência (REsp 931513); - Mulheres em situação de violência doméstica (RHC 100446).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em twitter.com

📜 ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente

Qual é o problema da publicidade infantil?

E as consequências desse comportamento podem ser gravíssimas, sendo: estímulo a violência, estresse familiar, distorção de valores, consumismo, ansiedade, distúrbios alimentares, obesidade infantil, dentre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o ECA diz sobre publicidade infantil?

O Código de Defesa do Consumidor, de 1990, define que “a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público”. Direcionar essa prática a esse público, portanto, seria abusiva e ilegal, pelo texto do Código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meioemensagem.com.br

Qual lei proíbe a publicidade infantil?

No ano de 2014, a questão foi regulamentada de forma específica pela Resolução n. 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, a qual considera abusiva, e, portanto, ilegal, a prática de publicidade infantil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que pode ser feito para combater a publicidade infantil?

No Brasil, a fiscalização da publicidade infantil é de responsabilidade da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Caso a família note qualquer tipo de irregularidade, é possível registrar no site consumidor.gov, procurar o Procon do seu estado ou solicitar auxílio do Ministério Público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em correiobraziliense.com.br

Por que a publicidade infantil é proibida?

ESTIMULA A EROTIZAÇÃO E ADULTIZAÇÃO PRECOCE

Os anúncios direcionados ao público infantil podem exercer influência na erozitação e adultização precoces e, até mesmo, na exploração sexual infantil ao estimular comportamentos da fase adulta e o desejo do consumo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em publicidadeinfantilnao.org.br

Como as propagandas podem influenciar as crianças?

Além da obesidade – que leva a doenças crônicas como cardiopatias, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer –, a propaganda infantil também estimula o materialismo, o individualismo e a violência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

É proibido propaganda infantil?

No Brasil, a publicidade infantil é proibida desde 1990, por meio do código de defesa do consumidor. A legislação considera abusiva e ilegal a prática de direcionar qualquer ação ou comunicação mercadológica dirigida a crianças com o objetivo de divulgar e estimular o consumo de produtos, marcas ou serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quem fiscaliza a publicidade infantil?

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) aprovou recentemente a Resolução 163, de 13 de março de 2014, que dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como está a publicidade infantil no Brasil?

A publicidade infantil já é ilegal no Brasil por diversos instrumentos legais e regulatórios. E é importante que se mantenha assim para garantir a proteção das crianças, que vivenciam uma fase peculiar e vulnerável de desenvolvimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em publicidadeinfantilnao.org.br

O que diz a sumula 2 do STJ?

"O direito de ação relativamente ao habeas data nasce da negativa no fornecimento das informações, sendo indispensável a provocação de um ato gerador de conflito para atrair o provimento judicial" (in DJ de 02.05.1989)."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a sumula do STJ?

As súmulas são o resumo de entendimentos consolidados nos julgamentos do tribunal e servem de orientação a toda comunidade jurídica sobre a jurisprudência firmada pelo STJ, que tem a missão constitucional de unificar a interpretação das leis federais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que significa STJ 5?

STJ - Superior Tribunal de Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual teoria o STJ adota?

O STJ, no entanto, adota a teoria finalista mitigada, segundo a qual o sistema protetivo do CDC pode ser aplicado no caso de quem, mesmo adquirindo produtos ou serviços para o desenvolvimento de sua atividade empresarial, ostenta vulnerabilidade técnica ou fática diante do fornecedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que o STJ analisa?

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual entendimento prevalece STJ ou STF?

Contudo, por maioria, a 2ª Turma deste Tribunal decidiu que a aplicação do disposto no referido parecer viola os princípios da segurança jurídica e da separação de poderes, devendo, assim, prevalecer a coisa julgada estabelecida no STJ, ainda que o STF tenha, hoje, entendimento diverso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

Quem é vulnerável perante a lei?

Para o ordenamento jurídico brasileiro, no que diz respeito ao Direito Penal, vulnerável é o menor de 14 anos de idade, que por assim dizer, não possui um discernimento em seus atos praticados, ou “alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é hipossuficiência no Direito do consumidor?

Logo, Consumidor Hipossuficiente é aquele que se encontra em situação de impotência ou de inferioridade na relação de consumo, ou seja, está em desvantagem em relação ao fornecedor, decorrente da falta de condições de produzir as provas em seu favor ou comprovar a veracidade do fato constitutivo de seu direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em montesclaros.mg.gov.br

Qual é a diferença entre vulnerabilidade e hipossuficiência?

Outro ponto a ser esclarecido: a vulnerabilidade é inerente ao consumidor, mas pode ser comprovada por uma Pessoa Jurídica. Por outro lado, a hipossuficiência é um critério para inversão do ônus da prova e pertence ao ramo do Direito Processual. Aqui a presunção é relativa, já que nem todo consumidor é hipossuficiente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é Hipersuficiente?

Segundo o dispositivo, considera-se hipersuficiente o empregado que tem diploma de nível superior e que tem salário superior ou igual a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quais são os tipos de vulnerabilidade do consumidor?

Existem 4 espécies de vulnerabilidade do consumidor; fática, técnica, informacional e jurídica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.animaeducacao.com.br